Resenha - Pigs And Pyramids - Songs of Pink Floyd
Por Rafael Carnovale
Postado em 19 de fevereiro de 2003
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Já faz um tempo que Bob Kulick (irmão de Bruce Kulick e um dos eternos "regra-três" do Kiss) vem se dedicando a produzir tributos com vários músicos renomados. Os resultados vêm sendo interessantes, com um destaque ou outro (o magnífico "Bats Head Soup" para o Madman Ozzy). Mas agora Bob entra numa empreitada mais audaciosa. Reunindo feras de respeito, o mesmo solta um tributo ao grande Pink Floyd. Mas agora fica a questão. Seria fácil homenagear uma banda com tantas particularidades e com um acervo musical tão diversificado como o Floyd?
O resultado ficou bem interessante. Ao invés de citar apenas as melhores, vamos a um faixa-a-faixa do cd. Afinal, é no mínimo inusitado ver músicos que se dedicam ao heavy/hard rock prestarem tributo ao maior (ou um dos maiores) nomes do progressivo.
1 – "Shine On You Crazy Diamond" - um clássico logo de cara… e uma boa versão. A guitarra e os vocais de Steve Lukather (Toto) casam bem com o baixo de Marco Mendonza e a bateria de Vinnie Colaiuta. O segredo desta faixa foi basicamente seguir a estrutura do original, sem mudanças significativas.
2 – "Money" – Os vocais de Tommy Shaw soam muito como Roger Waters, assim como as guitarras de Richie Kotzen se encaixam bem, numa boa interpretação, bem fiel a original.
3 – "Confortably Numb" – Billy Sherwood e Cris Squire procuram seguir bem os passos de David Guilmour e Roger Waters, fazendo uma versão emocionante, com a bateria de Alan White. Vale pela beleza da música e pelo esforço do trio.
4 – "Welcome to the Machine" – Os teclados de Derek Sherinian dão o toque inicial, bem fiel ao original. O único senão fica pelos vocais de Doug Pinnick (King’s X), que não conseguem transmitir dramaticidade na faixa.
5 – "Have a Cigar" – Os irmãos Kulick (Bob e Bruce) arrebentam nas guitarras, com destaque para o vocal de Bob Kimball e a bateria de Greg Bissonette, que conferem a esta versão uma emocionante homenagem a obra do Pink Floyd. Um dos destaques.
6 – "Us and Them" – Jeff Scott Soto na faixa é qualidade na certa. Auxiliado por Pat Torpey (ex-Mr Big), Soto exibe sua habilidade com vocais suaves, que lembram o timbre floydiano e exprimem muita emoção. Bela faixa!! Com um belo Sax, cortesia de Scotty Page.
7 – "Run Like Hell" – O baixo de Tony Franklin dá início a esta boa faixa. Mas a guitarra de Dweezil Zappa não se encaixa bem aos riffs de David Gilmour, deixando a faixa um tanto quanto burocrática. Os vocais são de Jason Scheff, que faz um trabalho razoável.
8 – "Any Colour You Like" – Um bom instrumental do Floyd, aproveitado por um time competente, com Robben Ford nas guitarras, Tony Franklin no Baixo, Aynsley Dunbar na bateria e Steve Porcaro nos teclados. O quarteto esbanja competência, mas apenas segue o ritmo da música original.
9 – "Breathe (In the Air)" – O competente Robin McAuley não consegue se sair bem nesta faixa. Sua voz afinada não soa tão boa como o Floyd faria. Mas a bateria de Eric Singer e a guitarra de Jeff Baxter ajudam a tornar esta homenagem agradável aos ouvidos.
10 – "Young Lust" – The Voice of Rock!! Gleen Hughes esbanja seu talento, dando uma cara nova (algo raro) a esta bela música do Floyd. Com sua formação mais "soul", Gleen dá nova interpretação aos vocais, se saindo muito bem. Completam o time Elliot Easton nas guitarras, Tony Franklin no baixo e Anysley Dunbar na bateria. A melhor, sem dúvida.
11 – "Another Brick in The Wall Part 2" – O clássico mais famoso do Floyd e o maior fiasco do cd. Os vocais de Fee Waybill, auxiliados por David Glen Eisley e Alex Ligertwood, não soam bem, e a faixa ficou realmente muito fraca, mesmo com a magistral guitarra de Ronnie Montrose.
Um tributo que tem altos e baixos. A maioria das músicas soa bem por não querer mudar o que já está feito, apenas se limitando a repetir os originais de Waters e cia. Mais uma vez Bob solta um bom tributo, e ousado. Porque, se "coverizar" o Floyd já é complicado, fazer um tributo ao mesmo é ainda mais difícil. Vale conferir.
Material Cedido Por:
Hellion Records.
http://www.hellionrecords.com.br
São Paulo (SP)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
Megadeth anuncia mais datas da turnê de despedida
Helloween cancela shows na Ásia devido a problemas de saúde de Michael Kiske
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo o lendário Joey Ramone
Rockstadt Extreme Fest terá 5 dias de shows com cerca de 100 bandas; veja as primeiras
Sepultura anuncia último show da carreira em Portugal
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
Yngwie Malmsteen vem ao Brasil em abril de 2026, segundo José Norberto Flesch
Os dois guitarristas que são melhores que Ritchie Blackmore, de acordo com Glenn Hughes
A banda que enche estádios, mas para Roger Waters seus shows são "uma piada"
Billy Corgan elege a banda de rock mais influente do século 20 depois dos Beatles
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
The Troops of Doom tem van arrombada e itens furtados na Espanha
Quando Robert Plant se sentiu intimidado pelo excesso de talento dos caras do Led Zeppelin
Após hesitar, Keith Richards escolhe seu álbum favorito dos Rolling Stones

O guitarrista dito "rival" de Robert Fripp que ganhou elogios do líder do King Crimson
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
Pink Floyd disponibiliza versão integral de "Shine On You Crazy Diamond"
Os 11 melhores álbuns de progressivo psicodélico da história, segundo a Loudwire
O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
O disco que une David Gilmour e Steve Vai na admiração pela genialidade de seu autor
A única música do Pink Floyd com os cinco integrantes da formação clássica
Como foi para David Gilmour trabalhar nos álbuns solos de Syd Barrett nos anos 1970
O artista que Roger Waters diz ter mudado o rock, mas alguns torcem o nariz



