Resenha - Planetude - Sagga
Por Rafael Carnovale
Postado em 11 de novembro de 2002
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Primeiro cd.... o peso da estréia... o sucesso que pode bater a porta ou passar batido. Toda banda deve ter passado por isso. O começo de uma saga. E o Sagga começa sua história com um cd fantástico. Confesso que fiquei um tanto ressabiado quando peguei este cd, pois o mesmo me vinha muito bem recomendado, e não foi por uma ou duas pessoas. Mas ao ouvir o petardo de estréia deste quinteto paulistano, tive que dar o braço a torcer: a banda estreou com tudo. Uma capa muito bem feita, produção de primeira (com o auxílio de Sascha Paeth) e músicas que compilam todos os elementos do bom heavy metal tradicional.

O cd já nos brinda com uma abertura fantástica. A cativante "Breaking Frontiers", aonde a banda apresenta seu power metal influenciado por Helloween, Gamma Ray, mas com teclados bem colocados, refrões cativantes, e riffs de guitarras tipicamente "maidenianos". A faixa seguinte, "Searching for the Sun", começa com um show vocálico de Maurício Queiroz, que usa sua voz com maestria, dosando bem agudos e sons graves, desembocando numa faixa mais ligada ao power oitentista, cujo refrão teima em grudar em nossas cabeças.
As guitarras dão o tom na faixa seguinte, "Fight for Survival", com boa inserção de teclados (como estes são bem utilizados!) e a participação de André Mattos (Shaman), num bom dueto com Maurício, numa faixa mais cadenciada, com uma excelente levada. Ritmos cadenciados que se repetem na épica "The Sign" (uma das melhores) na instrumental atmosférica "Planetude". A banda também usa bons elementos de hard rock, como na faixa "Incident", aonde a mescla de rock e metal soa muito agradável aos ouvidos, e na mais rockeira "Fly Away", com um bom trabalho de bateria de Gabriel Lobitsky. Mas o melhor fica para o final, as cativantes "Incident" e "NOVA", com um excelente uso dos teclados e mais uma vez pinçando elementos de hard rock. Para fechar o cd em grande estilo, a faixa que o quinteto havia gravado para o projeto "HAMLET", "Dagger of Words", que se diferencia pelo lado mais épico, mas ainda assim muito bem encaixada no cd.
Uma banda entrosadíssima, um excelente cd... mais uma vez temos o surgimento de um nome em potencial para o heavy nacional. Parabéns ao Sagga.
Site: www.saggaonline.com
Line Up:
Mauricio Queiroz – Vocais
Anderson Carlo – Guitarras
Gustavo Duarte – Baixo
Gabriel Lobitsky – Bateria
Jose Cardillo – Teclados
Louder Music – www.louder-music.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
O "detalhe" da COP30 que fez Paul McCartney escrever carta criticando o evento no Brasil
Slash dá a sua versão para o que causou o "racha" entre ele e Axl Rose nos anos noventa
Pistas a distâncias diferentes e com mesmo preço no show do AC/DC? Entenda
O melhor baterista de todos os tempos, segundo o lendário Jeff Beck
Journey anuncia "Final Frontier", sua turnê de despedida
Jon busca inspiração no Metallica para shows de reunião do Bon Jovi
A música do Yes que Mike Portnoy precisou aprender e foi seu maior desafio
Meet & Greet com Dave Mustaine, que custa mais que um salário mínimo, está esgotado
As músicas que o AC/DC deve tocar no Brasil, segundo histórico dos shows recentes
Candidata a Miss Mundo Chile leva death metal ao concurso de beleza
Max Cavalera aborda no Soulfly a sua conexão com as favelas do Brasil
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
Geddy Lee fugiu do óbvio ao listar os seus quatro álbuns favoritos do Rush
Humberto Gessinger colocou um hit do Iron Maiden entre maiores lançados em 1988
A música que nasceu de brincadeira e rendeu um Grammy a Ozzy Osbourne


Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima
Quando o Megadeth deixou o thrash metal de lado e assumiu um risco muito alto



