Resenha - Madmen and Sinners - Tim Donahue
Por Daniel Dutra
Postado em 15 de setembro de 2004
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Imagine um disco de guitarrista em que o dono do negócio fez quase tudo: escreveu todas as faixas, produziu e ainda tocou baixo e teclados. Se você torceu o nariz, escute Madmen and Sinners, terceiro trabalho de Tim Donahue. Sim, o cara é virtuoso e faz o que quer com a guitarra fretless - não, você não leu errado. É fretless mesmo - mas aposta mais no lado compositor do que instrumentista. Contando com a ajuda do vocalista do Dream Theater, James LaBrie, e do extraordinário batera Mike Mangini (ex-Annihilator, Extreme e Steve Vai), Donahue gravou um discaço.

Nem mesmo The End, que fica um pouco abaixo do restante do álbum, pode ser colocada de lado. Até a balada Wildest Dreams - levada por voz, violão e teclados, mesmo caso da curta Let Go - cai bem aos ouvidos. O restante, meu amigo, é uma maravilha e já começa com um arrasa-quarteirão. A pesada Million Miles é um convite ao trabalho impecável de bumbos de Mangini, responsável por polirritmias de tirar o fôlego aqui e também em Feel My Pain, na qual acompanha com maestria as passagens da guitarra.
Aliás, Feel My Pain é uma das amostras do trabalho correto de Donahue, que trabalha riffs com a atenção que muitos guitarrista dão apenas aos solos. Isso vale também para My Heart Bleeds, que tem um solo ainda mais curto, acreditem. Mas é claro que não estamos diante de um trabalho simples, que o diga a excelente Children of the Flame. Precedida pelo canto gregoriano Morte Et Dabo (que significa "The Gift of Death"), começa meio gótica e arrastada, com destaque para os teclados, e depois se transforma numa daquelas canções complicadas que têm início, meio e fim.
Se não deu para entender, ouça Master of the Mind, em que Donahue usa e abusa dos efeitos e consegue um ótimo resultado. O melhor, se é que isso possível, ficou para o fim. Madmen & Sinners é uma pequena obra-prima de 15min49s, com uma seqüência estonteante de passagens de fazer cair o queixo, sejam as mais intrincadas (as instrumentais) ou não (as com os vocais de LaBrie, que tem aqui uma de suas melhores performances nos últimos anos). E como ninguém é de ferro, aí sim Donahue solta os bofes e os egos para fora com um solo maravilhoso... Quando a música já está acabando. Sacou a diferença?
Wet Music: www.wetmusic.com.br
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Confira o Line-Up completo do Bangers Open Air 2027
Ozzfest confirma retorno com edições em três países para 2027
Regis Tadeu revela por que Robert Plant se recusa a ressuscitar o Led Zeppelin
O clipe mais barato da história do Iron Maiden, segundo Dave Murray
O membro do Iron Maiden que "não aguenta mais e quer sair", segundo Regis Tadeu
A banda que Max Cavalera considerava a "versão brasileira do Iron Maiden"
A briga com Bruce Dickinson que quase faz Nicko McBrain largar o Iron Maiden
As músicas de "Mob Rules" que Geezer Butler coloca entre as melhores do Black Sabbath
A condição de Ricardo Confessori para voltar ao Shaman: "Se quiser trabalhar comigo, senta aí"
A reação dos filhos de James Hetfield quando o Metallica retomou suas masters
Bruce Dickinson quer novo disco do Iron Maiden, Steve Harris não sabe, diz Nicko McBrain
Por que Derek Riggs não fez a capa de "Fear of the Dark", segundo o Iron Maiden
O álbum de 1968 que Regis Tadeu mudou de opinião e passou a gostar: "Entendo o contexto"
O tema que Gene Simmons e Stewart Copeland debateram nos bastidores de um encontro de pais
Como James Hetfield lida com uma gafe no palco do Metallica: "Vem essa onda de vergonha"
A única música de "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não fala sobre espaço e tempo
Os 50 melhores álbuns ao vivo de todos os tempos, em lista da Classic Rock
Os 13 álbuns do Metallica ranqueados do pior para o melhor, segundo a Loudwire


Lost Society conclui sua transformação em "Hell Is a State of Mind"
A Riqueza da maturidade - Yes entrega elegância e musicalidade em "Aurora"
Gladenfold aposta no Power Metal em "Soulbound"
Raimundos - há 26 anos, o "MTV Ao Vivo" registrava uma das fases mais intensas da banda
Lorna Shore cria obra que desafia os limites do ouvinte
Wings of Steel novamente acerta com "Winds of Time"
Queens of The Stone Age volta com álbum longe de ser "Perfecth"
Corrosion of Conformity encara perdas e mudanças em "Good God / Baad Man"
O melhor disco lançado em 2026, segundo Mateus Ribeiro
Voivod - Música mutante para um futuro mutante



