Resenha - Dark Ride - Helloween
Por Keeper Of Jericho
Postado em 13 de novembro de 2000
É realmente difícil fazer um review desse álbum. Depois do maravilhoso "Better Than Raw" muitos se perguntaram como o Helloween iria se superar. Bem, não dá pra dizer que "The Dark Ride" respondeu exatamente a essa pergunta. O fato é que o estilo da banda nesse álbum deu uma guinada meio inesperada.
Nos últimos anos houve um boom no surgimento de novas bandas de power metal, quase todas com inspiração no Helloween oitentista, com vocalistas no estilo Kiske. O novo trabalho do Helloween foi surpreendente, para não dizer agradável.
Para começar, tanto o conceito como o feeling do álbum estão muito mais "dark" e sinistros. Em grande parte das músicas, as guitarras estão mais pesadas, os riffs mais lentos e graves. A melodia que sempre caracterizou os álbuns da banda estão menos claras nesse álbum. Pode-se ver o reflexo disso nas letras, bem mais sombrias e depressivas que o habitual.
Obviamente, há ainda aquele power metal de sempre e algumas letras alegres, mas, ratificando, esse álbum é bem diferente. Felizmente, quase todas as diferenças são para melhor. Há de se admirar a capacidade do Helloween de permanecer original em meio a um estilo que ultimamente cresce cada vez mais. Até o Gamma Ray caiu na mesmice com o "Powerplant", embora não tenha perdido qualidade.
O fato é que tem muito fã (principalmente os da fase Kiske), que podem não gostar do novo estilo, mas na maioria das músicas é possível abrir um pouco a mente e perceber o quanto são boas. Eu diria que o fã mais conservador dificilmente vai gostar à primeira escutada. É preciso entender antes. Mas qualquer um que ouça tem que convir com uma coisa: a produção está perfeita! Espero que Roy Z produza todos os álbuns do Helloween de agora em diante. A mixagem está perfeitamente equilibrada, todos os instrumentos perfeitamente audíveis.
As características principais desse álbum são, sem dúvida, a agressividade "dark", o uso muito mais forte de teclados, ajudando a criar a atmosfera soturna, e os riffs mais "gordos". Os solos monumentais diminuíram um pouco, dando lugar aos solos mais sucintos, mais hard rock. Aliás, as músicas em si estão bem mais sucintas, sem frescura, indo "direto ao ponto". Dá pra dizer que sem dúvida é um dos melhores álbuns da fase Deris. Mas para a maioria vai demorar um pouco a perceber isso.
Andi Deris - Vocais
Michael Weikath - Guitarra
Roland Grapow - Guitarra
Markus Grosskopf - Baixo
Uli Kusch - Bateria
Outras resenhas de Dark Ride - Helloween
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
A lenda do rock nacional que não gosta de Iron Maiden; "fazem música para criança!"
Iron Maiden bate Linkin Park entre turnês de rock mais lucrativas de 2025; veja o top 10
Justin Hawkins (The Darkness) considera história do Iron Maiden mais relevante que a do Oasis
A banda de rock nacional que nunca foi gigante: "Se foi grande, cadê meu Honda Civic?"
A dificuldade de Canisso no estúdio que acabou virando música dos Raimundos
Show do Slipknot no Resurrection Fest 2025 é disponibilizado online
Ian Gillan nem fazia ideia da coisa do Deep Purple no Stranger Things; "Eu nem tenho TV"
Ian Gillan atualiza status do próximo álbum do Deep Purple
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
Os 10 melhores discos de metal progressivo lançados em 2025, segundo a Metal Hammer
O músico que atropelou o Aerosmith no palco; "Ele acabou com a gente"
Cinco bandas de heavy metal que possuem líderes incontestáveis
Vibraram por abrir pro Ozzy, mas depois viram que o bagulho era louco; "levei muita cusparada"


Cinco grandes bandas de heavy metal que passarão pelo Brasil em 2026
Os melhores álbuns de 2025, segundo João Renato Alves
Helloween confirma show único em São Paulo ano que vem
Helloween fará show em São Paulo em setembro de 2026; confira valores dos ingressos
Os 50 melhores álbuns de 2025 na opinião da Classic Rock


