Os 25 melhores álbuns de rock lançados nos últimos 25 anos, de acordo com a Loudwire
Por Bruce William
Postado em 29 de setembro de 2025
O rock passou por várias transformações desde o início dos anos 2000. O período viu o auge do nu metal, a ascensão do emo e do pop-punk, além do retorno de veteranos que mostraram ainda ter força criativa para lançar grandes trabalhos. Nesse meio tempo, surgiram bandas que conquistaram espaço e outras que souberam se reinventar.
Entre 2000 e 2024, foram muitos os álbuns que marcaram época. A lista a seguir, elaborada pela Loudwire, reúne 25 discos que ajudaram a definir o som do rock neste século, indo de estreias impactantes a retornos inesperados, passando por diferentes estilos e gerações que deixaram a sua marca. Veja a matéria original com explicações detalhadas (em inglês) acessando esse link.
Melhores e Maiores - Mais Listas

- "White Pony" do Deftones (2000): "O disco mostrou que a banda ia além do rótulo nu metal, misturando peso com shoegaze e trip hop."
- "Razorblade Romance" do HIM (2000): "Lançamento que consolidou o chamado 'love metal' e apresentou Ville Valo a um público muito maior."
- "Chocolate Starfish and the Hotdog Flavored Water" do Limp Bizkit (2000): "Um dos ápices do nu metal, com hits como 'Rollin'' e participações de peso."
- "Hybrid Theory" do Linkin Park (2000): "Estreia explosiva que uniu rap e rock com letras de forte impacto emocional."
- "Take Off Your Pants and Jacket" do Blink-182 (2001): "Pop-punk em alta com faixas que equilibram humor, romance juvenil e dramas familiares."
- "Morning View" do Incubus (2001): "Inspirado pelo clima do litoral californiano, trouxe um som mais diversificado e acessível."
- "Bleed American" do Jimmy Eat World (2001): "Álbum-chave do emo dos anos 2000, com refrões marcantes e apelo radiofônico."
- "Audioslave" do Audioslave (2002): "Supergrupo formado por ex-integrantes do Rage Against the Machine e Chris Cornell no vocal."
- "Songs for the Deaf" do Queens of the Stone Age (2002): "Mistura de stoner, riffs marcantes e a bateria furiosa de Dave Grohl."
- "Sing the Sorrow" do AFI (2003): "Transição para um som mais acessível e atmosférico, com singles fortes."
- "Elephant" do The White Stripes (2003): "Gravado com equipamentos analógicos, deu ao mundo 'Seven Nation Army'."
- "Fallen" do Evanescence (2003): "Mistura de peso e melodia que apresentou Amy Lee como grande voz do rock."
- "American Idiot" do Green Day (2004): "Ópera punk que revitalizou a banda e marcou a cultura pop do início dos anos 2000."
- "Three Cheers for Sweet Revenge" do My Chemical Romance (2004): "Consolidou a estética dramática da banda e abriu caminho para o sucesso mundial."
- "From Under the Cork Tree" do Fall Out Boy (2005): "Mistura de refrões gigantes, letras confessionais e energia pop-punk."
- "All the Right Reasons" do Nickelback (2005): "Incluiu uma sequência de singles que dominaram as rádios e levou a banda ao auge comercial."
- "The Black Parade" do My Chemical Romance (2006): "Conceitual e teatral, transformou o grupo em ícone da era emo."
- "One-X" do Three Days Grace (2006): "Com letras pessoais, rendeu sucessos como 'Animal I Have Become' e 'Pain'."
- "Riot!" do Paramore (2007): "Mostrou a força de Hayley Williams em faixas como 'Misery Business' e 'Crushcrushcrush'."
- "The Sound of Madness" do Shinedown (2008): "Álbum que expandiu o alcance da banda com músicas que invadiram rádios e arenas."
- "Black Gives Way to Blue" do Alice in Chains (2009): "O retorno após a morte de Layne Staley, mantendo a essência e renovando a história."
- "Wasting Light" do Foo Fighters (2011): "Gravado em fita analógica, resgatou a energia crua da banda."
- "The Strange Case Of..." do Halestorm (2012): "Rendeu o Grammy para "Love Bites (So Do I)" e consolidou a banda no mainstream."
- "Meliora" do Ghost (2015): "O álbum que deu aos suecos seu primeiro Grammy e firmou seu estilo entre o rock e o metal."
- "GLOW ON" do Turnstile (2021): "Um dos discos mais criativos do hardcore recente, abrindo o som para novas influências."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor cantor do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
"Um baita de um babaca"; o guitarrista com quem Eddie Van Halen odiou trabalhar
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
A banda punk que Billy Corgan disse ser "maior que os Ramones"
O guitarrista que Ritchie Blackmore acha que vai "durar mais" do que todo mundo
Mick Mars perde processo contra o Mötley Crüe e terá que ressarcir a banda em US$ 750 mil
O maior cantor de todos os tempos, segundo o saudoso Chris Cornell
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A banda clássica dos anos 60 que Mick Jagger disse que odiava ouvir: "o som me irrita"
A melhor música de cada disco do Megadeth, de acordo com o Loudwire
Extreme confirma shows no Brasil fora do Monsters of Rock; Curitiba terá Halestorm
O que Paulo Ricardo do RPM tem a ver com o primeiro disco do Iron Maiden que saiu no Brasil
Os guitarristas mais influentes de todos os tempos, segundo Regis Tadeu


Loseville Gringo Papi Tour fechou 2025 com euforia e nostalgia
Matt Tuck fala sobre show com Limp Bizkit no Brasil e a morte de Sam Rivers
Creed anuncia atrações da edição 2026 do festival "Summer Of '99 And Beyond"
Fred Durst se irrita com fã durante show do Limp Bizkit
Limp Bizkit retorna aos palcos com tributo a Sam Rivers e novo baixista
Lista: 35 músicas que não são metal, mas o metaleiro pode ouvir em paz
Fascínio pelo terror: Cinco bandas que dão medo


