Resenha - Dark Ride - Helloween
Por Keeper Of Jericho
Postado em 13 de novembro de 2000
É realmente difícil fazer um review desse álbum. Depois do maravilhoso "Better Than Raw" muitos se perguntaram como o Helloween iria se superar. Bem, não dá pra dizer que "The Dark Ride" respondeu exatamente a essa pergunta. O fato é que o estilo da banda nesse álbum deu uma guinada meio inesperada.
Nos últimos anos houve um boom no surgimento de novas bandas de power metal, quase todas com inspiração no Helloween oitentista, com vocalistas no estilo Kiske. O novo trabalho do Helloween foi surpreendente, para não dizer agradável.
Para começar, tanto o conceito como o feeling do álbum estão muito mais "dark" e sinistros. Em grande parte das músicas, as guitarras estão mais pesadas, os riffs mais lentos e graves. A melodia que sempre caracterizou os álbuns da banda estão menos claras nesse álbum. Pode-se ver o reflexo disso nas letras, bem mais sombrias e depressivas que o habitual.
Obviamente, há ainda aquele power metal de sempre e algumas letras alegres, mas, ratificando, esse álbum é bem diferente. Felizmente, quase todas as diferenças são para melhor. Há de se admirar a capacidade do Helloween de permanecer original em meio a um estilo que ultimamente cresce cada vez mais. Até o Gamma Ray caiu na mesmice com o "Powerplant", embora não tenha perdido qualidade.
O fato é que tem muito fã (principalmente os da fase Kiske), que podem não gostar do novo estilo, mas na maioria das músicas é possível abrir um pouco a mente e perceber o quanto são boas. Eu diria que o fã mais conservador dificilmente vai gostar à primeira escutada. É preciso entender antes. Mas qualquer um que ouça tem que convir com uma coisa: a produção está perfeita! Espero que Roy Z produza todos os álbuns do Helloween de agora em diante. A mixagem está perfeitamente equilibrada, todos os instrumentos perfeitamente audíveis.
As características principais desse álbum são, sem dúvida, a agressividade "dark", o uso muito mais forte de teclados, ajudando a criar a atmosfera soturna, e os riffs mais "gordos". Os solos monumentais diminuíram um pouco, dando lugar aos solos mais sucintos, mais hard rock. Aliás, as músicas em si estão bem mais sucintas, sem frescura, indo "direto ao ponto". Dá pra dizer que sem dúvida é um dos melhores álbuns da fase Deris. Mas para a maioria vai demorar um pouco a perceber isso.
Andi Deris - Vocais
Michael Weikath - Guitarra
Roland Grapow - Guitarra
Markus Grosskopf - Baixo
Uli Kusch - Bateria
Outras resenhas de Dark Ride - Helloween
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
A performance vocal de Freddie Mercury que Brian May diz que pouca gente valoriza
O álbum clássico do Iron Maiden inspirado em morte de médium britânica
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
Turnê atual do Dream Theater será encerrada no Brasil, de acordo com Jordan Rudess
A banda que superou Led Zeppelin e mostrou que eles não eram tão grandes assim
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
A banda de rock favorita do Regis Tadeu; "não tem nenhuma música ruim"
O melhor álbum do Led Zeppelin segundo Dave Grohl (e talvez só ele pense assim)
O rockstar que Brian May sempre quis conhecer, mas não deu tempo: "alma parecida com a minha"
Site americano aponta curiosa semelhança entre Sepultura e Opeth que poucos notaram
A canção emocionante do Alice in Chains que Jerry Cantrell ainda tem dificuldade de ouvir
Andi Deris garante que a formação atual é a definitiva do Helloween
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025


Van Halen serviu de exemplo para reunião do Helloween, revela Andi Deris
As 50 melhores músicas de 2025 segundo a Metal Hammer
Cinco grandes bandas de heavy metal que passarão pelo Brasil em 2026


