Audioslave: Um misto de Led Zeppelin com ecos do Soundgarden
Resenha - Audioslave - Audioslave
Por Rodrigo Noé de Souza
Postado em 14 de agosto de 2013
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Os fãs do Rage Against The Machine ficaram chocados com o anúncio da saída do Zack De La Rocha, em 2000. O que parecia ser um fim virou um novo começo para o trio remanescente, formado por Tom Morello (guitarra), Tim Commerford (baixo) e Brad Wilk (bateria), quando formaram o Audioslave, ao lado do então vocalista do Soundgarden Chris Cornell, sob o auxílio do mago Rick Rubin.
Por serem de gravadoras diferentes (RATM era da Epic/Sony e o Chris era da A&M/Interscope), pareciam que as coisas não iriam dar certo. Já que a expectativa era enorme, pois misturar a voz do Soundgarden com a força sonora do RATM era (na época) um mistério para quem gostava das duas bandas. A estreia nos palcos foi em Março de 2002, no Ozzfest. Mas, quando foi anunciado seu primeiro single, Cochise, eis que a espera valeu a pena. Aquela introdução que mais parece uma britadeira anunciava a mais nova encarnação do Rock atual.
O clipe começa com a descrição Play Loud (aumente o volume), enquanto a banda segue até uma construção velha, onde se encontra o vocalista. Ao subirem em um elevador, os três montam seus equipamentos, para que uma chuva de fogos de artifício explode os céus. Quem morava naquela região, achavam que era um ataque terrorista. Méritos do diretor Mark Romanek.
Quando o disco foi lançado em 19 de novembro de 2002, a espera foi confirmada: uma banda poderosa. Os que não gostavam do RATM aprovaram essa empreitada. A capa foi criada pelo mago do design gráfico Storm Thorgerson, remetendo as famosas capas do Pink Floyd, Led Zeppelin, Rush.
O som como um todo seria um misto de Led Zeppelin, com ecos do Soundgarden. Tom Morello continua com aquela pegada única de sua guitarra, enquanto a cozinha não fica atrás. Além de Cochise, outros destaques ficam para Show Me How To Live (com um clipe sensacional, baseado no filme Correndo Contra o Destino), Gasoline (com um riff que lembra aquele meio do Iron Man, do Black Sabbath), o hit Like A Stone, I Am The Highway, Shadow On The Son e Set It Off.
Certificado com um disco triplo de platina, Audioslave entrou em sétimo lugar na Billboard 200. Em apenas mais de três anos, a banda tocou pela primeira vez em Cuba, que virou um DVD. Após lançar mais dois discos, a banda deu por encerrado seu expediente.
O trio, formado por Morello/Commerford/Wilk juntou-se novamente com Zack e remontou o Rage Against The Machine, enquanto que o Chris Cornell anunciou a reunião do Soundgarden.
Formação:
Chris Cornell – vocal
Tom Morello – guitarra
Tim Commerford – baixo
Brad Wilk – bateria
Tracklist:
1-Cochise
2-Show Me How to Live
3-Gasoline
4-What you Are
5-Like A Stone
6-Set It Off
7-Shadow On the Sun
8-I Am The Highway
9-Exploser
10-Hypnotize
11-Bring’Em Back Alive
12-Light My Way
13-Getaway Car
14-The Last Remaining Light
Confiram os vídeos abaixo
Cochise:
Like A Stone:
Show Me How To Live:
Outras resenhas de Audioslave - Audioslave
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Helloween cancela shows na Ásia devido a problemas de saúde de Michael Kiske
Megadeth anuncia mais datas da turnê de despedida
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
The Troops of Doom tem van arrombada e itens furtados na Espanha
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
Rockstadt Extreme Fest terá 5 dias de shows com cerca de 100 bandas; veja as primeiras
Yngwie Malmsteen vem ao Brasil em abril de 2026, segundo José Norberto Flesch
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo o lendário Joey Ramone
Sepultura anuncia último show da carreira em Portugal
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
Bruno Sutter aposta alto e aluga o Carioca Club para celebrar 50 anos de Iron Maiden em São Paulo
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
Os dois guitarristas que são melhores que Ritchie Blackmore, de acordo com Glenn Hughes
A música inspirada em Soundgarden que virou um hit do Metallica - não é "Enter Sandman"
Os 25 melhores álbuns de rock lançados nos últimos 25 anos, de acordo com a Loudwire
Os 25 melhores discos de rock lançados nos últimos 25 anos, segundo o Loudwire
A música do Audioslave que é uma das preferidas de Marko Hietala


