Resenha - Tales from the Black Book - Vulcano
Por Sílvio Costa
Postado em 11 de junho de 2004
Na década de 80 esse negócio de fazer música pesada no Brasil era muito diferente do que é hoje. Os espaços eram ainda menores e não existia nada parecido com uma rede de informações voltadas para o underground, coisa que, bem ou mal, se tem nos dias de hoje. Foi nessa época, mais precisamente em 1981 que o então guitarrista Zhema se juntou ao baixista Carli Cooper e ao também guitarrista Paulo Magrão e fundaram o Vulcano. Na época, a banda estava sediada em Osasco, mas logo se mudaria para Santos. Foi uma das primeiras bandas do Brasil (eu diria que uma das primeiras fora da Europa) a fazer o que hoje se denomina black metal. O resto é por demais parecido com as histórias de muitas outras bandas. Depois de um single lançado em 1983 e quatro álbuns, o falecimento do guitarrista Soto Jr. em 2001 e muitas outras reviravoltas. A banda "hibernou" em 1990, e só agora ressurge com este Tales from the Black Book, o primeiro disco de estúdio em 14 anos.
Da formação original (aquela que gravou o single Om Pushne Namah há mais de 20 anos), apenas o agora baixista Zhema permaneceu. O antigo vocalista Angel também está presente e o ex-baterista Laudir Pilloni participa de uma faixa. O Vulcano parte para mais uma aventura no underground fazendo aquele death/black que já os havia transformado em uma das bandas mais queridas do underground paulista desde os anos 80.

Infelizmente, porém, o trabalho padece pela falta de capricho na produção. Nada que se compare ao som tosco e mal polido que se tinha há vinte anos, quando ninguém sabia o que era metal extremo nem como fazer aquela podreira toda fazer algum sentido depois de gravada. O problema é que a banda parece ter resolvido apostar em uma sonoridade crua demais, quando se leva em conta a experiência do grupo. Algumas músicas estão realmente entre as melhores que a banda já produziu, mas a qualidade sonora do disco ficou muito aquém das expectativas. Nada muito prejudicial, no entanto. A potência sonora da banda é a mesma que encantava os deathbangers de vinte anos atrás.
Mas isto não impede ninguém de sair jogando caspa no chão ao som de porradas como "Face of the Terror", "Pristes of Bacchus" ou "Obskure Soldiers". A banda se sai bem até quando arrisca-se em português, como em "Guerreiros de Satã" e "Total Destruição", duas regravações de temas presentes no disco Vulcano Live!, de 1985. Entretanto, a parte instrumental - uma mescla muito bem sacada entre um thrash a la Slayer e a fase mais antiga e interessante do Sarcófago - é o grande destaque deste disco. É um disco muito bem vindo numa época em que o underground parece estar cada vez mais fortalecido graças a uma infinidade de novas mídias e novos meios de comunicação. É para não ter vergonha de pegar uma "air guitar" e sair bangeado enlouquecidamente.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel | Line-up:
Zhema - Baixo
Angel - Vocal
Arthur - Bateria
André - Guitarra
Passamani - Guitarra
Materal cedido por:
Renegados Records
[email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior cantor da história do rock progressivo, em lista de 11 vocalistas feita pela Loudwire
Slash escolhe o maior álbum ao vivo de todos os tempos; "Eu amo esse disco"
Slayer celebrará 40 anos de "Reign in Blood" tocando o álbum na íntegra em dois shows
O membro dos Titãs que foi convidado para entrar no Angra três vezes e recusou todas
Tony Iommi posta foto que inspirou capa de "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
10 discos que provam que 1980 foi o melhor ano da história do rock e do heavy metal
A música do Led com instrumental tão forte que Robert Plant acha que nem deveria ter cantado
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
O motivo que levou Max Cavalera a brigar com Andreas Kisser durante as gravações de "Roots"
Brian Johnson no AC/DC: 46 anos de uma substituição que redefiniu o rock
O disco que "salvou" o Dream Theater, segundo o baterista Mike Portnoy
"Seja como Jimmy Page e o AC/DC": a dica de Zakk Wylde a jovens músicos
A canção de ninar que virou tema de filme da Disney e deu um Oscar a Phil Collins
Lars Ulrich achou que o Metallica poderia acabar no início dos anos 2000
Os vários motivos que levaram Eric Clapton a não gostar das músicas do Led Zeppelin
Por que o termo black metal foi inventado? Criador explica e dá crédito a Bon Jovi
"Tony Iommi me intimida, e ele sabe disso", diz Ozzy Osbourne
Após revelar valor de suas guitarras, Kiko Loureiro dá dica bizarra: "Não pode ter frescura"



Obituary - uma noite dedicada ao Death Metal sem rodeios
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme

