Resenha - Day of Reckoning - Diecast
Por Rafael Carnovale
Postado em 16 de junho de 2002
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Formado em 1997, o quinteto norte-americano Diecast chega ao seu segundo trabalho, Day of Reckoning. Por serem norte americanos, e terem muitas similaridades com Slipknot, System of a Down, seria fácil dizer que a banda é mais uma das integrantes do movimento New (NU) Metal. Mas uma audição mais completa deste cd mostra uma banda que, sim, apresenta características do estilo, como andamentos cadenciados e vocais ora urrados ora melódicos, mas que investe pesado no thrash metal dos anos 80, influenciados por Slayer (o vocal se assemelha a Tom Araya em alguns momentos).

As três primeiras músicas ("Intro", "Disrepair" e "In the Shadows"), reforçam a tese do New Metal, por terem muitos elementos do estilo, embora sejam pedradas no ouvido de qualquer ouvinte. Kerry King ficaria orgulhoso de ouvir guitarras possantes e Dave Lombardo ficaria corado ao notar o quanto intensa é a bateria do conjunto. Mas já na quarta faixa, "Singled Out", aparecem as guitarras rápidas características do Hardcore de bandas como Agnostic Front, mostrando que a banda mescla bem os estilos pesados dos anos 80 com a pegada do New Metal. Faixas como "Plague" e "Exacting My Revenge" honram a tradição de qualquer fã de thrash, com peso e agressividade intensos e uma pegada anos 80 muito forte. O susto fica com a faixa "Remember the Fallen", uma balada pesada, com guitarras melódicas, que dá uma quebrada de andamento bem no meio e vira uma faixa intensa e cadenciada, remetendo diretamente a "This Love" do Pantera. Os elementos New Metal aparecem mais nas duas últimas faixas: "Solace" e a faixa título, que lembram bem a pegada cadenciada e os vocais alternados de Slipknot e Korn, mas com uma diferença: o Diecast não usa teclados ou samples, prefere deixar tudo para o peso das guitarras e para o canhão do baixo. Mas os grandes destaques são as faixas "Desensitized", com seu andamento acelerado e cativante, uma alegria para rodas de mosh ao vivo, e a quase death "Invent the Truth", aonde os vocais de Colin atingem sua guturalidade (existe isso?) máxima, numa música que faz tremer qualquer apartamento ou casa, mesclando bem thrash, death e new metal (se é que isso é possível).
Uma bela banda, que tem tudo para ser um destaque do cenário norte americano, e que de uma maneira bem evidente procura o resgate do trash oitentista.
Site oficial: www.bhcdiecast.com
Line Up:
Jeremy Wooden - Baixo
Jason Costa - Bateria
Jonathan Kita - Guitarra
Colin Scheifer - Vocal
Kirk Kolatis – Guitarra
Material cedido pela:
Now or Never Records
61 Riordan Place Shrewsbury, NJ 07702
http://www.noworneverrecords.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
Lzzy Hale relembra conversa inusitada com Axl Rose nos bastidores de último show de Ozzy
A banda dos anos 80 que Jimmy Page disse definir "o que é rock'n'roll"
Angra - Rafael Bittencourt e Edu Falaschi selam a paz em encontro
A respeitosa opinião de Dave Mustaine sobre Ritchie Blackmore
As três bandas gigantes de metal que pioraram ao trocar de vocalista, segundo Gastão
A banda de disco music que Tatiana Shmayluk, do Jinjer, adora
Por que Max Cavalera andar de limousine e Sepultura de van não incomodou Andreas Kisser
Edu Falaschi comenta reconciliação com Rafael Bittencourt; "Gratidão eterna"
A melhor música de cada álbum do Iron Maiden, segundo ranking feito pela Loudwire
Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
O cantor favorito de Paul McCartney: "Nada chega perto em termos de brilhantismo"
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
Johnny Ramone: "Não era bom abrir o show do Black Sabbath"
A banda que mudou a história da música para sempre, conforme Rick Rubin
A lendária banda de thrash metal que parecia com o Slayer, segundo Kerry King


CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



