Resenha - Down II - Down

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Rafael Carnovale
Enviar Correções  

6


Não é que o Down voltou? Após sete anos de silêncio, o projeto solo de Phil Anselmo (Pantera) e Pepper Keenan (Corrosion of Conformity) lança seu segundo cd, curiosamente intitulado "II". Se no primeiro cd o duo optou por mesclar a agressividade do Pantera com o peso e a cadência do C.O.C., neste novo os dois resolveram assumir seu fanatismo pelo Black Sabbath, nos brindando com um cd de 15 pérolas "sabbathicas" em todo seu conceito. Uma cópia? Será? Parece....

De cara vemos que as três primeiras faixas "Lysergik Funeral Procession", "There’s Something on My Side" e "The Man that Follows Hell", são carregadas da atmosfera densa e dos ritmos cadenciados que caracterizavam o Sabbath anos 70 (leia-se com Ozzy no vocal). Os riffs de guitarra são muito inspirados nas obras de Mr. Tony Iommi e o vocal de Phil oscila do gutural extremo ao totalmente "clean", lembrando muito o estilo vocal do primeiro cd do Pantera, "Cowboys From Hell".

publicidade

E as referências ao Black Sabbath continuam por todo o cd: "Stained Glass Cross" lembra em parte o clássico "Sweet Leaf", enquanto a balada (!) "Learn from this Mistake", poderia bem estar no clássico "Paranoid". Todas lembram de um ou outro jeito o heavy cadenciado com um dedo no Blues que Ozzy & cia detonaram nos anos 70. Algumas faixas remetem ao som do Pantera fase "Vulgar Display of Power", como a pesada "New Oceans is a Dying", a ultra cadenciada "The Seed" (aonde Phil atinge seu melhor desempenho vocal).

publicidade

Destaque? A última faixa, a acústica "Landing in the Mountains of Meggido" (QUE NOME!), que consegue ser a mais diferente do cd, e uma das mais interessantes.

A banda continua apostando em temas obscuros, como o mal e o pessimismo, só deixando um pouco de falar da famosa erva, como fizeram no primeiro cd, "NOLA". Rex Brown, baixista do Pantera, agora faz parte do Line-Up, que se mostra capaz e entrosado.

publicidade

Um cd mediano, que vai agradar aos fãs de Pantera, Sabbath e C.O.C, mas que peca pela repetição. Muitas músicas são parecidas. Honestamente, esperava mais deste projeto, já que os envolvidos têm muito potencial. Fica a seu critério dar uma conferida.

Sites Oficiais:
http://www.down-music.com
http://www.down-nola.com

publicidade

Line Up:
Philip Anselmo – Vocais
Peeper Keenan – Guitarra
Rex Brown – Baixo
Kirk Windstein – Guitarra
Jimmy Bower – Bateria

Gravadora: Elektra.




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Pantera: veja o manifesto de Phil Anselmo com a letra do AC/DCPantera
Veja o manifesto de Phil Anselmo com a letra do AC/DC

Phil Anselmo: ele se arrepende de ter deixado a escola?Phil Anselmo
Ele se arrepende de ter deixado a escola?


Opinião: Headbangers não praticantes: radicalismo no MetalOpinião
Headbangers não praticantes: radicalismo no Metal

Ozzy Osbourne: O Rio de Janeiro é uma porra duma merda!Ozzy Osbourne
"O Rio de Janeiro é uma porra duma merda!"


Sobre Rafael Carnovale

Nascido em 1974, atualmente funcionário público do estado do Rio de Janeiro, fã de punk rock, heavy metal, hard-core e da boa música. Curte tantas bandas e estilos que ainda não consegue fazer um TOP10 que dure mais de 10 minutos. Na Whiplash desde 2001, segue escrevendo alguns desatinos que alguns lêem, outros não... mas fazer o que?

Mais matérias de Rafael Carnovale no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin