Resenha - Alive and Well - Quiet Riot
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 14 de março de 2005
Ao pessoal que não conhece esse quarteto norte-americano, pode-se dizer que foi a primeira banda em que Randy Roads (o eterno guitarrista de Ozzy) tocou e fez sucesso - isso no Japão, onde foram lançados seus dois primeiros discos bem no final dos anos 70. Depois que Randy vai tocar com Ozzy Osbourne, trocam também o baixista e a partir daí o Quiet Riot estourou com seus próximos dois discos lançados a nível mundial. O chato é que fizeram um sucesso estrondoso graças à dois covers matadores do Slade.
Depois de 1985 começam a cair em queda livre, com tantas trocas de membros, brigas, processos judiciais, idas e vindas que parece coisa de novela mexicana. Até que em 1997 a formação clássica se reúne, com Kevin DuBrow na voz (e não é que esse careca ainda não perdeu a mania de usar perucas depois de tantos anos?), Carlos Cavazo na guitarra, o espalhafatoso Rudy Sarzo detonando o contrabaixo e o excelente Frankie Banali na bateria.
Partem em turnês pelo globo e lançam este "Alive and Well" em 1999, chegando só agora ao mercado brasileiro. Ao contrário do que o título do disco possa sugerir, "Alive and Well" não tem nada de ao vivo, mas possui gravações inéditas e regravações de alguns de seus maiores sucessos.
Musicalmente a banda não mudou nada. Continuam a tocar aquele hard n´roll ora pegajoso, ora nem tanto; todos os músicos são muito competentes e todos tem seu espaço. Dentre as novas canções, destacam-se de cara a festeira "Slam Dunk (Way To Go!)" e "The Ritual", com excelente ritmo. As linhas de contrabaixo na faixa-título estão ótimas e os solos de Cavazo em todas as canções estão como sempre foram: simples e de bom gosto. Há um cover mediano para "Highway to Hell", mas a voz de Kevin não agrada e deve fazer o saudoso Bon Scott pensar em reencarnação para mostrar como se canta AC/DC.
As regravações de seus clássicos contém o mesmo pique das originais, e obviamente "Mama Weer All Crazee Now" e "Cum On Feel The Noize" (os famosos covers do Slade) continuam a empolgar depois de mais de duas décadas. "Don't Wanna Let You Go" ganhou uma interessante versão acústica que ficou bem melhor que a original. "The Wild And The Young" está mais direta e ganhou pontos, provavelmente esta é a melhor canção que o Quiet Riot já compôs e continua a fazer diferença.
Talvez o maior problema que o Quiet Riot e "Alive And Well" possa trazer a alguns ouvintes é a sensação de suas composições soarem relativamente datadas, sendo um álbum recomendável a fãs ou colecionadores curiosos.
QUIET RIOT – Alive and Well
01. Don't Know What I Want
02. Angry
03. Alive And Well
04. The Ritual
05. Overworked And Underpaid
06. Slam Dunk (Way To Go!)
07. Too Much Information
08. Against The Wall
09. Highway To Hell
10. Sign Of The Times 1999
11. Don't Wanna Let You Go 1999
12. The Wild And The Young 1999
13. Mama Weer All Crazee Now 1999
14. Cum On Feel The Noize 1999
15. Metal Health (Bang Your Head) 1999
(1999 – MV8 Music / 2005 – Unimar Music)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
Black Sabbath "atrapalhou" gravação de um dos maiores clássicos da história do rock
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar
O melhor álbum da banda Death, segundo o Loudwire
ZZ Top confirma três shows no Brasil em novembro
Jessica Falchi critica sexualização da mulher na guitarra: "Não me verão tocando de biquíni"
Por que o Lollapalooza parece ter "só bandas que você não conhece", segundo o Estadão
A banda responsável por metade do que você escuta hoje e que a nova geração ignora
A música tocante do Dream Theater inspirada por drama familiar vivido por James LaBrie
O álbum que melhor sintetiza a proposta sonora do AC/DC, segundo Angus Young
Vocalista encoraja fãs a conhecer a fase farofa do Pantera
Paul Di'Anno diz que Iron Maiden ficou pretensioso demais na fase de "Killers"
As 10 maiores bandas da história do power metal, segundo o Loudwire
Angra anuncia fim do hiato e turnê em celebração ao disco "Holy Land"



A todo o mundo, a todos meus amigos: Megadeth se despede com seu autointitulado disco
"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes


