RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Produtor de longa data do Black Sabbath revela os segredos do timbre da guitarra de Tony Iommi

A guitarra barata que é imitação de marca famosa e mudou a vida de James Hetfield

Billy Corgan comenta seu álbum favorito do Black Sabbath: "Iommi foi visionário e pioneiro"

O canadense que matou uma família e culpou música de Ozzy

Baterista do Shadows Fall odiou Metallica e Slayer quando ouviu pela primeira vez

Kurt Cobain comenta as músicas do Nirvana que compôs para combater o sexismo

Um fator crucial que levou Mike Shinoda a reformar o Linkin Park; "Estava quase como acabado"

Primeira música escrita por Steve Harris tinha título "horrível" e virou faixa de "Killers"

O que Cazuza quis dizer com "A burguesia fede e quer ficar rica" no clássico "Burguesia"

A conturbada saída de Steve Souza do Testament, nas palavras de Eric Peterson

O dia que o Pearl Jam só não compôs uma música com Bob Dylan porque Eddie Vedder não quis

A enigmática última frase que Renato Russo disse para seu amigo antes de morrer

Além de Jaco, o outro baixista fenomenal que Robert Trujillo adora, mas poucos roqueiros conhecem

Liam Gallagher estabelece condições para novo álbum do Oasis sair do papel

Ozzy Osbourne chegou a cantar no ensaio para o Rock and Roll Hall of Fame


Comitiva
Stamp

Resenha - Iced Earth - Iced Earth

Por Alexandre Avelar
Postado em 28 de maio de 2003

Na década de 30, quando Robert Johnson gravou, com seu violão, as bases do que viria a ser o rock'n'roll vinte anos depois, ele não apenas estava criando um novo estilo de se tocar blues, ele estava dando às cordas de seu instrumento um novo "status".

Ao longo dos anos surgiria a guitarra elétrica, que faria a fama de "bluesmen" como B.B. King, e se tornaria o símbolo do rock'n'roll (com a ressalva dos pianos maravilhosos de Little Richard e Jerry Lee Lewis), através do rhythm'n'blues de Chuck Berry, Buddy Holly e tantos outros, passando pelas inovações de Jimi Hendrix, Pete Townshend, Jeff Beck, Jimmy Page e Ritchie Blackmore.

Iced Earth - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 1

Embora haja controvérias, nenhum guitarrista definiria melhor o estilo que seria mais tarde denominado HEAVY METAL do que Tony Iommi, com seus riffs que definiram o estilo do Black Sabbath e foram a maior influência para que Glenn Tipton e K.K. Downing lançassem a semente do que viria a ser a NWOBHM, representada por Motorhead, Samson, Iron Maiden, Saxon, entre outras.

Os anos 80 foram a "época de ouro" do Heavy Metal, muitas bandas estavam em grandes gravadoras, surgiram milhares de sub-gêneros, do death ao melódico, até que, no final daquela década, a saturação empurrou o metal de volta ao "underground", o que favoreceu o crescimento de gravadoras menores, como a Noise, SPV, Metal Blade, Earache, Century Media, entre outras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 2

Enquanto isso ocorria, o que era "underground" e "alternativo" nos anos 80 virou coqueluche nos 90, e a tosqueira punk do "grunge" passou a ser considerada a raíz do "novo" heavy metal. Assim, enquanto bandas como Judas Priest, Queensryche, Metallica, e até o nosso Sepultura tentaram se adaptar aos novos tempos, outras tantas, fiéis às raízes do estilo, pareciam condenadas à extinção.

É aí que chegamos ao Iced Earth, que, juntamente com o Nevermore, só viria a obter o devido reconhecimento anos depois, após muita persistência e através de grandes dificuldades.

Confesso que só "descobri" o Iced Earth quando "Something Wicked..." foi lançado no Brasil (assim como só vim a conhecer o Nevermore através do "Dreaming Neon Black"), e, na época, apesar de todos os clichês apresentados, e apesar de alguns timbres do vocalista Matt Barlow, que não me agradaram, fiquei impressionado pelo vigor dos riffs do guitarrista Jon Schaffer.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 3

Depois de alguns anos, eis que a Century Media me presenteia com os álbuns originais do início da carreira do Iced Earth, com novas capas e arte gráfica.

Quanto a esse álbum de estréia, há algo de mágico, que de alguma forma se perdeu nas regravações feitas para o "Days Of Purgatory" (o mesmo pode ser dito em relação a "Night Of The Stormrider" e "Burnt Offerings"), e que pode ser sentido pela sequência das músicas, onde há uma certa continuidade nos riffs e bases de Schaffer, embora o disco não seja conceitual. É algo que eu não sentia desde minha primeira audição do LP de estréia do já citado Black Sabbath, onde até faixas predominantemente instrumentais como "Sleeping Village" pareciam inseridas dentro de um contexto, a exemplo do que ocorre com "The Funeral" neste CD do Iced Earth.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 4

É claro que há um certo exagero em comparar Schaffer a Iommi, mas não é demais lembrar que, assim como Schaffer, Iommi também já foi muito criticado por suas "semelhanças" com outros guitarristas da época, como Jimmy Page, Mick Abrahams e Martin Barre, fora o fato de ter centralizado a banda em torno de si e de sua guitarra, característica que Schaffer também herdou de seu mestre.

O que se ouve neste disco de estréia do Iced Earth vale praticamente pelo trabalho de guitarras e pelas ótimas composições calcadas no heavy tradicional com toques de thrash metal, já que o vocalista Gene Adam mostra-se bastante limitado, e a produção é bem simples, sem os requintes que marcariam os discos seguintes. Aliás, essa história de músicas calcadas em riffs de guitarras, produção simples...também não lembra o Black Sabbath em seus primórdios?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 5
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Bangers Open Air
Pierce The Veil


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luis Jose Geraldes | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS