Resenha - Graceland - Lastpain
Por Fernanda Zorzetto
Postado em 12 de agosto de 2002
Criada em meados de 2000 em Barueri/SP, a proposta da banda é fazer um som novo, longe dos rótulos, a partir das diversas influências dos músicos Nicolas Graves (vocal), Alex N (teclado e samplers), Jorge Monteiro (bateria e percussão), Marcelo Rocha (baixo) e Edu alves e Roger Marx (guitarras).

No lançamento do trabalho de estréia, o álbum "Graceland", a banda conseguiu criar o que chamaram de uma "atmosfera dark", e uma qualidade de gravação excelente.
A própria banda diz que quem ouve "Graceland" nota duas caracteristicas principais. A primeira é que as composições não seguem uma linha; existem músicas mais pesadas em meio a outras melancólicas. A outra é que tudo é bem "temperado pelo eletrônico".
Efeitos eletrônicos estão presentes todo o tempo, em todas as faixas. A guitarra arrastada algumas vezes se alterna com bases simples e um pouco mais rápidas em outras. O mesmo acontece com os vocais. Em algumas faixas existem melodias mais lentas e de riffs muito pouco originais com coro e muitos efeitos, em outras, o vocal é mais agressivo e as bases se aceleram um pouco, mas não existe nenhuma virada de bateria, solo de algum instrumento ou riff muito trabalhado ou que se destaque.
Da mesma maneira, proposital ou não, os vocais de Nicolas Graves desafinam em algumas passagens, principalmente na faixa "Bye" e na lenta "Miss 0"; músicas que têm menos efeitos na voz já que na grande maioria do tempo o vocal tem algum tipo de distorção eletrônica.
A faixa-título começa com uma base de piano e depois de alguns minutos se torna bem pop, com bateria sintetizada e tudo.
O álbum "Graceland" está longe de ser totalmente "não-rotulável", mas para quem gosta do som rock com muito eletrônico, no estilo Korn ou um pouco mais leve, que têm sido feito de uns anos pra cá, vale a pena conhecer, principalmente por ser um expoente nacional da tendência.
O destaque vai para a faixa "Metropolis", de boa cadência e que lembra um pouco o som new wave dos anos 80.
Faixas:
01. Rabies
02. Catatonia
03. Metropolis
04. Trigger Effect
05. Pathway Back
06. Metallicblood
07. Shell
08. Bye
09. Acid Rain
10. Miss 0
11. Egofreak
12. Graceland
Contatos:
Al. Munique, 171 – Alphaville Zero
Barueri/SP – CEP 06475-250
[email protected]
http://www.lastpain.com.br
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
A lendária guitarra inspirada em Jimmy Page, Jeff Beck e Eric Clapton que sumiu por 44 anos
Steve Harris admite que a aposentadoria está cada vez mais próxima
Os dois bateristas que George Martin dizia que Ringo Starr não conseguiria igualar
A obra-prima do Dream Theater que mescla influências de Radiohead a Pantera
Regis Tadeu indica disco "perfeito" para uma road trip: "Todo mundo detesta, mas é bom"
Após negócio de 600 milhões, Slipknot adia álbum experimental prometido para esse ano
Youtuber que estava no backstage do último show de Alissa com o Arch Enemy conta tudo
O defeito muito grave dos baixistas de heavy metal na opinião de John Entwistle
Ouça "Body Down", primeira música do projeto Stanley Simmons
Guns N' Roses lança duas novas canções
O maior compositor do rock'n'roll de todos os tempos, segundo Paul Simon
Ouça "Nothin'" e "Atlas", novas músicas do Guns N' Roses
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
Graspop Metal Meeting terá 128 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
Fotos de Infância: Cliff Burton, do Metallica
5 curiosidades sobre Alexandre o Grande, ícone retratado em música do Iron Maiden
A música do Iron Maiden que Nicko McBrain admite não conseguir mais tocar como antes


"Rebirth", o maior sucesso da carreira do Angra, que será homenageado em show de reunião
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



