Resenha - Plexus - Plexus
Por Thiago Ianatoni
Postado em 15 de agosto de 2003
Publicado originalmente no site HMS Brazil.
Usar o termo "musica baiana" referindo-se apenas a axé, é uma incoerência, um ledo engano, ou como diriam os baianos: "Oxi, meu rei! É nada disso não!". Plexus é pura musica baiana, é heavy metal da melhor qualidade, é sem duvida uma banda de rock no conceito, na ousadia e na atitude. O disco homônimo, é um trabalho independente de alta qualidade e prensado em escala industrial. O encarte, simples mas muito bem aproveitado, trás as letras das musicas, fotos e informações pertinentes; visualmente agrada, a concepção gráfica combina o significado da banda (na medicina: rede de nervos ou vasos sanguíneos; no figurado: encadeamento,entrelaçamento) à figura do metal.

No disco a qualidade se reafirma. Heavy metal tradicional com temperos de hard rock e referências de Maiden e Metallica, letras interessantes, bons arranjos e pegadas pesadas, mesmo pra uma banda com apenas três componentes.
Nas três Primeiras faixas do álbum, temos true metal de primeira. Para quem quer uma referência, lembra Blaze, ou mesmo as representantes nacionais Dominus Praelli e o Chaosfeare. Os vocais são agressivos, a guitarra pesada, os riffs estridentes.
Not A Change vem em seguida, com temperos de hard rock e um vocal mais rápido. Sugere estar ouvindo um punk speed do Offsprings em sua melhor época. Bem como na faixa Heartbreaker. Ouvir as duas e não ter vontade de correr batendo em tudo que se tem vontade é como ver uma mulher gostosa e não olhar pra ela.
Once In A Heart, faixa cinco do cd, tem cara de thrash, pura influencia do metallica, ótimos riffs, mas falha no vocal, uma tentativa estranha de cantar ao estilo melódico, não o tradicional melódico mas um próximo ao do Iced Earth. Esse é um ponto fraco apesar da musica ser excelente.
Ai vem Ronin, com solos de guitarra que é Iron Maiden na cabeça. A faixa é instrumental, mas tem incidência de áudio de algum filme japonês, bastante curioso.
Arrival começa com uma introdução a lá maiden e volta com o Heavy tradicional num speed beirando uns 60km/h.
Epic Chãos, trás o true metal do inicio de volta. Com as mesmas características já citadas.
Se eu fosse uma gravadora ficava de olho nesses caras. Se fosse você, correria atrás do cd, mas como eu sou eu, deixo aqui a minha impressão. Plexus é uma banda corajosa em sua atitude e competente no que faz. Músicas pesadas, originais e referências excelentes.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bangers Open Air anuncia primeiras atrações nacionais para a edição 2027
As 5 músicas mais subestimadas do Whitesnake, segundo a Loudwire
A icônica banda que Regis Tadeu não recomenda nenhum álbum sequer: "Todos horrorosos"
Vozes eternas do Heavy Metal brasileiro
A fase do Deep Purple que Ritchie Blackmore não suporta
O álbum que talvez seja a definição mais perfeita do rock progressivo
Summer Breeze vende todos os ingressos para a edição 2027 em tempo recorde
Os 59 anos de idade de Gene Hoglan, um dos maiores bateristas do heavy metal de todos os tempos
Lars Ulrich relembra como foi o primeiro encontro do Metallica com o Iron Maiden
O lendário guitarrista que Keith Richards esnobou: "Não me impressiona…"
O baterista que Dave Lombardo, ex-Slayer, considera o "número 1"
Joe Lynn Turner opina sobre reencontro de Ritchie Blackmore com o Deep Purple
O estilo musical que Geddy Lee considera uma aula sobre como tocar baixo
A música do Led Zeppelin que fez Steve Vai querer tocar guitarra: "O mundo parou"
Como o Dead Kennedys influenciou o Slayer, segundo Dave Lombardo
Titãs e a inesperada visita punk que Arnaldo ficou muito grato de receber na prisão
"Masculinidade tóxica moveu essa banda", diz Kirk Hammett, guitarrista do Metallica
A atitude de Lula que Dinho considerou "insulto e erro"; diversos rockstars fizeram coro

Kinetic Orbital Strike despeja treze bombas punk/crust destruidoras
Ürütaü - Trabalho de estreia, qualidade de veteranos
A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



