A solução encontrada por Paulo Ricardo para ficar 30 dias sem falar após diagnóstico
Por Gustavo Maiato
Postado em 27 de junho de 2024
De acordo com o site do hospital São Luiz, edema é o nome médico dado ao inchaço causado pelo acúmulo de líquidos entre os diversos tecidos e cavidades que compõem o corpo humano. O cantor e compositor Paulo Ricardo, eterno RPM, passou por maus bocados no final dos anos 1990 após ser diagnosticado justamente com esse problema nas cordas vocais.
A história é contada por Paulo Ricardo numa entrevista publicada pelo canal "A História de uma Revolução", que se propõe a resgatar curiosidades sobre a banda RPM e seus integrantes. Mas como ele conseguiu ficar 30 dias sem falar para o tratamento? Confira abaixo.
"Uma vez, em 1999, tive um edema nas cordas vocais. Fui ao otorrinolaringologista, que inseriu uma câmera pela minha garganta e vi minhas cordas vocais inflamadas e inchadas. Perguntei o que poderia fazer e ele disse que não havia remédio, que eu estava com sobreuso da voz.
Ele comparou meu caso ao de um jogador de futebol que não pode jogar com as pernas lesionadas. Perdi cerca de 30-40% dos agudos e a recomendação foi ficar um mês sem falar. Fui para o sítio de um amigo e me comuniquei por escrito durante esse período. Isso foi essencial para minha recuperação e é por isso que cuido da minha voz com tanto zelo até hoje."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps