Resenha - Day of Reckoning - Diecast
Por Rafael Carnovale
Postado em 16 de junho de 2002
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Formado em 1997, o quinteto norte-americano Diecast chega ao seu segundo trabalho, Day of Reckoning. Por serem norte americanos, e terem muitas similaridades com Slipknot, System of a Down, seria fácil dizer que a banda é mais uma das integrantes do movimento New (NU) Metal. Mas uma audição mais completa deste cd mostra uma banda que, sim, apresenta características do estilo, como andamentos cadenciados e vocais ora urrados ora melódicos, mas que investe pesado no thrash metal dos anos 80, influenciados por Slayer (o vocal se assemelha a Tom Araya em alguns momentos).

As três primeiras músicas ("Intro", "Disrepair" e "In the Shadows"), reforçam a tese do New Metal, por terem muitos elementos do estilo, embora sejam pedradas no ouvido de qualquer ouvinte. Kerry King ficaria orgulhoso de ouvir guitarras possantes e Dave Lombardo ficaria corado ao notar o quanto intensa é a bateria do conjunto. Mas já na quarta faixa, "Singled Out", aparecem as guitarras rápidas características do Hardcore de bandas como Agnostic Front, mostrando que a banda mescla bem os estilos pesados dos anos 80 com a pegada do New Metal. Faixas como "Plague" e "Exacting My Revenge" honram a tradição de qualquer fã de thrash, com peso e agressividade intensos e uma pegada anos 80 muito forte. O susto fica com a faixa "Remember the Fallen", uma balada pesada, com guitarras melódicas, que dá uma quebrada de andamento bem no meio e vira uma faixa intensa e cadenciada, remetendo diretamente a "This Love" do Pantera. Os elementos New Metal aparecem mais nas duas últimas faixas: "Solace" e a faixa título, que lembram bem a pegada cadenciada e os vocais alternados de Slipknot e Korn, mas com uma diferença: o Diecast não usa teclados ou samples, prefere deixar tudo para o peso das guitarras e para o canhão do baixo. Mas os grandes destaques são as faixas "Desensitized", com seu andamento acelerado e cativante, uma alegria para rodas de mosh ao vivo, e a quase death "Invent the Truth", aonde os vocais de Colin atingem sua guturalidade (existe isso?) máxima, numa música que faz tremer qualquer apartamento ou casa, mesclando bem thrash, death e new metal (se é que isso é possível).
Uma bela banda, que tem tudo para ser um destaque do cenário norte americano, e que de uma maneira bem evidente procura o resgate do trash oitentista.
Site oficial: www.bhcdiecast.com
Line Up:
Jeremy Wooden - Baixo
Jason Costa - Bateria
Jonathan Kita - Guitarra
Colin Scheifer - Vocal
Kirk Kolatis – Guitarra
Material cedido pela:
Now or Never Records
61 Riordan Place Shrewsbury, NJ 07702
http://www.noworneverrecords.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Cinco clássicos do rock que você reconhece nos primeiros segundos e já sai cantando
A banda de metal progressivo mais popular da história, segundo baixista do Symphony X
A música que resume a essência do Metallica, segundo o Heavy Consequence
Rob Halford e Tom Morello deixam claro que o Judas Priest é, sim, uma banda política
Gastão Moreira fala sobre Dream Theater; "a banda mais narcicista de todas"
Um dos maiores sucessos dos Stones, descrito como "porcaria" por Keith Richards
A música do Black Sabbath que é o "marco zero" do thrash metal, segundo Andre Barcinski
Guitarrista da banda Crotch Rot é assassinado em bar de Curitiba
"Superou minhas expectativas", diz baterista sobre novo álbum do Evanescence
A história de "Iron Man", a música do Black Sabbath que não tem nada a ver com o herói
A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
Tony Iommi presta homenagem ao álbum de estreia do Black Sabbath
Regis Tadeu afirma que último disco do Megadeth é "uma aula de dignidade"
Avenged Sevenfold reafirma em São Paulo porquê é a banda preferida entre os fãs
As 10 tablaturas de guitarra do Iron Maiden mais acessadas na história do Ultimate Guitar
O incrível músico que o Black Sabbath pensou em chamar, mas Ozzy Osbourne rejeitou a ideia
Metallica: Como é a lista de exigências do camarim da banda
A emocionante música do Metallica que foi tocada em apenas um show da banda


CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



