Resenha - Planetude - Sagga
Por Rafael Carnovale
Postado em 11 de novembro de 2002
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Primeiro cd.... o peso da estréia... o sucesso que pode bater a porta ou passar batido. Toda banda deve ter passado por isso. O começo de uma saga. E o Sagga começa sua história com um cd fantástico. Confesso que fiquei um tanto ressabiado quando peguei este cd, pois o mesmo me vinha muito bem recomendado, e não foi por uma ou duas pessoas. Mas ao ouvir o petardo de estréia deste quinteto paulistano, tive que dar o braço a torcer: a banda estreou com tudo. Uma capa muito bem feita, produção de primeira (com o auxílio de Sascha Paeth) e músicas que compilam todos os elementos do bom heavy metal tradicional.

O cd já nos brinda com uma abertura fantástica. A cativante "Breaking Frontiers", aonde a banda apresenta seu power metal influenciado por Helloween, Gamma Ray, mas com teclados bem colocados, refrões cativantes, e riffs de guitarras tipicamente "maidenianos". A faixa seguinte, "Searching for the Sun", começa com um show vocálico de Maurício Queiroz, que usa sua voz com maestria, dosando bem agudos e sons graves, desembocando numa faixa mais ligada ao power oitentista, cujo refrão teima em grudar em nossas cabeças.
As guitarras dão o tom na faixa seguinte, "Fight for Survival", com boa inserção de teclados (como estes são bem utilizados!) e a participação de André Mattos (Shaman), num bom dueto com Maurício, numa faixa mais cadenciada, com uma excelente levada. Ritmos cadenciados que se repetem na épica "The Sign" (uma das melhores) na instrumental atmosférica "Planetude". A banda também usa bons elementos de hard rock, como na faixa "Incident", aonde a mescla de rock e metal soa muito agradável aos ouvidos, e na mais rockeira "Fly Away", com um bom trabalho de bateria de Gabriel Lobitsky. Mas o melhor fica para o final, as cativantes "Incident" e "NOVA", com um excelente uso dos teclados e mais uma vez pinçando elementos de hard rock. Para fechar o cd em grande estilo, a faixa que o quinteto havia gravado para o projeto "HAMLET", "Dagger of Words", que se diferencia pelo lado mais épico, mas ainda assim muito bem encaixada no cd.
Uma banda entrosadíssima, um excelente cd... mais uma vez temos o surgimento de um nome em potencial para o heavy nacional. Parabéns ao Sagga.
Site: www.saggaonline.com
Line Up:
Mauricio Queiroz – Vocais
Anderson Carlo – Guitarras
Gustavo Duarte – Baixo
Gabriel Lobitsky – Bateria
Jose Cardillo – Teclados
Louder Music – www.louder-music.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
A banda que serviu de inspiração para o Eagles: "Até os Beatles curtiam o som deles"
Quem são os músicos que estão na formação do AC/DC que vem ao Brasil
Aos 74 anos, David Coverdale anuncia aposentadoria e diz que "é hora de encerrar"
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
Por que o Kid Abelha não deve voltar como os Titãs, segundo Paula Toller
A surpreendente balada que era a música favorita de todos os tempos de Ozzy Osbourne
O álbum que metade do Black Sabbath concordava ser o pior da banda
O pior disco do Led Zeppelin, de acordo com o Ultimate Classic Rock
Halestorm é anunciada como atração do Monsters of Rock 2026
As 5 melhores músicas de progressivo com menos de 3 minutos, segundo a Loudwire
A melhor gravação de bateria de todos os tempos, segundo Phil Collins
O músico que Jimmy Page disse que mudou o mundo; "gênio visionário"
O pior disco de cada banda do Big Four do thrash, segundo Mateus Ribeiro
Milhões: Os eventos com maior público da história da música
System Of A Down: Daron Malakian ensina como ser músico
Paulo Ricardo lembra os dois primeiros nomes do RPM: "Decidimos usar esse número antes"

Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman



