Resenha - Throne Of The Alliance - Dragonheart
Por Rafael Carnovale
Postado em 16 de junho de 2002
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
É maravilhoso ver que bandas nacionais cada vez mais investem no bom e velho (quem disse velho?) heavy tradicional, sem deixar de lado a temática medieval e todos os elementos que caracterizam o estilo. Com personalidade, nossas bandas vêm obtendo respeito pelo Brasil e fora dele. Um destes exemplos são os curitibanos do Dragonheart, que após um ‘debut’ bem sucedido e boas críticas no velho mundo nos brindam com um cd magistral, que já começa pela capa, assinada por ninguém menos que Andréas Marschall, famoso por seus trabalhos com Blind Guardian, Dimmu Borgir e Kovenant entre outros. Um show visual já no começo.

A banda mostra claras influências do power metal de bandas como Grave Digger e Running Wild, e muito da postura épica do Manowar, mas com bastante personalidade, ao alternar três vocais distintos: um mais melódico, outro mais rasgado e um que tende para o gutural. Este fator cria um clima perfeito para suas músicas épicas, que contam a história dos reinos Claymored e Fhakior, que sofrem uma grande maldição quando celebravam uma aliança de fortes proporções, e do herói Theodoric, que terá papel importantíssimo na salvação dos reinos, com a ajuda de diversos elementos.
O cd nos brinda na abertura com a faixa título, um primor de heavy épico, com muitos solos de guitarra competentes, coros empolgantes e um vocal afinadíssimo e bem controlado. A faixa seguinte, Blacksmith, é um heavy/rock para botar pescoços em coletes ortopédicos. Com um vocal mais rasgado e o refrão cantado com vocal mais gutural, será difícil após ouvir o disco você não ficar com o refrão "Hail To The Blacksmith" na cabeça. Já a próxima faixa, "Ghost Galleon", poderia muito bem estar em um cd do Iron Maiden, tamanha a fidelidade de seus solos de guitarra, sendo muito empolgante.
O cd alterna instrumentais muito bem bolados, que visam dar o clima histórico para as faixas com faixas épicas, como "Facing the Mountain" (muito influenciada por Manowar), ou faixas mais pesadas, como a agressiva "Hall of Dead Knights". E a cadenciada "Betrayal in the Coast of Heaven", que com suas mudanças de andamento, se torna um dos destaques do cd, junto com a já citada "Blacksmith". O cd encerra com três faixas matadoras, a pesadíssima "And the Dark Valley Burns", a "helloweeniana" "Sunrise in Akronis Sky" e um cover muito bem feito para "Rebellion (The Clans are Marching)" do Grave Digger, sem dúvida uma influência para a banda.
Os músicos se mostram mutíssimo competentes, com destaque para a bateria pesadíssima de Marcelo Caporasso e para o trabalho de guitarras de Eduardo Marques e Marco Caporasso. O trabalho vocálico também merece destaque, pois encaixar três estilos vocálicos em um único cd conceitual foi uma grande idéia, que permitiu criar climas excelentes para cada música e ao mesmo tempo mostra a personalidade da banda.
Desde já um dos melhores cd’s do ano. Imperdível.
Line Up:
Eduardo Marques – Guitarra/Vocal
Marco Caporasso – Guitarra/Vocal
Mauricio Taborda – Baixo/Vocal
Marcelo Caporasso – Bateria
Convidados:
Murilo da Ros – Teclados
Débora Behar Ribeiro (DÁ-LHE SCARLETT!!!) – Flautas.
Site Oficial: www.dragonheart.com.br
Outras resenhas de Throne Of The Alliance - Dragonheart
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Gastão Moreira fala sobre Dream Theater; "a banda mais narcicista de todas"
Cinco clássicos do rock que você reconhece nos primeiros segundos e já sai cantando
Guitarrista da banda Crotch Rot é assassinado em bar de Curitiba
A música do Black Sabbath que é o "marco zero" do thrash metal, segundo Andre Barcinski
Um dos maiores sucessos dos Stones, descrito como "porcaria" por Keith Richards
"Não estou morrendo"; Dee Snider explica cancelamento da turnê de 50 anos do Twisted Sister
"Superou minhas expectativas", diz baterista sobre novo álbum do Evanescence
Regis Tadeu afirma que último disco do Megadeth é "uma aula de dignidade"
A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
Tony Iommi presta homenagem ao álbum de estreia do Black Sabbath
O que o retorno de Angela Gossow ao Arch Enemy representa na prática?
Os 5 álbuns que marcaram o tecladista Fábio Laguna e a confusão com o Testament
A melhor faixa do primeiro disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence
As 10 tablaturas de guitarra do Iron Maiden mais acessadas na história do Ultimate Guitar
A música do Van Halen que Eddie dizia ser a mais difícil de tocar ao vivo
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
João Gordo dá mais detalhes da absurda participação de punks em novela da Globo
A lenda da música com quem Phil Collins se recusou a trabalhar: "Não achei boas as músicas"


CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



