O clássico de Phil Collins que aborda sua separação e tem "raiva, desespero e frustração"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 14 de julho de 2024
O lendário músico inglês Phil Collins, baterista e vocalista da banda Genesis, começou sua carreira solo no final dos anos 1970. O primeiro disco solo de Phil Collins é "Face Value", que foi lançado em fevereiro de 1981 e tem como faixa de abertura uma música que se tornou um grande hit dos anos 1980: "In The Air Tonight".
Primeira faixa de "Face Value", "In The Air Tonight" acumula mais de 700 milhões de reproduções no Spotify, enquanto seu vídeo, que pode ser visto a seguir, soma quase 300 milhões de visualizações.
A história de "In The Air Tonight" gira em torno de um período turbulento vivido por Phil Collins. O talentoso artista escreveu a música depois que sua primeira esposa, Andrea Bertorelli, pediu o divórcio.

"Essa música se tornou uma pedra em meu pescoço, embora eu a ame. Eu a escrevi depois que minha esposa me deixou. O Genesis havia feito uma turnê longa demais. Ela me disse: ‘Não ficaremos juntos se você fizer a próxima turnê’. Eu disse: ‘Sou músico. Tenho que ir embora e tocar. Apenas prenda sua respiração enquanto eu estiver lá’. Então, o Genesis fez uma turnê no Japão. Quando voltei, ela disse que estava indo embora e levando as crianças", contou Phil Collins, durante entrevista concedida à Rolling Stone em 2016.
Com o coração vazio e longe de sua família, Phil começou a escrever uma música inesquecível, que segundo ele mesmo, tem doses de sentimentos que contrastam com a melodia "calma" de "In The Air Tonight".
"Montei um estúdio no quarto principal da minha casa com um piano Fender Rhodes e um kit de bateria. Um dia, eu estava trabalhando em uma peça em Ré menor, o tom mais triste de todos. Escrevi apenas uma sequência, e soou bem. Escrevi a letra espontaneamente. Não tenho certeza sobre o que é a música, mas há muita raiva, muito desespero e muita frustração."
Em 2005, Collins concedeu entrevista à revista Mix e contou que a letra de "In The Air Tonight" foi anotada em um lugar inusitado. "A letra que você ouve de 'In the Air Tonight', eu simplesmente cantei. Abri minha boca e ela saiu (...). Ainda tenho o pedaço de papel onde foi escrita, um pedaço de papel comercial de um decorador. Nunca vou me desfazer disso".
E por falar na letra de "In The Air Tonight", existe um boato sobre o conteúdo lírico da canção, como aponta matéria publicada no site Songfacts. De acordo com tal boato (que não é verdadeiro), Collins escreveu a música depois que viu uma pessoa se recusar a prestar socorro a um homem que estava se afogando.
"Ninguém sabe sobre o que é a música, e eu gosto desse mistério. E agora os jogadores da NFL a usam para se exercitar. Recentemente, vi um vídeo de Steph Curry [atleta estadunidense que joga basquete pela franquia californiana Golden State Warriors] cantando-a em seu carro, e a música estava em um anúncio de chocolate ao leite. Onde isso vai parar? Mas não estou reclamando. Ela pagou por esta casa em que estamos agora!", finalizou o ícone da música.
Histórias de Músicas - Phil Collins
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
Os 5 álbuns de rock que todo mundo deve ouvir pelo menos uma vez, segundo Lobão
Para Geezer Butler, "13" não foi um álbum genuíno do Black Sabbath
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
Peter Criss não escreveu "Beth" e bateria não é instrumento musical, diz Gene Simmons
A melhor música de heavy metal de cada ano da década de 1980, segundo a Loudwire
Rob Halford, o Metal God, celebra 40 anos de sobriedade
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Joe Perry do Aerosmith
Fã de treinos de perna, Nita Strauss fala sobre sua dificuldade com a barra fixa
O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
A banda que era "maior do que Jimi Hendrix" para Ritchie Blackmore, e que hoje poucos conhecem
A banda mais influente do rock progressivo, de acordo com Geddy Lee
A música do Genesis com Phil Collins que deixou Peter Gabriel em choque por ser "complexa"
O clássico de Phil Collins que atingiu marca histórica e fala sobre as pessoas sem-teto
O baterista que Phil Collins disse que "não soava como nenhum outro", e poucos citam hoje
O álbum da fase clássica do Genesis que Phil Collins disse que só tinha uma música boa


