Resenha - Audioslave - Audioslave

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Alexandre Freitas de Avelar
Enviar correções  |  Ver Acessos


Que porrada! Quem achou que Chris Cornell (um dos melhores vocalistas dos anos 90) estava acabado depois do fim do Soudgarden, e que o "guitar hero" Tom Morello iria se limitar eternamente ao insuportável "rap metal" do Rage Against The Machine, quebrou a cara! Esse AudioSlave é simplesmente a salvação do rock americano "mainstream", é a pedra que faltava para sepultar de uma vez por todas o grunge e o new-metal!

Howard Stern: "Tom Morello é uma pessoa muito brava"Influências: Folk Metal e Música Celta

Felizmente, e por incrível que pareça, o AudioSlave não repete os erros que seus integrantes cometeram em suas atividades anteriores. Não é preciso, mas vamos relembrar. Chris Cornell era o vocalista da "menos pior" banda da era grunge, o Soundgarden, que, mesmo contando com sua excelente voz, pecava pelos mesmos erros de outras bandas de sua geração: andamentos melancólicos, chegados a "alternativos", ritmos arrastados, ou seja, coisas que não combinam com rock de verdade. Morto o Soundgarden, Cornell partiu para uma mal sucedida carreira solo, que rendeu um disco ainda mais chato que qualquer CD de grunge. Já os três demais integrantes tiveram a brilhante idéia de dispensar o cantor-de-rap-metido-a-pregador Zack de la Rocha, um sujeito que só sabia gritar e bancar o ativista político: acabou assim uma das bandas responsáveis pelo estouro do rap-metal nos EUA, moda que conseguiu superar o grunge em termos de porcaria.

Bom, mas e o CD do AudioSlave? Simples, como todo rock tem que ser: riffs de guitarra pesadíssimos (esse Tom Morello é bom mesmo), cozinha porrada, vocais irados (alternando partes mais calmas, mas sem descambar para a chatice), refrões de verdade, produção limpa, e uma mensagem no encarte que é um verdadeiro alívio: todos os sons feitos por guitarra, baixo, bateria e vocal. Yes! Ah, já ia esquecendo: letras a cargo de Chris Cornell, ou seja, nada de pregação pseudo-politizada.

É claro que nem tudo é perfeito (aí já ia ser querer demais). Ainda há resquícios de grunge aqui e acolá, músicas em excesso (podiam ter tirado umas quatro mais fraquinhas, e o CD ainda teria dez faixas de respeito), e uma arte de capa e encarte meio metida a alternativa (sem contar o novo visual aboiolado do Chris Cornell). Também incomoda um pouco o fato de não estar claro se o AudioSlave é uma banda de verdade ou apenas um projeto de um disco só.

Mesmo assim, é um alívio escutar um CD como este. Tomara que a mídia faça com o AudioSlave o que fez com o Nirvana e o Korn, e surjam bandas americanas fazendo um som que, se não for tão bom quanto o deste CD, seja pelo menos algo que preste.

Para terminar, vale dizer que o CD tem uma faixa interativa, através do qual se pode ver um videoclipe sensacional no "site" da banda.


Outras resenhas de Audioslave - Audioslave

Audioslave: Um misto de Led Zeppelin com ecos do SoundgardenAudioslave: completando 10 anos de seu debutResenha - Audioslave - Audioslave




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Audioslave"


Howard Stern: "Tom Morello é uma pessoa muito brava"Canal Barbônico: Chris Cornell e o fim de uma das maiores vozes do grunge

Chris Cornell: filme é falso, diz viúva, que acusa hatersChris Cornell
Filme é falso, diz viúva, que acusa haters

Chris Cornell: filme tem produção de Brad Pitt e elenco com ator que fará Axl RoseChris Cornell
Filme tem produção de Brad Pitt e elenco com ator que fará Axl Rose

Audioslave: Não há explicação para Chris ter falecidoAudioslave
"Não há explicação para Chris ter falecido"

Alice In Chains: Layne Staley quase assumiu vocal do AudioslaveAlice In Chains
Layne Staley quase assumiu vocal do Audioslave

Chester Bennington: viúva de Chris Cornell reage à morte do cantorChester Bennington
Viúva de Chris Cornell reage à morte do cantor

Audioslave: Morello esclarece história do teste de Layne StaleyAudioslave
Morello esclarece história do teste de Layne Staley


Influências: Folk Metal e Música CeltaInfluências
Folk Metal e Música Celta

Raimundos: O verdadeiro motivo para a saída de Rodolfo da bandaRaimundos
O verdadeiro motivo para a saída de Rodolfo da banda

Evanescence: estranha criatura em foto de Amy Lee com seu filhoEvanescence
Estranha criatura em foto de Amy Lee com seu filho

Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1983Heavy Metal
Os dez melhores álbuns lançados em 1983

Loudwire: as 10 melhores músicas do Slipknot segundo o siteLoudwire
As 10 melhores músicas do Slipknot segundo o site

Black Sabbath: Os melhores e os piores discos da bandaBlack Sabbath
Os melhores e os piores discos da banda

Tracii Guns: Axl é um cara simples num mundo complicadoTracii Guns
"Axl é um cara simples num mundo complicado"


Sobre Alexandre Freitas de Avelar

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

adClio336|adClio336