Resenha - Angel - Morgana
Por Bruno Coelho
Postado em 12 de novembro de 2003
Essa aqui é mais uma banda chamada Morgana, só que no
lugar do O tem um sigma, suponho que por motivos de
direitos autorais. Esta Morgana aqui é italiana,
melódica, nada original mas bem competente e bem
gravada neste disco, Angel. Problemas mesmo só no som
do teclado (especialidade dos italianos) que é
simplesmente vomitável em alguns momentos.

Como já disse, a banda é competente e o vocalista
Marco Mesemi revela-se uma boa surpresa (escutem-no na
sentimental faixa título - muito boa por sinal), assim
como o batera Maurizio Colla, irmão do baixista
Massimo. Destaquei estes dois sem querer menosprezar
qualquer um dos outros. As guitarras da banda são
lindíssimas nos solos. O problema desse povo é passar
muito tempo treinando solo em casa e não conseguindo
criar linhas melódicas mais interessantes para as
músicas. Para se ter uma idéia do nível deste Morgana
aqui, que não é nenhum grande nome internacional, ele
equipara-se ao das bandas brasileiras de primeiro
time. Tá, talvez o vocalista não seja lá um Falaschi,
Matos ou Linhares, mas o cara é bom, sim. A banda
encosta em várias das nossas brazucas e tenho certeza
que é bem quista por seus conterrâneos.
Bom, quando se fala em metal melódico italiano todo
mundo lembra do Rhapsody. Claro que o Morgana recebeu
várias influências do ícone do metal italiano, mas
nada que salte aos olhos descaradamente. Talvez as
orquestrações lembrem algo de Rhapsody, mas bem menos
do que era de se esperar de uma banda conterrânea mais
nova e que segue o mesmo estilo. Algo de ruim nisso?
Não, pô! Pelo contrário! Notamos logo personalidade na
proposta da banda, apesar de não faltarem introduções
com teclado...
Devo admitir que fui meio surpreendido por este disco.
De banda de metal melódico o mundo já está apinhado e
esperar uma grande revelação, seja ela de onde for, já
não encoraja ninguém a escutar mais melódico. Não
acredito que ainda apareçam mais grandes bandas neste
estilo nesta década. O que me surpreendeu então foi
ter em mãos um disco competente de uma banda que
aparentava ser apenas mais umazinha no meio de
centenas de bandas fortes na cena.
Angel é um disco uniforme, sem grande destaques, com
presença constante dos teclados, com solos bonitos e
riffs nem tanto, um vocal afinado e uma cozinha coesa
e, até certo ponto, criativa. Infelizmente faltou
muito para ser aquele disco que traria à tona uma
grande revelação italiana. Espero ainda ouvir desta
banda... com uns 40 kios de inspiração a mais, porque
até agora não deu pra bater muita cabeça não.
Existe um cover para Road To Nowhere do Ozzy, faixa 9.
Por favor, não o escutem! Ficou muito ruim!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As três músicas punk que Lemmy escolheu entre as maiores de todos os tempos
O artista que é "a essência do rock", segundo James Hetfield do Metallica
Os 100 melhores álbuns da década de 1980, em lista da Classic Rock
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
Dave Mustaine classifica Teemu Mäntysaari como o guitarrista que sempre procurou
O músico que intimidou Jimmy Page; "Não conhecia ninguém que tocasse daquele jeito"
A obra-prima do Pink Floyd que, para Roger Waters, quase foi arruinada por David Gilmour
A música que Ronnie James Dio fez para deixar o Black Sabbath para trás
Até 71% de desconto em ofertas selecionadas de vinil, CDs, acessórios e celulares na Amazon
A única banda em que Geddy Lee entraria "sem pensar duas vezes"
A lenda do rock que Lou Reed odeia: "Pessoa mais sem talento que já ouvi na vida"
58 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em julho
As melhores músicas de cada álbum do Opeth, segundo a Loudwire
O clássico do Black Sabbath que foi lançado há mais de 50 anos, mas continua atual
Nergal anuncia que o Behemoth suspenderá atividades em 2027
A banda que Kurt Cobain gostou tanto quando conheceu que quis tocar numa banda cover dela
Axl Rose: "Sobe na porra do palco ou você vai morrer!"
A aparentemente simples música que John Bonham não conseguia tocar


Black Swan - Quando a experiência se transforma em poder de fogo
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
"MI'RAJ" - quando Edu Falaschi troca a velocidade pela emoção e encerra trilogia com maturidade
A Lapidação da alma: O triunfo conceitual do Big Big Train em "Woodcut"
HellLight - Reafirmando seu espaço entre os melhores da safra do gênero.
"Betrayed By Obedience", do Infected Cells, é death metal bruto, técnico e direto
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
Metallica: um DVD com título mais do que adequado



