Resenha - Day of Reckoning - Diecast
Por Rafael Carnovale
Postado em 16 de junho de 2002
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Formado em 1997, o quinteto norte-americano Diecast chega ao seu segundo trabalho, Day of Reckoning. Por serem norte americanos, e terem muitas similaridades com Slipknot, System of a Down, seria fácil dizer que a banda é mais uma das integrantes do movimento New (NU) Metal. Mas uma audição mais completa deste cd mostra uma banda que, sim, apresenta características do estilo, como andamentos cadenciados e vocais ora urrados ora melódicos, mas que investe pesado no thrash metal dos anos 80, influenciados por Slayer (o vocal se assemelha a Tom Araya em alguns momentos).

As três primeiras músicas ("Intro", "Disrepair" e "In the Shadows"), reforçam a tese do New Metal, por terem muitos elementos do estilo, embora sejam pedradas no ouvido de qualquer ouvinte. Kerry King ficaria orgulhoso de ouvir guitarras possantes e Dave Lombardo ficaria corado ao notar o quanto intensa é a bateria do conjunto. Mas já na quarta faixa, "Singled Out", aparecem as guitarras rápidas características do Hardcore de bandas como Agnostic Front, mostrando que a banda mescla bem os estilos pesados dos anos 80 com a pegada do New Metal. Faixas como "Plague" e "Exacting My Revenge" honram a tradição de qualquer fã de thrash, com peso e agressividade intensos e uma pegada anos 80 muito forte. O susto fica com a faixa "Remember the Fallen", uma balada pesada, com guitarras melódicas, que dá uma quebrada de andamento bem no meio e vira uma faixa intensa e cadenciada, remetendo diretamente a "This Love" do Pantera. Os elementos New Metal aparecem mais nas duas últimas faixas: "Solace" e a faixa título, que lembram bem a pegada cadenciada e os vocais alternados de Slipknot e Korn, mas com uma diferença: o Diecast não usa teclados ou samples, prefere deixar tudo para o peso das guitarras e para o canhão do baixo. Mas os grandes destaques são as faixas "Desensitized", com seu andamento acelerado e cativante, uma alegria para rodas de mosh ao vivo, e a quase death "Invent the Truth", aonde os vocais de Colin atingem sua guturalidade (existe isso?) máxima, numa música que faz tremer qualquer apartamento ou casa, mesclando bem thrash, death e new metal (se é que isso é possível).
Uma bela banda, que tem tudo para ser um destaque do cenário norte americano, e que de uma maneira bem evidente procura o resgate do trash oitentista.
Site oficial: www.bhcdiecast.com
Line Up:
Jeremy Wooden - Baixo
Jason Costa - Bateria
Jonathan Kita - Guitarra
Colin Scheifer - Vocal
Kirk Kolatis – Guitarra
Material cedido pela:
Now or Never Records
61 Riordan Place Shrewsbury, NJ 07702
http://www.noworneverrecords.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Em documentário, Rodolfo Abrantes afirma que "o Raimundos era o Canisso"
O guitarrista que supera Eric Clapton, segundo Eddie Van Halen: "Mais suave e refinado"
10 bandas de heavy metal que lançaram discos autointitulados
Rodolfo Abrantes diz que vendeu direitos autorais de músicas que gravou com o Raimundos
A exigente técnica de guitarra que até James Hetfield trapaceia, segundo Gary Holt
Ex-esposa detona pedido de casamento de James Hetfield: "Ele abandonou sua família"
Os discos dos Beatles que não vale a pena ouvir, de acordo com Jack Black
João Gordo é detido em aeroporto após PF encontrar pequenas porções de drogas
Ticketmaster detalha taxa de serviço e critica projeto de lei que limita cobrança
O hit da Legião Urbana que Nando Reis queria ter escrito: "Cara, como nunca dei bola?"
O álbum que vendeu pouco, mas quem comprou montou uma banda; "Eram ideias bem simples"
Vocalista aceitaria se reunir com o Cannibal Corpse, mas sabe que ex-colegas recusariam
O cantor amado por roqueiros e cheio de Grammys que Ian Anderson achava ter uma voz ridícula
Guitarrista do Corrosion of Conformity reflete sobre morte de baterista
Gary Holt comenta sobriedade e apoio de Rob Halford: "troquei a cerveja por biscoitos"
Dave Grohl: Beatles tem a música mais pesada que qualquer coisa do Sabbath ou Motorhead
"Depressivo e entediante"; o álbum do Pink Floyd que David Gilmour não conseguiu ouvir


A todo o mundo, a todos meus amigos: Megadeth se despede com seu autointitulado disco
"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes



