Resenha - Skeletons in the Closet - Gamma Ray
Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 17 de dezembro de 2003
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Em 2003 o Gamma Ray realizou uma turnê, que não tendo nenhum disco novo de estúdio para ser divulgado, acabou virando uma espécie de presente para os fãs, isto porque o set list dos shows da "Skeletons in the Closet Tour" foi totalmente escolhido pelos apreciadores da banda de Kai Hansen e companhia, via Internet. Se estes momentos ao vivo pareciam ser um sonho para qualquer grande fã desta banda alemã, o Gamma Ray e sua gravadora não poderiam mesmo deixar escapar a oportunidade de lançar este CD ao vivo duplo, gravado durante as apresentações da banda no final de 2002 nas cidades de Barcelona e Strasbourg.

Como não podia de ser, a banda preparou mesmo um material muito especial, isto se nota já pelo encarte recheado de fotos e algumas certas informações quanto à produção da turnê. De quebra, a banda aproveitou a oportunidade de presentear seus fãs e incluiu no primeiro CD como bônus dois clipes para "Gardens of the Sinner" e "Razorblade Sigh", dando uma amostra do que deve ser em breve um DVD do grupo. Comentar um CD ao vivo de uma banda que hoje pode ser considerada um ícone dentro do ‘power metal melódico’ é uma tarefa muito complicada de ser feita, ainda mais porque encontrar escorregões de um grupo tão experiente em cima do palco é bem difícil. Encontrar erros ou algo assim fica ainda mais difícil quando se nota claramente como estão bem reguladas as guitarras, dando uma impressão de que alguns overdubs o Gamma Ray utilizou para fazer com que "Skeletons in the Closet" saísse perfeitamente quanto sua sonorização. Kai Hansen (vocal e guitarra) e Henjo Richter (guitarra) são os maiores destaques de um Gamma Ray "em ação", e isto os fãs brasileiros puderam comprovar durante a recente turnê da banda em conjunto com o Masterplan, em novembro de 2003 em algumas capitais brasileiras.
Abrindo (isto, no primeiro CD) com a introdução do primeiro disco ("Heading for Tomorrow"), "Welcome" é um aperitivo para dois petardos: "Gardens of the Sinner" e "Rich and Famous", esta última funcionando muito bem ao vivo. Retornando com outras músicas que caem ao agrado de qualquer fã do Gamma Ray, estão presentes "Armageddon", "Heavy Metal Universe" (que particularmente não considero grande coisa) e a interessante "One with the World" – fechando de vez o CD com um solo bem técnico do batera Dan Zimmermann, com uma certa dose de entrosamento com o público. Já no no segundo CD aparece logo de cara "Razorblade Sigh", música esta que Kai Hansen tem na sua lista de favoritas, passando para algo do recente "New World Order" – a ótima "Heart of the Unicorn". Depois da clássica "Last before the Storm", vem, "Victim of Fate" (a primeira e única música do Helloween), tocada com muita maestria. Ainda contando com a bonita e cadenciada "The Silence" (ótima para os shows), a quase-perfeita "Guardians of Mankind" e a faixa título do mais recente disco, "New World Order", são os pontos decisivos para fazer de "Skeletons in the Closet" uma obra bem reduzida de toda a majestosa carreira do Gamma Ray.
Seria muito injusto um material com este nível de produção tanto gráfica como sonora não levar um "dez", ainda mais porque duvido qualquer fã do grupo a encontrar algo que não esteja legal aqui no "Skeletons in the Closet". Chegando aqui no Brasil via Sanctuary/Metal-Is, este duplo ao vivo deve conferido por qualquer um que julgue o Gamma Ray uma banda merecedora de um investimento financeiro para a aquisição de seus discos e/ou CD’s. Simplesmente perfeito, e pode ter certeza, ainda deixarei este disco tocando aqui em casa por um bom tempo...
Site oficial: www.gamma-ray.com
Line-up:
Kai Hansen (vocal/guitarra);
Henjo Richter (guitarra);
Dirk Schlachter (baixo);
Daniel Zimmermann (bateria).
Track-list:
CD 1:
01. Welcome
02. Gardens of the Sinner
03. Rich and Famous
04. All of the Damned
05. No Return
06. Armageddon
07. Heavy Metal Universe
08. One with the World
09. Dan’s Solo
CD 2:
01. Razorblade Sigh
02. Heart of the Unicorn
03. Last before the Storm
04. Victim of Fate
05. Rising Star/Shine On
06. The Silence
07. Heaven or Hell
08. Guardians of Mankind
09. New World Order
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
Blackberry Smoke confirma quatro shows no Brasil em 2026
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"
Será que ele curtiu? O dia que Adrian Smith tocou na guitarra de Kirk Hammett
A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
Jane's Addiction anuncia que membros fizeram as pazes e comunica fim das atividades
Steve Harris admite que sempre foi "acumulador" de coisas do Maiden, e isso salvou novo livro
Regis Tadeu coloca Deep Purple no grupo de boybands ao lado do Angra
Após assassinato do diretor, Spinal Tap suspende último filme
10 bandas que encerraram suas atividades em 2025
Moonspell celebrará 30 anos de "Wolfheart" com show especial no Brasil
Tiozão com bandana do Sepultura é o que impede rock de furar bolha, diz produtora
O único hit da Legião Urbana que Russo não fez a letra e marca reencontro com baixista
Professora aponta curiosos erros de português em hits de Raul Seixas, Cazuza, Titãs e outros

Os 25 melhores discos da história do power metal, em lista da Metal Hammer



