Resenha - Live in Midgard - Therion
Por Sílvio Costa
Postado em 07 de janeiro de 2004
O Therion nunca foi um grupo que me despertasse grandes paixões ou que me parecesse sumamente interessante. Entretanto, fui obrigado a rever certas idéias que eu tinha a respeito da banda chefiada pelo brilhante Christofer Johansson graças a este disco ao vivo.
Em primeiro lugar, é preciso deixar claro que o som do Therion é absolutamente irrotulável. Ora eles fazem um som pendente ao doom metal tradicional, ora a coisa cai para o lado do gothic metal, mas nunca chega a se definir, soando ao mesmo tempo original e despretencioso. Despretencioso? Como qualificar assim o som de uma banda que se utiliza, rotineiramente, de orquestra e coral nos shows? Mas é exatamente esta a sensação que fica depois de passear pelas 24 faixas deste CD duplo. O uso de orquestrações e corais são tão bem sacados que não parece ter sido necessário readaptar o som da banda para que esses elementos se encaixassem (se alguém aí se lembrou do que o Metallica fez no S&M não precisa se sentir culpado...).

Fica difícil destacar uma faixa ou um momento deste disco, gravado na tour que chegou, inclusive, a passar pelo Brasil. Talvez a clássica "To Mega Therion" seja uma das coisas mais brilhantes deste disco, ao lado de outras preciosidades, como é o caso de "The Secret of the Runes" e "A Black Rose". Agora existe algo que não pode passar desapercebido de modo algum: a presença da cantora Sarah Jezebel Deva, velha conhecida dos fãs do Cradle of Filth, que aqui se mostra ainda mais lírica, contribuindo para embelezar ainda mais este trabalho genial.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música da história dos anos 1990, segundo David Gilmour
Bangers Open Air tem datas confirmadas para 2027
Como "volta às origens" causou saída de Adrian Smith do Iron Maiden
Richie Faulkner não vê sentido em manter o Judas Priest sem os membros clássicos
Elton John revela qual o maior cantor de rock que ele ouviu em sua vida
O clássico do Sepultura que guitarrista do Limp Bizkit gostaria de ter gravado
Fabio Lione posta mensagem misteriosa no Instagram; "Não direi nem uma palavra"
Steve Harris não queria que o Iron Maiden tirasse "férias" em 2027
O lendário compositor que Ritchie Blackmore só começou a apreciar agora aos 80 anos
Barão Vermelho celebra reencontro histórico em turnê que percorre o Brasil em 2026
A canção para a qual o Kiss torceu o nariz e que virou seu maior sucesso nos EUA
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
Como a falta de comunicação atrapalhou os rumos do Iron Maiden, segundo Steve Harris
O hit dos anos 1960 que está entre as melhores músicas da história, segundo Slash
A música do Led com instrumental tão forte que Robert Plant acha que nem deveria ter cantado
Rob Halford: "Ninguém escolhe ser Gay"
A incrível história de como Pelé ajudou Guns N' Roses a voltar e não acabar
João Gordo explica por que não chegou a bater em Dado Dolabella em briga histórica


"Eagles Over Hellfest" é um bom esquenta para o vindouro novo disco do colosso britânico Saxon
Ju Kosso renasce em "Sofisalma" e transforma crise em manifesto rock sobre identidade
Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"
Carach Angren - Sangue, mar e condenação no Holandês Voador
Testament - A maestria bélica em "Para Bellum"
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme


