Resenha - Something Wicked This Way Comes - Iced Earth
Por Paulo Rocha
Postado em 09 de fevereiro de 2004
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Após um hiato de três anos em relação ao seu último lançamento de estúdio e algumas reviravoltas no line-up, o Iced Earth traz à tona um novo trabalho conceitual chamado "The Glorious Burden". A maior novidade dessa nova formação é a chegada de Tim "Ripper" Owens, para muitos um excelente vocalista que cumpriu com maestria a função de substituir Rob Halford no Judas (e para alguns sendo até mais competente que o próprio). Agora resta a Ripper outra tarefa complicada que é substituir Matthew Barlow com a mesma competência com que substitui o Metal God.
Iced Earth - Mais Novidades
Em recente entrevista, o líder e guitarrista do grupo Jon Schaffer declarou que o "Something Wicked..." foi o trabalho em que Matt mais se entregou e esteve envolvido. Isso parece um pouco com lavagem de roupa suja desnecessária, pois é injusto agora - passada a turbulência que culminou com a saída de Matt - dizer que o trabalho de Barlow em outros álbuns como Burnt Offerings até o Horror Show também não mostraram um frontman de extrema qualidade. Mas ignorando toda essa discussão e ficando com o que interessa, "Something Wicked..." é de fato um grande álbum que com certeza não pode faltar na coleção dos fãs do Iced Earth.
Soando mais melódico do que seu antecessor "Dark Saga", ele mostra uma banda ora pesada, com riffs muito criativos de Schaffer, ora instrospectiva, com dedilhados bem harmônicos para o ouvinte baixar a adrenalina. O timbre de Barlow permanece único e é notável a facilidade com que ele passa de tons bem graves para vocais rasgados. É uma pena mesmo que ele tenha achado que sua vocação seja outra além de cantar. É outra figurinha que, assim como Michael Kiske, fará falta no Heavy Metal.
Com relação às faixas, destaque para Melancholy (Holy Martyr) que começa com Matthew praticamente sussurrando pra depois explodir em um refrão extremamente grudento. Daí a música passa a ser como uma montanha-russa, alternando entre levadas bem tristes e vocais urrados, quase gritos que passam muito bem a idéia de melancolia da letra; Watching Over Me outra faixa bárbara que inicia com um violão soando deveras singelo e uma melodia maravilhosa. Não consigo imaginar essa música em outra voz sem ser a de Barlow; As bate-estacas Stand Alone e My Own Savior, músicas que são o retrato da proposta do Iced Earth: vocal rasgado, riffs de guitarra bem pesados e bateria com pedais velozes. É nesse tipo de música em que é possível notar porquê Jon é considerado um excelente compositor e dono daquela que pode ser considerada "uma das melhores mão direita do Heavy Metal" (essa expressão eu me dei ao luxo de roubar de um amigo guitarrista e grande fã de Iced Earth); E por fim, The Coming Curse, a terceira parte da trilogia Something Wicked, outra faixa daquelas de causar dor no pescoço de tanto bangear, que começa com um dedilhado no piano que quase engana o ouvinte mais desatento. Nela, está presente um excelente casamento entre trash metal e música clássica.
Enfim, é um CD imperdível e recomendado para aqueles que ainda não conhecem essa grande banda, com um futuro promissor. Agora, com uma nova mudança, ficamos na expectativa para ver como ficam os clássicos na voz de Tim Owens e, quem sabe, por uma passadinha por terras brasileiras pela primeira vez.
Line Up:
JON SCHAFFER - Guitarras, Backing Vocals
MATTHEW BARLOW - Vocal
JAMES MACDONOUGH - Baixo
Músicos Convidados:
Larry Tarnowski - Solos de guitarra em todas músicas, exceto "Watching Over Me"
Mark "The Creeper" Prator - Bateria
Susan McQuinn - Flauta on "1776"
Howard Helm - Piano intro em "Coming Curse"
Tracy Marie LaBarbera - Backing Vocals em "My Own Savior",
"Melancholy" e "Watching Over Me"
Jim Morris - Teclado, solo de guitarra em "Watching Over Me", Backing Vocals
Roger Hughes - Mandolin em "Blessed Are You"
Gravado no
Morrisound Studios - Tampa, Florida
Março 1998
Produzido por JIM MORRIS
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção dos anos 50 que unia George Harrison e David Gilmour; "Cada parte é perfeita"
O melhor guitarrista vivo do mundo, segundo o lendário Eric Clapton
Aquiles Priester é batizado: "Toda a glória seja dada a Deus! Dia maravilhoso"
Kirk Hammett implorou para Jason Newsted ficar no Metallica
Cantora Leather Leone anuncia afastamento do mundo da música
Masters of Voices agita o público em Belo Horizonte
A música do Black Sabbath que Geezer Butler aponta como precursora do doom metal
A maior voz do rock de todos os tempos, segundo George Harrison dos Beatles
8 clássicos do metal lançados por músicos que mal tinham saído da adolescência
O álbum do Metallica que Paulo Ricardo adora: "Obra-prima, canções maravilhosas"
A reação de rockstars ao batismo de Aquiles Priester: "Deus continue te abençoando"
O músico que Eddie Van Halen tentou levar pro Van Halen, mas ele recusou o convite
A opinião bastante negativa de Angus Young do AC/DC sobre o Led Zeppelin
Peavy passa por cirurgia e Rage cancela compromissos dos próximos meses
Ghost divulga trailer oficial do filme "2 Big to Rig", gravado no México

"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
O Triunfo do Hard Rock Melódico: Tyketto alcança a excelência com "Closer To The Sun"
Deep Purple: Peso e melodia na medida certa em "SPLAT!"
Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês


