Resenha - Truth Be Told - Blues Traveler
Por Bruno Coelho
Postado em 07 de abril de 2004
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Esse é um disco lançado no final de 2003 e que é bem difícil de ser encontrado por aí. Comprei-o nas férias de janeiro quando fiz um mochilão pelo sul do país com Janaína (minha mais que amada namorada) e fiquei estupidamente feliz em tê-lo encontrado. Lembro-me que um dos discos anteriores da banda - o Four - foi das minhas trilhas sonoras favoritas anos atrás quando trabalhava e estudava menos e vivia enchendo a lata da mais gelada cerva. O Blues Traveler é uma banda americana de Blues/Pop que bebe bastante da raiz do rock n'roll mas ainda assim apresenta particularidades que a fazem ser a banda mais conhecida no estilo nesses nossos tempos de modismos imbecis (vide New-pulapula-Metal). Truth Be Told é um álbum indicado para qualquer ser humano do planeta sem restrições, a não ser que você seja mais um dos bitolados que pregam que só Manowar e Running Wild são música decente! Pelamordedeus, meu irmão! Acorda!

A banda tem ainda três de seus membros fundadores, a saber: John Popper (o mais talentoso gaitista da atualidade), Chan Kinchla e Brendan Hill e foi formada em Princeton nos idos de 1983, fazendo todo o circuito de bares e clubes da área de New Jersey antes de cair na estrada USA afora e começar a gravar discos. Foi justamente com o meu querido e amado álbum "Four" (roubado por uma piranha que se mudou de minha cidade e que desejo profundamente que morra surda!) que os caras decolaram de vez, ganharam simplesmente 6 álbuns de platina e se prepararam para vender nada menos que 10 milhões de álbuns só nos Estados Unidos.
John Popper é sem dúvida um grande vocalista, compositor e , principalmente, gaitista. Truth Be Told não é bem a prova de seu talento como gaitista, mas sem dúvida as composições chegaram a um nível comparável ao de poucos outros artistas dos nossos dias ou de outrém. Uma comparação rápida remeteria-nos ao genial Dave Matthews, que, apesar de não parecer tanto musicalmente, certamente bebeu da mesma fonte e possui talento perfeitamente proporcional.
Existem nesta bolachinha laser motivos pra cantar alto com a banda - Unable To Get Free (fantástica, de verdade, fantástica), Let Her and Let Go, Thinnest of Air (bem Blues Traveller, rapidinha e pra cima) - motivos para calar e ouvir - Mount Normal (muito bonita e emocional) - motivos para babar John Popper e a técnica de uma banda estúpidamente coesa - My Blessed Pain e Can´t See Why (que solos de gaita!) - e outros que você certamente deve descobrir por si só.
Um grande disco e, sem dúvida, uma prova de que o rock n roll não precisa de inovação porra nenhuma, não precisa dessa porcaria de mistura com o rap e com a música eletrônica! A resposta está no que sempre foi feito e na habilidade humana de se reinventar. Longa vida ao Blues Traveler e a quem quer faça música de qualidade - Heavy/Thrash/Death/Black Metal, Blues, Jazz ou simples e puro Rock n Roll!
Blues Traveler é John Popper (Vocals and Harmonica) Chan Kinchla (Guitar) Brendan Hill (Drums) Tad Kinchla (Bass) Ben Wilson (Keyboards).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do Pink Floyd com letra ingênua e adolescente, de acordo com Roger Waters
A discordância de Dickinson, Cantrell, Plant e Gallagher sobre melhor música do Led Zeppelin
Baixista fala sobre luta do System of a Down por ingressos mais baratos
A nova resposta de Tuomas sobre reunião do Nightwish com Tarja que animou os fãs
Tuomas revela que vai revisitar tema já antes abordado no próximo álbum do Nightwish
Os 5 melhores álbuns dos Rolling Stones de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
A banda que deveria salvar o rock nos anos 1970 e não amadureceu, segundo Rod Stewart
Eloy Casagrande conta como venceu desconfiança do Slipknot inserindo influências brasileiras
O clássico do Aerosmith que Steven Tyler escreveu com raiva da mulher de Joe Perry
Joey Tempest reflete sobre saída de John Norum do Europe em 1986
O cover de Jimi Hendrix de 1968 que arrebatou Bob Dylan e fascinou David Gilmour
Jorn Lande revela que não cantaria em todo o álbum de Tony Iommi inicialmente
Crise financeira leva atração turística dos Beatles em Liverpool a ser colocada à venda
Os 10 maiores guitarristas de todos os tempos, segundo a Guitar World
O cantor que Axl Rose, Roger Daltrey e Chris Cornell colocam acima de todos
A banda que brasileiros adoram, mas que Malcolm Young não queria que o AC/DC se parecesse
Por que Ray Charles disse que Elvis não merecia ser o "Rei do Rock"
AC/DC: os últimos dias do vocalista Bon Scott


Kiss - há 44 anos, "Creatures of the Night" marcou o retorno da banda ao hard rock pesado
Ninguém tinha sobrenome na casa onde os Rolling Stones gravaram "Exile on Main St."
A Tempestade (ou O Livro dos Dias): 30 anos da despedida
"Se o Rádio Não Toca", o raro registro ao vivo de Raul Seixas que ganhou edição definitiva
Carach Angren - Sete histórias para um inferno
Paura mira em velhos problemas humanos e entrega muito metalcore em "Primitive Chaos"
Flotsam and Jetsam entrega fúria e maturação em "Rats in the Temple"
Pride Of Lions Mantém a Tradição do AOR Clássico em "Unbridled"
Quase vinte anos do seu lançamento, "Over The Under" ainda soa vigoroso
Alice In Chains: Sete músicas, que podem mudar a vida de uma pessoa



