Resenha - Graceland - Lastpain
Por Fernanda Zorzetto
Postado em 12 de agosto de 2002
Criada em meados de 2000 em Barueri/SP, a proposta da banda é fazer um som novo, longe dos rótulos, a partir das diversas influências dos músicos Nicolas Graves (vocal), Alex N (teclado e samplers), Jorge Monteiro (bateria e percussão), Marcelo Rocha (baixo) e Edu alves e Roger Marx (guitarras).

No lançamento do trabalho de estréia, o álbum "Graceland", a banda conseguiu criar o que chamaram de uma "atmosfera dark", e uma qualidade de gravação excelente.
A própria banda diz que quem ouve "Graceland" nota duas caracteristicas principais. A primeira é que as composições não seguem uma linha; existem músicas mais pesadas em meio a outras melancólicas. A outra é que tudo é bem "temperado pelo eletrônico".
Efeitos eletrônicos estão presentes todo o tempo, em todas as faixas. A guitarra arrastada algumas vezes se alterna com bases simples e um pouco mais rápidas em outras. O mesmo acontece com os vocais. Em algumas faixas existem melodias mais lentas e de riffs muito pouco originais com coro e muitos efeitos, em outras, o vocal é mais agressivo e as bases se aceleram um pouco, mas não existe nenhuma virada de bateria, solo de algum instrumento ou riff muito trabalhado ou que se destaque.
Da mesma maneira, proposital ou não, os vocais de Nicolas Graves desafinam em algumas passagens, principalmente na faixa "Bye" e na lenta "Miss 0"; músicas que têm menos efeitos na voz já que na grande maioria do tempo o vocal tem algum tipo de distorção eletrônica.
A faixa-título começa com uma base de piano e depois de alguns minutos se torna bem pop, com bateria sintetizada e tudo.
O álbum "Graceland" está longe de ser totalmente "não-rotulável", mas para quem gosta do som rock com muito eletrônico, no estilo Korn ou um pouco mais leve, que têm sido feito de uns anos pra cá, vale a pena conhecer, principalmente por ser um expoente nacional da tendência.
O destaque vai para a faixa "Metropolis", de boa cadência e que lembra um pouco o som new wave dos anos 80.
Faixas:
01. Rabies
02. Catatonia
03. Metropolis
04. Trigger Effect
05. Pathway Back
06. Metallicblood
07. Shell
08. Bye
09. Acid Rain
10. Miss 0
11. Egofreak
12. Graceland
Contatos:
Al. Munique, 171 – Alphaville Zero
Barueri/SP – CEP 06475-250
[email protected]
http://www.lastpain.com.br
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
Helloween fará show em São Paulo em setembro de 2026; confira valores dos ingressos
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
O guitarrista que Geddy Lee considera imbatível: "Houve algum som de guitarra melhor?"
A banda de rock que deixava Brian May com inveja: "Ficávamos bastante irritados"
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
O clássico álbum ao vivo "At Budokan" que não foi gravado no Budokan
Flea revela - e mostra - as linhas de baixo do RHCP mais difíceis de tocar
Como e por que Dave Mustaine decidiu encerrar o Megadeth, segundo ele mesmo
Mr.Bungle anuncia show solo em São Paulo
Os 6 álbuns favoritos de todos os tempos do saudoso guitarrista Jeff Beck
A trajetória completa de Alírio Netto até virar cantor do Angra, segundo o Heavy Talk
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
A maior banda, música, álbum e vocalista nacional e gringo de 1985, segundo a Bizz
A opinião de Roger Waters sobre o Radiohead em seu auge criativo
Slayer: "Não sei improvisar", diz Kerry King
A opinião de Renato Russo sobre o líder comunista Fidel Castro


"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional
"Rebirth", o maior sucesso da carreira do Angra, que será homenageado em show de reunião
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme



