Resenha - Eternal Winds - Endless
Por Paulo Finatto Jr
Postado em 31 de maio de 2003
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Endless foi um dos maiores destaques do heavy tradicional/melódico no Rio de Janeiro (RJ), sendo formado em 1995 e tem uma demo lançada antes deste ‘debut’, intitulada "Violent Sky" (1998). Em 2000, pela Megahard Records, a banda lançou este seu primeiro disco, "Eternal Winds", que foi muito bem repercutido na época, tanto que a banda conseguiu fazer grandes shows, ao lado do Symbols (quando ainda contava com Edu Falaschi no vocal) e ao lado do Primal Fear, em São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente.

Mas infelizmente, a banda acabou em 2002, por problemas internos. A formação que contava com Vitor Veiga (vocal), Cris Moura e Leandro Monteiro (guitarras), Rey Araújo (baixo), Márcio Brito (teclado) e Sérgio Sanchez (bateria) resumiu-se somente a este disco, diga-se de passagem, muito bem composto. O único problema fica por conta da gravação, um pouco aquém para ser considerada ótima. Nota-se que o vocal ficou com uma "cara" digital demais, e o ponto fraco fica especialmente para a "cozinha", considerada por mim abafada, se compararmos com os outros instrumentos. Apesar destes problemas, nota-se com muita clareza a boa performance de todos os músicos, especialmente do vocalista e da dupla de guitarristas.
Musicalmente, o álbum está repleto de músicas na linha heavy tradicional, mas que com a presença do teclado, estas mesmas receberam algumas influências do metal melódico (principalmente) e também, do progressivo. "Visions of Tomorrow" é uma perfeita música para abrir o disco, só ficando atrás na minha lista de favoritas, da "Wasting My Time", segunda música, esta, com uma cara de Rhaposdy do "Legendary Tales". "Eagle’s Top" é outra música que merece destaque, já que não são todas as bandas que conseguem fazer uma balada como esta, com linhas interessantes de teclado, refrão grandioso e ainda bonitos e melódicos solos de guitarra. Depois de uma pequena introdução, há outra grande faixa do Endless: "Minstrels of Dawn", com direito a riffs pesadíssimos com boas quebradas na bateria. E mesmo sendo uma música pesada, possui algumas partes de teclado sem deixá-la sinfônica ao extremo. Finalizando, a longa (com mais de dez minutos) "I’m Alone" merece destaque, uma balada com algumas claras influências do rock progressivo, e ainda, com direito a um jogo de vozes e um refrão muito bem inspirado.
Se o Endless ainda estive na ativa, poderia ser hoje, tranqüilamente, um dos maiores representantes do heavy metal (e do metal melódico) aqui no Brasil, e até no exterior, onde a banda conseguiu um pequeno, porém expressivo reconhecimento. Quem sabe, a banda ainda não volta à ativa?!
Line-up:
Vitor Veiga (vocal);
Cris Moura (guitarra);
Leandro Monteiro (guitarra);
Rey Araújo (baixo
Márcio Brito (teclado);
Sérgio Sanchez (bateria).
Track-list:
01. Visions of Tomorrow
02. Wasting My Time
03. Holy Ground
04. Guiding Light
05. Eagle’s Top
06. Mind of Indecision
07. Intro
08. Minstrels of Dawn
09. Eternal Winds
10. I’m Alone
11. Good Bye
Material cedido por:
Megahard Records
Caixa Postal 41698, São Paulo/SP, Cep:05422-970
Site: www.megahard.com.br, e-mail: [email protected]
Fax: (11) 3224.8297. Telefone: (11) 3224.0709.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
A banda de rock que Robert Smith odeia muito: "Eu desprezo tudo o que eles já fizeram"
O melhor álbum do AC/DC de todos os tempos, segundo Lars Ulrich do Metallica
O álbum dos anos 2000 que impressionou James Hetfield, do Metallica
A banda que vendeu mais de 100 milhões de discos, mas foi "humilhada" pelo Van Halen
O clássico do Pink Floyd que nem David Gilmour consegue entender o significado
Nirvana: "In Bloom" e o recado para quem canta sem entender a letra
A única banda de hard rock que Keith Richards sempre elogiou: "Sempre impressionante"
O guitarrista que dividiu o palco com o Metallica - e não ficou feliz por isso
O cantor que Dave Grohl e Axl Rose colocam no topo da história do rock
Palco de show histórico do Black Sabbath em SP passa por reforma e será modernizado para 2026
Quem é Perry Mason, que dá nome a um dos grandes clássicos de Ozzy Osbourne
A banda de rock que Xuxa adorava: "Ela pedia pessoalmente para a Marlene Mattos levar"
A bronca que John Paul Jones tinha com os Beatles; "Eles escrevem boas músicas, mas..."
Bill Ward (Black Sabbath) exalta Brann Dailor, baterista do Mastodon

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
Coldplay: Eles já não são uma banda de rock há muito tempo


