Resenha - Scream on the Cross - União
Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 11 de junho de 2003
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Pela Megahard Records, em 2003, a banda paulista União lançou o seu ‘debut’, "Scream On the Cross", que já chama muito a atenção ao vermos que toda a sua produção foi feita no Creative Sound Studio, um dos maiores estúdios do Brasil. Para que este impacto fosse ainda maior, a banda também investiu em uma arte gráfica muito boa, um encarte muitíssimo bem feito por Rodrigo Cruz (Holy Sagga, Imago Mortis, Hangar, entre outros) e tem o desenho da frente assinado pelo artista Mozart Couto. O som da banda beira o power metal, com algumas influências de metal progressivo e hard rock, e o curioso é que a maioria das músicas caem em passagens mais cadenciadas, conseqüentemente, menos velozes.

Irineu Lodi (vocal e guitarra), Timo Kaarkoski (guitarra), Elder Araújo (baixo), Willian Benincasa (teclado) e Nando Rodrigues (bateria) fazem um trabalho invejável, especialmente o vocalista Irineu, com um timbre bem próprio; e o baterista Nando, que sabe muito bem usar o pedal duplo durante todas as músicas, sem deixá-las ‘clichê’ demais. Para quem não sabe, o guitarrista Timo Kaarkoski é finlandês, e algumas passagens do tecladista Willian são feitas em um órgão Hammond B3, não apenas em teclado.
Musicalmente, "Scream on the Cross" é bem composto e completo, porém não muito complexo. Não há grandes diversificações entre as músicas, a maioria segue bem mesmo aquela linha power/hard, e ainda contamos com letras que abordam temas cristãos e religiosos. Depois da curta introdução "Awakening", há uma das músicas mais melódicas do CD: "Unknown World", com bons riffs de guitarra, que em alguns momentos desembocam para o peso mesmo. A faixa "Mercy" é dividida em duas partes ("Darkest Days" e "Born Again"), as duas bem pesadas, porém não caindo em um lado mais power metal, e sim em algo mais heavy tradicional com pitadas de progressivo. Legal também é a faixa título, uma música que possui boas melodias de piano e um vocal bem inspirado por parte de Irineu, sobrando mais para o seu final um bom refrão. Como dito, a linha hard presente em todo o disco, pode ser bem ouvida em "Diary of a Child", com estas influências. Na minha opinião, a melhor música do álbum é a seguinte, "Dreams", cheia de boas melodias e ainda com bons solos de bateria no seu interior (é, isso mesmo!), aqui, com direito ainda a peso de guitarra e partes mais cadenciadas. Por fim, "Patmos", uma instrumental bem certeira para quem curte este tipo de coisa, assim como eu.
Um bom lançamento. Acho que apenas a banda diversificando mais as músicas (seus estilos e características) no seu próximo álbum, fará algo melhor e quem sabe, surpreendente. Banda super entrosada e boa produção eles já conseguiram.
Site oficial: www.uniao-online.com.
E-mail: [email protected].
Line-up:
Irineu Lodi (vocal/guitarra);
Timo Kaarkoski (guitarra);
Elder Araújo (baixo);
Willian Benincasa (teclado);
Nando Rodrigues (bateria).
Track-list:
01. Awakening
02. Unknown World
03. Mercy Part I (Darkest Days)
04. Mercy Part II (Born Again)
05. Travel in Darkness
06. Stations
07. Scream on the Cross
08. Diary of a Child
09. Messenger of Peace
10. Dreams
11. Hypocrisy
12. Patmos
Tempo total: 60:49
Material cedido por:
Megahard Records
Caixa Postal 41698, São Paulo/SP, Cep:05422-970
Site: www.megahard.com.br
e-mail: [email protected]
Fax: (11) 3224.8297. Telefone: (11) 3224.0709.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
Bangers Open Air divulga line-up da próxima edição, com In Flames, Fear Factory e Jinjer
Regis Tadeu detona AC/DC e afirma que eles viraram "banda cover de luxo"
Nova música do Megadeth desbanca - temporariamente - Taylor Swift no iTunes dos EUA
O álbum que Paul Stanley viu como a grande volta por cima do Kiss
O subestimado guitarrista base considerado "um dos maiores de todos" por Dave Mustaine
As 3 teorias sobre post enigmático do Angra, segundo especialista em Angraverso
Megadeth, Anthrax, Trivium e Evergrey apoiarão Iron Maiden em turnê pela Europa
Nicko McBrain compartilha lembranças do último show com o Iron Maiden, em São Paulo
Fernanda Lira expõe comentários preconceituosos e recebe apoio de nomes do metal
A "melhor banda de rock'n'roll em disco", segundo Bono, do U2
Os 11 melhores álbuns de progressivo psicodélico da história, segundo a Loudwire
A canção proto-punk dos Beatles em que Paul McCartney quis soar como Jimi Hendrix
Produtor do Kiss, Bob Ezrin lamenta morte de Ace Frehley
As melhores de Ronnie James Dio escolhidas por cinco nomes do rock e metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias


