Resenha - Plexus - Plexus
Por Thiago Ianatoni
Postado em 15 de agosto de 2003
Publicado originalmente no site HMS Brazil.
Usar o termo "musica baiana" referindo-se apenas a axé, é uma incoerência, um ledo engano, ou como diriam os baianos: "Oxi, meu rei! É nada disso não!". Plexus é pura musica baiana, é heavy metal da melhor qualidade, é sem duvida uma banda de rock no conceito, na ousadia e na atitude. O disco homônimo, é um trabalho independente de alta qualidade e prensado em escala industrial. O encarte, simples mas muito bem aproveitado, trás as letras das musicas, fotos e informações pertinentes; visualmente agrada, a concepção gráfica combina o significado da banda (na medicina: rede de nervos ou vasos sanguíneos; no figurado: encadeamento,entrelaçamento) à figura do metal.

No disco a qualidade se reafirma. Heavy metal tradicional com temperos de hard rock e referências de Maiden e Metallica, letras interessantes, bons arranjos e pegadas pesadas, mesmo pra uma banda com apenas três componentes.
Nas três Primeiras faixas do álbum, temos true metal de primeira. Para quem quer uma referência, lembra Blaze, ou mesmo as representantes nacionais Dominus Praelli e o Chaosfeare. Os vocais são agressivos, a guitarra pesada, os riffs estridentes.
Not A Change vem em seguida, com temperos de hard rock e um vocal mais rápido. Sugere estar ouvindo um punk speed do Offsprings em sua melhor época. Bem como na faixa Heartbreaker. Ouvir as duas e não ter vontade de correr batendo em tudo que se tem vontade é como ver uma mulher gostosa e não olhar pra ela.
Once In A Heart, faixa cinco do cd, tem cara de thrash, pura influencia do metallica, ótimos riffs, mas falha no vocal, uma tentativa estranha de cantar ao estilo melódico, não o tradicional melódico mas um próximo ao do Iced Earth. Esse é um ponto fraco apesar da musica ser excelente.
Ai vem Ronin, com solos de guitarra que é Iron Maiden na cabeça. A faixa é instrumental, mas tem incidência de áudio de algum filme japonês, bastante curioso.
Arrival começa com uma introdução a lá maiden e volta com o Heavy tradicional num speed beirando uns 60km/h.
Epic Chãos, trás o true metal do inicio de volta. Com as mesmas características já citadas.
Se eu fosse uma gravadora ficava de olho nesses caras. Se fosse você, correria atrás do cd, mas como eu sou eu, deixo aqui a minha impressão. Plexus é uma banda corajosa em sua atitude e competente no que faz. Músicas pesadas, originais e referências excelentes.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Bruno Sutter aposta alto e aluga o Carioca Club para celebrar 50 anos de Iron Maiden em São Paulo
Abandonado pela banda em posto de gasolina, músico pede dinheiro para voltar pra casa
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
O grupo psicodélico que cativou Plant; "Uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos"
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
A melhor banda de rock progressivo de todos os tempos, segundo Geddy Lee
Músicos se demitem e abandonam dono da banda em um posto de gasolina
Com mais de 160 shows, Welcome to Rockville anuncia cast para 2026
Bangers Open Air acerta a mão mais uma vez e apresenta line-up repleto de opções
As duas preocupações de Rafael Bittencourt com o anúncio do show da formação "Rebirth"
Quem é Alírio Netto, o novo vocalista do Angra que substituiu Fabio Lione
Guns N' Roses anuncia lançamento dos singles "Nothin" e "Atlas" para 2 de dezembro
Kerry King revela seu álbum favorito do Black Sabbath; "todos são legais, mas esse é especial"
Os cinco discos de Rock que são fundamentais para Nando Reis
Quem era melhor, Led Zeppelin ou Deep Purple? Bruce Dickinson responde
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva



