Resenha - Quarante Jours Sur Le Sinai - Nil
Por Guilherme Vignini
Postado em 04 de junho de 2003
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Os franceses do Nil, banda de Rock Progressivo sinfônico, lançam seu terceiro trabalho, com bastante estilo. Não conheço os dois trabalhos anteriores, por isso me surpreendi com a qualidade desse cd.

Eles apresentam bastante influências de King Crimson, Änglagård, Fusion mas com bastante personalidade. Apesar do cd ser quase totalmente instrumental, tem algumas participações vocais da bela Roselyn Berthet, o que dá um toque parecido com bandas como Karnataka e Mostly Autumn, com a diferença de que é todo cantado em francês, o que dá um toque personalíssimo.
O cd é conceitual com 29 músicas divididas em dois "atos", falando da decadência da Atlântida, o Império Egípcio, os 40 dias que Moisés passou no deserto do Sinai. Tudo muito bem explicado em um encarte bilíngüe (francês / inglês).
Os músicos são muito competentes e fazem um som bastante envolvente. Acho que é um dos grandes lançamentos de Rock Progressivo nos últimos anos, principalmente se tratando de um trabalho conceitual, o que torna o trabalho um pouco hermético, pois não dá para destacar uma música isoladamente, deve-se ouvir todo o álbum para ter um panorama total do CD.
O álbum é cheio de climas e atmosferas, entrecortados pela guitarra de David Maurin, com toques de Allan Holdsworth e Robert Fripp. O Stick Bass de Samuel Maurin lembra bastante o trabalho de Tony Levin, e o tecladista Benjamin Croizy consegue criar atmosferas bastante interessantes com o uso dos velhos Hammond e Mellotron. A precisa bateria de Frank Niebel completa um time bastante coeso.
Após o lançamento desse CD, a participação da convidada Roseline Berthet deu tão certo que ela foi efetivada na banda, o que é uma boa notícia, já que as músicas de que ela participa são muito boas. Além de Roseline o cd conta com a participação de diversos músicos que cuidam de vocais, cellos, harpas e saxofones. É um trabalho bastante complexo e merece a atenção dos apreciadores de Rock Progressivo.
Maiores informações no website oficial: www.chez.com/nil
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O que o retorno de Angela Gossow ao Arch Enemy representa na prática?
Regis Tadeu afirma que último disco do Megadeth é "uma aula de dignidade"
Foo Fighters - "Tenho muito a falar, mas preciso tomar cuidado", diz Josh Freese
Quem é Berzan Önen, o novo vocalista turco e fortão do Nevermore
Tour manager do Guns N' Roses fala sobre emoção de Axl ao conhecer Ozzy Osbourne
Chuck Billy diz que vinil "tem um som diferente", mas aponta um detalhe que muda tudo
Retorno? Perfis do Arch Enemy e de Angela Gossow deletam todos os posts
Angra, Helloween e Arch Enemy puxaram a fila: 5 bandas que ganhariam com retornos
"Não havia uma única mulher na plateia": o começo estranho de uma lenda do rock
Arch Enemy posta vídeo em colaboração com Angela Gossow e fãs especulam retorno
Jeff Loomis conta como honrará o legado de Warrel Dane na nova formação do Nevermore
Dois anos após lançamento, guitarrista reflete sobre álbum mais recente do Pearl Jam
"Ouvi e achei muito interessante": lenda do rock aprova o Sleep Token
Vocal do Lamb of God diz que antigo logo da banda parecia cardápio de restaurante
A música do Queen que Brian May diz resumir o que a banda era "de verdade"
Nicko McBrain deu troco em jornalista que o gravou reclamando do Bruce Dickinson
O guitarrista preferido de James Hetfield; "ele me inspirou a querer tocar pesado"
Os 10 melhores álbuns de heavy metal de todos os tempos, segundo o RYM


CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



