Resenha - Melancholia - Century
Por Thiago Sarkis
Postado em 29 de janeiro de 2003
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Veja o nome do disco. Olhe a bela capa. Agora fique sabendo o nome de algumas músicas: "Perfect Lie", "Fall For You", "Me, Myself And I", "Melancholic Light". Não é muito difícil saber que estamos falando de gótico. Ou então, estaríamos nos deparando a uma originalidade realmente absurda e este não é o caso, definitivamente.

Nada de misterioso, e nenhum tesouro a ser descoberto aqui. É pura e simplesmente um ‘gothic rock’ bem acessível, repleto de samples, e com destaque total para os sintetizadores. As guitarras? Têm seu lugar, sem dúvida alguma. Aparecem sempre, com boa sonoridade nas bases simples, porém, perfeitamente adequadas.
Tudo se parece bastante com o que foi realizado pelo Paradise Lost nos seus trabalhos mais recentes. Numa referência precisa, seria um "One Second" (1997) com o pé dando uma apertada no freio. Podemos mencioná-los num meio termo entre este último citado e "Host" (1999).
Como bons germânicos, são exatos e mantêm uma boa regularidade, além de similaridades claríssimas entre algumas faixas.
A surpresa surge no fim, com "Shine", uma canção aberta, a qual possui um ‘tom’ diferente das demais composições. A razão disso está na letra positivista, que só neste adjetivo aludido, já faz da música diversa em relação ao resto do disco.
É impossível falar mal, fácil engolir e complicado elogiar. De estranho e imprevisível só o fato do Century ser um projeto do ex-baterista do Crematory, Markus Jüllich, o qual, aqui, só toma conta das programações e dos samples.
A crítica acaba indo de encontro à perspectiva que o álbum nos traz, ou seja, uma câmera dentro do carro de Rubens Barrichello na hora da largada com seu "ever conking motor". Grande e eficiente piloto, o qual, entretanto, definitivamente não #$%@, nem sai da moita. Se você acorda domingo cedo para assistir isso, pode comprar o CD.
Site Oficial - http://www.century-music.de
Formação:
Michael Rohr (Vocais)
Kristian Kohlmannslehner (Guitarras)
Gernot Leinert (Teclados)
Markus Jüllich (Samples – Programação)
Guido Holzmann (Baixo)
Andreas Neuderth (Bateria)
Material cedido por:
Hellion Records – http://www.hellionrecords.com
Rua 24 de Maio, 62 – Lojas 280 / 282 / 308 – Centro.
São Paulo – SP – BRASIL
CEP: 01041-900
Tel: (11) 5083-2727 / 5083-9797 / 5539-7415
Fax: (11) 5549-0083
Email: [email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Linkin Park anuncia álbum ao vivo registrado em São Paulo
Glenn Hughes anuncia afastamento da carreira como artista de palco
TMZ divulga novos detalhes sobre a expulsão de Sid Wilson do Slipknot
A música que Paul McCartney escreveu para cantar em cabarés e virou clássico dos Beatles
Os 10 melhores álbuns dos anos 1980, segundo Regis Tadeu
11 bandas que nunca fizeram um disco tão bom quanto o primeiro
O campeão mundial de Fórmula 1 que gravou solo de guitarra em música do Def Leppard
Os melhores filmes de todos os tempos, na opinião de Zakk Wylde
James Hetfield relembra os excessos dos anos 80 e a convivência turbulenta com Lars Ulrich
Tony Iommi revela a última mensagem que recebeu de Ozzy Osbourne antes da morte
Steve Harris defende o criticado álbum do Iron Maiden que foi gravado num celeiro
Nando Reis explica por que decidiu parar de falar sobre política: "Me ferrei muito"
Kelly Osbourne cobra pensão de Sid Wilson, ex-companheiro e talvez ex-Slipknot
Eric Clapton relembra a única banda da Inglaterra que ele curtia no começo de sua carreira
Rumores sobre novo álbum de estúdio do Tool ganham força
Slash explica como a simples presença de Axl Rose muda tudo para ele
A opinião de Lucinha, mãe de Cazuza, sobre o atual vocalista do Barão Vermelho
A música do Avenged Sevenfold que M. Shadows mostraria para alguém que não conhece a banda



Left To Die, o supergrupo tributo ao seminal Death, lança seu primeiro disco
"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



