Resenha - Melancholia - Century
Por Thiago Sarkis
Postado em 29 de janeiro de 2003
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Veja o nome do disco. Olhe a bela capa. Agora fique sabendo o nome de algumas músicas: "Perfect Lie", "Fall For You", "Me, Myself And I", "Melancholic Light". Não é muito difícil saber que estamos falando de gótico. Ou então, estaríamos nos deparando a uma originalidade realmente absurda e este não é o caso, definitivamente.

Nada de misterioso, e nenhum tesouro a ser descoberto aqui. É pura e simplesmente um ‘gothic rock’ bem acessível, repleto de samples, e com destaque total para os sintetizadores. As guitarras? Têm seu lugar, sem dúvida alguma. Aparecem sempre, com boa sonoridade nas bases simples, porém, perfeitamente adequadas.
Tudo se parece bastante com o que foi realizado pelo Paradise Lost nos seus trabalhos mais recentes. Numa referência precisa, seria um "One Second" (1997) com o pé dando uma apertada no freio. Podemos mencioná-los num meio termo entre este último citado e "Host" (1999).
Como bons germânicos, são exatos e mantêm uma boa regularidade, além de similaridades claríssimas entre algumas faixas.
A surpresa surge no fim, com "Shine", uma canção aberta, a qual possui um ‘tom’ diferente das demais composições. A razão disso está na letra positivista, que só neste adjetivo aludido, já faz da música diversa em relação ao resto do disco.
É impossível falar mal, fácil engolir e complicado elogiar. De estranho e imprevisível só o fato do Century ser um projeto do ex-baterista do Crematory, Markus Jüllich, o qual, aqui, só toma conta das programações e dos samples.
A crítica acaba indo de encontro à perspectiva que o álbum nos traz, ou seja, uma câmera dentro do carro de Rubens Barrichello na hora da largada com seu "ever conking motor". Grande e eficiente piloto, o qual, entretanto, definitivamente não #$%@, nem sai da moita. Se você acorda domingo cedo para assistir isso, pode comprar o CD.
Site Oficial - http://www.century-music.de
Formação:
Michael Rohr (Vocais)
Kristian Kohlmannslehner (Guitarras)
Gernot Leinert (Teclados)
Markus Jüllich (Samples – Programação)
Guido Holzmann (Baixo)
Andreas Neuderth (Bateria)
Material cedido por:
Hellion Records – http://www.hellionrecords.com
Rua 24 de Maio, 62 – Lojas 280 / 282 / 308 – Centro.
São Paulo – SP – BRASIL
CEP: 01041-900
Tel: (11) 5083-2727 / 5083-9797 / 5539-7415
Fax: (11) 5549-0083
Email: [email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
Angra fará show com formação de "Rebirth" no Bangers Open Air 2026
Mystic Festival terá cerca de 100 bandas em 4 dias de shows; confira os primeiros nomes
"Melhor que os Beatles"; a banda que Jack Black e Dave Grohl colocam acima de todas
"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
Bangers Open Air 2026: cinco apresentações que você não pode perder
Metal Church recruta ex-membros do Megadeth e Alice Cooper para nova formação
A banda que inspirou a reunião da formação "Rebirth" do Angra, segundo Rafael Bittencourt
Andreas Kisser afirma que Titãs é a maior banda da história do Brasil
Slipknot anuncia venda da maior parte de seu catálogo musical
Andreas Kisser quer que o último show do Sepultura aconteça no Allianz Parque
Deep Purple continuará "até onde a dignidade humana permitir", declara Ian Gillan
David Gilmour elege seus três solos favoritos, e um deles está em um instrumental
A melhor música do Nirvana de todos os tempos, segundo James Hetfield do Metallica
A música "dançante" dos anos 2000 que bateu recorde histórico no Spotify
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva



