Resenha - Live at Benaroya Hall - Pearl Jam
Por Raphael Crespo
Postado em 14 de setembro de 2004
Ao longo de seus 14 anos de carreira, que começaram na explosão do grunge, no início dos anos 90, o Pearl Jam sempre foi conhecido pela energia nos discos e shows, pelo engajamento político e por parecer ter uma certa fixação por lançar discos ao vivo. Nada mais Pearl Jam, portanto, do que o registro de uma apresentação em sua terra natal com parte dos lucros da venda revertidos para a entidade beneficente YouthCare.
Além disso, Live at Benaroya Hall - October 22, 2003 é a primeira gravação acústica da banda de Seattle, que chegou a fazer um MTV Unplugged, há 12 anos, mas o show não foi lançado.
Atrativos não faltam para os fãs de Pearl Jam, mas podem faltar para aqueles que não conhecem a banda mais a fundo. Por ser um trabalho acústico, verdadeiros hinos do grunge, como Alive, Even Flow e Once, todas do primeiro álbum (Ten), ficaram de fora, assim como outras que mais tarde tocaram até cansar nas rádios, como Last kiss e I am mine.
O set list é um pouco obscuro e conta com alguns lados B, além de músicas que nunca entraram em discos oficiais do Pearl Jam, como Man of the hour, Fatal, Down e Dead Man. Mesmo assim, alguns hits estão presentes no show de mais de duas horas, dividido em dois CDs, como Black, Daughter, Immortality e Nothing as it seems, que ganharam belas versões. Esta última, inclusive, conta com a única intervenção da guitarra elétrica no álbum, com um belo solo.
Completanto as interessantes esquisitices, Live at Benaroya Hall é composto ainda de alguns covers, como Masters of war, de Bob Dylan; a irreconhecível I believe in miracles, do Ramones; 25 minutes to go, de Shel Silverstein, imortalizada na versão de Johnny Cash; e Crazy Mary, de Victoria Williams.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Produtor de "Master of Puppets" afirma que nada acontecia no Metallica sem aval de Cliff Burton
Com brasileiros e lendas do rock, Eric Clapton anuncia cast do Crossroads Guitar Festival 2026
Aos 82 anos, Keith Richards conta como dribla limitações para seguir tocando
Angela Gossow rebate Kiko Loureiro: "Triste ler isso de alguém que respeitávamos"
O local caótico que inspirou a criação de um dos maiores clássicos do thrash metal
A brincadeira feita durante turnê que custou caro para membros de Anthrax e Slayer
Alissa White-Gluz reflete sobre ser injustiçada e simbologia do Blue Medusa
A reação de James Hetfield ao ver Cliff Burton após o acidente que matou o baixista
Veja a estreia da nova formação do Rush durante o Juno Awards 2026
Steve Morse revela como Ritchie Blackmore reagiu à sua saída do Deep Purple
A única situação em que Alírio Netto apagaria sua tatuagem do Shaman
O icônico bordão do Faustão criado a partir de contestação dos Paralamas do Sucesso
O disco que define o metal, na opinião de Cristina Scabbia, do Lacuna Coil
Guns N' Roses estreia músicas novas na abertura da turnê mundial; confira setlist
O clássico do heavy metal dos anos 2000 que fala sobre um ditador
A banda muito pesada que Sandy está sendo obrigada a ouvir por causa do filho de 9 anos
Paul McCartney diz que John Lennon prejudicou sua reputação: "Isso piorou minha imagem"
Kerry King, guitarrista do Slayer, acha que Black Metal norueguês é uma merda



Pearl Jam gastou uma bela grana para gravar "Ten", seu primeiro disco de estúdio
10 músicas de rock que os próprios artistas preferem esquecer, além de um álbum inteiro
Dois anos após lançamento, guitarrista reflete sobre álbum mais recente do Pearl Jam
A banda grunge de quem Kurt Cobain queria distância, e que acabou superando o Nirvana
A música surpreendente que "peitou" o sucesso do grunge no início dos anos 90
Sgt. Peppers: O mais importante disco da história?



