Resenha - Best Of - Malevolent Creation
Por Daniel Lessa
Postado em 19 de outubro de 2004
The Best of Malevolent Creation, coletânea lançada pela Sum Records agora no Brasil, traz apenas músicas dos três primeiros álbuns dessa boa e importante mas, ao mesmo tempo, subestimada banda. São 18 faixas e, apesar de cobrir apenas o que se pode chamar de período inicial do conjunto, mostra bem os problemas enfrentados pelo grupo, principalmente no terceiro disco, Stillborn. No entanto, os dois primeiros lançamentos da banda criada pelo guitarrista Phil Fasciana e pelo vocalista Brett Hoffman - O debut The Ten Commandments e Retribution - fazem parte de uma época gloriosa para o death metal, quando uma segunda leva de bandas surgiu em todo os cantos do mundo no fim dos anos 80.

Formada em Buffalo, Nova York, no ano de 1987, o Malevolent logo migrou para Tampa, na Flórida, onde a cena death metal americana ganhou força. Suas performances ao vivo chamaram a atenção da Roadrunner e o grupo lançou The Ten Commandments em 1991. O disco, produzido pelo mago do estilo, Scott Burns, logo fez a banda ganhar mais admiradores e, ao mesmo tempo, elogios da crítica especializada. Seis músicas desse disco fazem parte da coletânea, entre elas a clássica Sacrificial Annihilation e a excelente Multiple Stab Wounds.
Em Retribution, de 1992, o Malevolent Creation contou novamente com o mestre Scott Burns e o resultado foi mais uma porrada na orelha. Mais seis faixas desse álbum fazem parte da coletânea, com destaque para Eve of the Apocalypse e Slaughter of Innocence. Nesse disco, ficou clara a evolução da banda, que fazia um som maduro e, mais importante, com caraterísticas próprias. A pior parte da coletânea fica com as quatro faixas de Stillborn e mais uma música (Genetic Affliction) em versão demo para o mesmo álbum. Os problemas na formação e a decadência dos vocais de Hoffman por causa do abuso de drogas se refletiram na gravação do disco, produzido por Mark Pinske. Nada se salva e as faixas refletem uma banda sem orientação e, pior, com uma gravação praticamente amadora.
A última faixa é o cover de Piece By Piece, do Slayer. Gravada durante as sessões de Retribution, a música foi lançada na coletânea At Death's Door, de 1993. Com a música, o Malevolent Creation não só presta tributo a uma das maiores bandas de metal de todos os tempos, como comprovava seu próprio talento. Enfim, The Best of Malevolent Creation serve tanto aos fãs mais ardorosos do grupo quanto àqueles que pouco ou nada conhecem da banda. Entretanto, seria mais bacana ainda se todos os discos do conjunto fossem lançados em terra brasileira. Até porque, a banda continua na ativa e recentemente veio ao país em turnê para promover o lançamento de The Will to Kill.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Bruno Sutter aposta alto e aluga o Carioca Club para celebrar 50 anos de Iron Maiden em São Paulo
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
Abandonado pela banda em posto de gasolina, músico pede dinheiro para voltar pra casa
O grupo psicodélico que cativou Plant; "Uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos"
Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
A melhor banda de rock progressivo de todos os tempos, segundo Geddy Lee
Com mais de 160 shows, Welcome to Rockville anuncia cast para 2026
Bangers Open Air acerta a mão mais uma vez e apresenta line-up repleto de opções
Quem é Alírio Netto, o novo vocalista do Angra que substituiu Fabio Lione
Músicos se demitem e abandonam dono da banda em um posto de gasolina
10 álbuns incríveis dos anos 90 de bandas dos anos 80, segundo Metal Injection
Guns N' Roses anuncia lançamento dos singles "Nothin" e "Atlas" para 2 de dezembro
Como estão os atores da "Vagabanda" de Malhação hoje em dia?
Humor: O que pensa Bolsonaro de alguns álbuns polêmicos do Heavy Metal?
Johnny Ramone: "Não era bom abrir o show do Black Sabbath"
Phil Fasciana volta a se afastar das atividades do Malevolent Creation



