Resenha - Pigs And Pyramids - Songs of Pink Floyd
Por Rafael Carnovale
Postado em 19 de fevereiro de 2003
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Já faz um tempo que Bob Kulick (irmão de Bruce Kulick e um dos eternos "regra-três" do Kiss) vem se dedicando a produzir tributos com vários músicos renomados. Os resultados vêm sendo interessantes, com um destaque ou outro (o magnífico "Bats Head Soup" para o Madman Ozzy). Mas agora Bob entra numa empreitada mais audaciosa. Reunindo feras de respeito, o mesmo solta um tributo ao grande Pink Floyd. Mas agora fica a questão. Seria fácil homenagear uma banda com tantas particularidades e com um acervo musical tão diversificado como o Floyd?
O resultado ficou bem interessante. Ao invés de citar apenas as melhores, vamos a um faixa-a-faixa do cd. Afinal, é no mínimo inusitado ver músicos que se dedicam ao heavy/hard rock prestarem tributo ao maior (ou um dos maiores) nomes do progressivo.
1 – "Shine On You Crazy Diamond" - um clássico logo de cara… e uma boa versão. A guitarra e os vocais de Steve Lukather (Toto) casam bem com o baixo de Marco Mendonza e a bateria de Vinnie Colaiuta. O segredo desta faixa foi basicamente seguir a estrutura do original, sem mudanças significativas.
2 – "Money" – Os vocais de Tommy Shaw soam muito como Roger Waters, assim como as guitarras de Richie Kotzen se encaixam bem, numa boa interpretação, bem fiel a original.
3 – "Confortably Numb" – Billy Sherwood e Cris Squire procuram seguir bem os passos de David Guilmour e Roger Waters, fazendo uma versão emocionante, com a bateria de Alan White. Vale pela beleza da música e pelo esforço do trio.
4 – "Welcome to the Machine" – Os teclados de Derek Sherinian dão o toque inicial, bem fiel ao original. O único senão fica pelos vocais de Doug Pinnick (King’s X), que não conseguem transmitir dramaticidade na faixa.
5 – "Have a Cigar" – Os irmãos Kulick (Bob e Bruce) arrebentam nas guitarras, com destaque para o vocal de Bob Kimball e a bateria de Greg Bissonette, que conferem a esta versão uma emocionante homenagem a obra do Pink Floyd. Um dos destaques.
6 – "Us and Them" – Jeff Scott Soto na faixa é qualidade na certa. Auxiliado por Pat Torpey (ex-Mr Big), Soto exibe sua habilidade com vocais suaves, que lembram o timbre floydiano e exprimem muita emoção. Bela faixa!! Com um belo Sax, cortesia de Scotty Page.
7 – "Run Like Hell" – O baixo de Tony Franklin dá início a esta boa faixa. Mas a guitarra de Dweezil Zappa não se encaixa bem aos riffs de David Gilmour, deixando a faixa um tanto quanto burocrática. Os vocais são de Jason Scheff, que faz um trabalho razoável.
8 – "Any Colour You Like" – Um bom instrumental do Floyd, aproveitado por um time competente, com Robben Ford nas guitarras, Tony Franklin no Baixo, Aynsley Dunbar na bateria e Steve Porcaro nos teclados. O quarteto esbanja competência, mas apenas segue o ritmo da música original.
9 – "Breathe (In the Air)" – O competente Robin McAuley não consegue se sair bem nesta faixa. Sua voz afinada não soa tão boa como o Floyd faria. Mas a bateria de Eric Singer e a guitarra de Jeff Baxter ajudam a tornar esta homenagem agradável aos ouvidos.
10 – "Young Lust" – The Voice of Rock!! Gleen Hughes esbanja seu talento, dando uma cara nova (algo raro) a esta bela música do Floyd. Com sua formação mais "soul", Gleen dá nova interpretação aos vocais, se saindo muito bem. Completam o time Elliot Easton nas guitarras, Tony Franklin no baixo e Anysley Dunbar na bateria. A melhor, sem dúvida.
11 – "Another Brick in The Wall Part 2" – O clássico mais famoso do Floyd e o maior fiasco do cd. Os vocais de Fee Waybill, auxiliados por David Glen Eisley e Alex Ligertwood, não soam bem, e a faixa ficou realmente muito fraca, mesmo com a magistral guitarra de Ronnie Montrose.
Um tributo que tem altos e baixos. A maioria das músicas soa bem por não querer mudar o que já está feito, apenas se limitando a repetir os originais de Waters e cia. Mais uma vez Bob solta um bom tributo, e ousado. Porque, se "coverizar" o Floyd já é complicado, fazer um tributo ao mesmo é ainda mais difícil. Vale conferir.
Material Cedido Por:
Hellion Records.
http://www.hellionrecords.com.br
São Paulo (SP)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
O melhor cantor do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
Birmingham, Ozzy Osbourne e o heavy metal que a cidade ainda reluta em assumir
Para Lars Ulrich, o que tornava o Slayer interessante era seu extremismo
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
Foto junta Slash, Duff e Sharon Osbourne, e puxa o fio do tributo a Ozzy no Grammy 2026
A banda clássica dos anos 60 que Mick Jagger disse que odiava ouvir: "o som me irrita"
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
Playlist - Os melhores covers gravados por 11 grandes bandas do thrash metal
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
O maior cantor de todos os tempos, segundo o saudoso Chris Cornell
O indiscutível maior mérito de Jimmy Page enquanto guitarrista, segundo Regis Tadeu
A resposta de Klaus Meine quando disseram que assobio em "Wind of Change" não ia funcionar
Doro fala sobre suas novas bandas preferidas e cita nome brasileiro



Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Nick Mason do Pink Floyd
Roger Waters explicou porque seu primeiro álbum solo traz uma mulher nua na capa
Regis Tadeu explica por que Roger Waters continua um imbecil
O integrante do Dream Theater que quase participou de um álbum seminal do Pink Floyd
Filmagem inédita do Pink Floyd em 1977 é publicada online
O solo de guitarra ligado ao Pink Floyd que David Gilmour disse não fazer sentido algum
Roger Waters admite medo de ser morto a mando de Donald Trump
O grande problema das músicas do "Dark Side of the Moon", segundo David Gilmour
Por que o Pink Floyd recusou proposta de US$ 250 milhões por reunião?
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar



