Resenha - Planetude - Sagga
Por Rafael Carnovale
Postado em 11 de novembro de 2002
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Primeiro cd.... o peso da estréia... o sucesso que pode bater a porta ou passar batido. Toda banda deve ter passado por isso. O começo de uma saga. E o Sagga começa sua história com um cd fantástico. Confesso que fiquei um tanto ressabiado quando peguei este cd, pois o mesmo me vinha muito bem recomendado, e não foi por uma ou duas pessoas. Mas ao ouvir o petardo de estréia deste quinteto paulistano, tive que dar o braço a torcer: a banda estreou com tudo. Uma capa muito bem feita, produção de primeira (com o auxílio de Sascha Paeth) e músicas que compilam todos os elementos do bom heavy metal tradicional.

O cd já nos brinda com uma abertura fantástica. A cativante "Breaking Frontiers", aonde a banda apresenta seu power metal influenciado por Helloween, Gamma Ray, mas com teclados bem colocados, refrões cativantes, e riffs de guitarras tipicamente "maidenianos". A faixa seguinte, "Searching for the Sun", começa com um show vocálico de Maurício Queiroz, que usa sua voz com maestria, dosando bem agudos e sons graves, desembocando numa faixa mais ligada ao power oitentista, cujo refrão teima em grudar em nossas cabeças.
As guitarras dão o tom na faixa seguinte, "Fight for Survival", com boa inserção de teclados (como estes são bem utilizados!) e a participação de André Mattos (Shaman), num bom dueto com Maurício, numa faixa mais cadenciada, com uma excelente levada. Ritmos cadenciados que se repetem na épica "The Sign" (uma das melhores) na instrumental atmosférica "Planetude". A banda também usa bons elementos de hard rock, como na faixa "Incident", aonde a mescla de rock e metal soa muito agradável aos ouvidos, e na mais rockeira "Fly Away", com um bom trabalho de bateria de Gabriel Lobitsky. Mas o melhor fica para o final, as cativantes "Incident" e "NOVA", com um excelente uso dos teclados e mais uma vez pinçando elementos de hard rock. Para fechar o cd em grande estilo, a faixa que o quinteto havia gravado para o projeto "HAMLET", "Dagger of Words", que se diferencia pelo lado mais épico, mas ainda assim muito bem encaixada no cd.
Uma banda entrosadíssima, um excelente cd... mais uma vez temos o surgimento de um nome em potencial para o heavy nacional. Parabéns ao Sagga.
Site: www.saggaonline.com
Line Up:
Mauricio Queiroz – Vocais
Anderson Carlo – Guitarras
Gustavo Duarte – Baixo
Gabriel Lobitsky – Bateria
Jose Cardillo – Teclados
Louder Music – www.louder-music.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista que Jimmy Page, Brian May, Kirk Hammett e Slash põem no topo
O clássico do Pink Floyd com letra ingênua e adolescente, de acordo com Roger Waters
As seis músicas preferidas de David Gilmour, incluindo um surpreendente clássico do Van Halen
Baixista fala sobre luta do System of a Down por ingressos mais baratos
Os 10 maiores guitarristas de todos os tempos, segundo a Guitar World
A discordância de Dickinson, Cantrell, Plant e Gallagher sobre melhor música do Led Zeppelin
O cover de Jimi Hendrix de 1968 que arrebatou Bob Dylan e fascinou David Gilmour
A banda que Ozzy venerava, James Hetfield odiava e Bruce Dickinson ridicularizava
A nova resposta de Tuomas sobre reunião do Nightwish com Tarja que animou os fãs
Jorn Lande fala sobre influência de Dio em álbum com Tony Iommi
Os 5 melhores álbuns dos Rolling Stones de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Políticos britânicos se mobilizam para impedir show de Marilyn Manson em Wembley
O erro de Bill Ward que o Black Sabbath manteve em um clássico
O astro pop que questionou as guitarras do Guns N' Roses e recebeu um conselho de Axl Rose
O conselho que Pete Townshend deu a Jimi Hendrix e depois se arrependeu amargamente
A canção onde começou o punk rock, de acordo com integrante dos Ramones
A influente banda de Metal que poderia ser o novo Led Zeppelin, segundo Dave Mustaine
5 bandas que o vocalista Robert Smith, do The Cure, já declarou odiar


Kiss - há 44 anos, "Creatures of the Night" marcou o retorno da banda ao hard rock pesado
Ninguém tinha sobrenome na casa onde os Rolling Stones gravaram "Exile on Main St."
A Tempestade (ou O Livro dos Dias): 30 anos da despedida
"Se o Rádio Não Toca", o raro registro ao vivo de Raul Seixas que ganhou edição definitiva
Carach Angren - Sete histórias para um inferno
Paura mira em velhos problemas humanos e entrega muito metalcore em "Primitive Chaos"
Flotsam and Jetsam entrega fúria e maturação em "Rats in the Temple"
Pride Of Lions Mantém a Tradição do AOR Clássico em "Unbridled"
Quase vinte anos do seu lançamento, "Over The Under" ainda soa vigoroso
Alice In Chains: Sete músicas, que podem mudar a vida de uma pessoa



