O clássico de Phil Collins que aborda sua separação e tem "raiva, desespero e frustração"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 14 de julho de 2024
O lendário músico inglês Phil Collins, baterista e vocalista da banda Genesis, começou sua carreira solo no final dos anos 1970. O primeiro disco solo de Phil Collins é "Face Value", que foi lançado em fevereiro de 1981 e tem como faixa de abertura uma música que se tornou um grande hit dos anos 1980: "In The Air Tonight".
Primeira faixa de "Face Value", "In The Air Tonight" acumula mais de 700 milhões de reproduções no Spotify, enquanto seu vídeo, que pode ser visto a seguir, soma quase 300 milhões de visualizações.
A história de "In The Air Tonight" gira em torno de um período turbulento vivido por Phil Collins. O talentoso artista escreveu a música depois que sua primeira esposa, Andrea Bertorelli, pediu o divórcio.

"Essa música se tornou uma pedra em meu pescoço, embora eu a ame. Eu a escrevi depois que minha esposa me deixou. O Genesis havia feito uma turnê longa demais. Ela me disse: ‘Não ficaremos juntos se você fizer a próxima turnê’. Eu disse: ‘Sou músico. Tenho que ir embora e tocar. Apenas prenda sua respiração enquanto eu estiver lá’. Então, o Genesis fez uma turnê no Japão. Quando voltei, ela disse que estava indo embora e levando as crianças", contou Phil Collins, durante entrevista concedida à Rolling Stone em 2016.
Com o coração vazio e longe de sua família, Phil começou a escrever uma música inesquecível, que segundo ele mesmo, tem doses de sentimentos que contrastam com a melodia "calma" de "In The Air Tonight".
"Montei um estúdio no quarto principal da minha casa com um piano Fender Rhodes e um kit de bateria. Um dia, eu estava trabalhando em uma peça em Ré menor, o tom mais triste de todos. Escrevi apenas uma sequência, e soou bem. Escrevi a letra espontaneamente. Não tenho certeza sobre o que é a música, mas há muita raiva, muito desespero e muita frustração."
Em 2005, Collins concedeu entrevista à revista Mix e contou que a letra de "In The Air Tonight" foi anotada em um lugar inusitado. "A letra que você ouve de 'In the Air Tonight', eu simplesmente cantei. Abri minha boca e ela saiu (...). Ainda tenho o pedaço de papel onde foi escrita, um pedaço de papel comercial de um decorador. Nunca vou me desfazer disso".
E por falar na letra de "In The Air Tonight", existe um boato sobre o conteúdo lírico da canção, como aponta matéria publicada no site Songfacts. De acordo com tal boato (que não é verdadeiro), Collins escreveu a música depois que viu uma pessoa se recusar a prestar socorro a um homem que estava se afogando.
"Ninguém sabe sobre o que é a música, e eu gosto desse mistério. E agora os jogadores da NFL a usam para se exercitar. Recentemente, vi um vídeo de Steph Curry [atleta estadunidense que joga basquete pela franquia californiana Golden State Warriors] cantando-a em seu carro, e a música estava em um anúncio de chocolate ao leite. Onde isso vai parar? Mas não estou reclamando. Ela pagou por esta casa em que estamos agora!", finalizou o ícone da música.
Histórias de Músicas - Phil Collins
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do AC/DC no Brasil não terá Pista Premium; confira possíveis preços
Download Festival anuncia mais de 90 atrações para edição 2026
O disco do Metallica que para James Hetfield ainda não foi compreendido; "vai chegar a hora"
Os melhores guitarristas da atualidade, segundo Regis Tadeu (inclui brasileiro)
A música do Kiss que Paul Stanley sempre vai lamentar; "não tem substância alguma"
As duas bandas que atrapalharam o sucesso do Iron Maiden nos anos oitenta
"Guitarra Verde" - um olhar sobre a Fender Stratocaster de Edgard Scandurra
Mais um show do Guns N' Roses no Brasil - e a prova de que a nostalgia ainda segue em alta
Ace Frehley deixou livro pronto para ser lançado em 2026
O artista que Neil Peart se orgulhava de ter inspirado
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
A banda que Dave Grohl acha "indiscutivelmente a mais influente" de sua geração
Priorizando a saúde, Paul Rodgers não irá ao Rock and Roll Hall of Fame 2025
Como era sugestão de Steve Harris para arte de "Powerslave" e por que foi rejeitada?
Ramones e a complexidade técnica por trás da sua estética
A música do Genesis com Phil Collins que deixou Peter Gabriel em choque por ser "complexa"
O clássico de Phil Collins que atingiu marca histórica e fala sobre as pessoas sem-teto
O maior baterista de todos os tempos para Phil Collins; "nunca tinha visto nada parecido"
A canção do Genesis que a banda evitava tocar ao vivo, de acordo com Phil Collins
O álbum em que Phil Collins acredita ter atingido "o auge" como baterista


