Resenha - Night Of The Demon - Demon
Por Rodolfo Laterza
Postado em 09 de dezembro de 2001
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Dissertar criticamente sobre representantes da New Wave of British Heavy Metal para quem a vivenciou em seu apogeu, é atingir um sentimento ambíguo de saudosismo histórico e conformismo , em que a referência nostálgica preconiza pela certeza pessoal de ter acompanhado um fenômeno cultural-musical que marcou milhões de jovens na década de 80, singularizada, entretanto, pela realidade conformista que impõe uma estrita ênfase na certeza do passado de uma era, hoje lembrada apenas pelos seguidores de outrora – muitos, mantendo apenas aquela associação distante da lembrança dos tempos de adolescência. E esse sentimento acima descrito é materializado em uma oportunidade salutar, gloriosamente assegurada pelo selo Hellion Records, ao lançar nacionalmente os álbuns do Demon, um dos grandes nomes da NWOHMB, em uma iniciativa única e exemplar.

Night of the Demon enaltece essa bateria de lançamentos. Sendo o álbum de estréia de um dos personagens mais cultuados a nível de fidelidade na cena metálica oitentista, apresenta ainda uma musicalidade fortemente fincada nas influências do grupo, com uma proximidade de estilo e postura a bandas que foram referências ao metal pós-punk oitentista – Thin Lizzy, UFO, Judas Priest. A faixa-título, bem como a clássica Fool to Play the Hard Way , exemplificam essa confluência, com uma essência enfaticamente vinculada aos melhores momentos de Phil Moog e Michael Schenker no UFO, bem como a bela Father of Time, onde é fácil observar uma notória inspiração no estilo melódico do Thin Lizzy. A crueza do som não torna o trabalho minimalista, apenas valorando a atitude de peso e honestidade na proposta musical da banda; Into the Nightmare, 3ª faixa da obra, insere-se neste contexto, com um formato simples e cativante.
O timbre de guitarra bem como a melodia dos riffs, muito bem expostos ao longo dos diversos temas, apesar de certamente soarem dentro do legado das maiores influências da NWOHMB, não primam pelo realce individualista e prolongado dos guitar-heroes do rock setentista, enaltecendo mais a musicalidade coletiva propriamente dita em harmonias bem dosadas, como em One Helluva Night, cujos riffs, trazem à tona todos aqueles ingredientes que têm a capacidade de tornar o ouvinte amante do metal clássico, um militante fervoroso em defesa do fundamentalismo tradicional deste fenômeno musical. Vale mencionar a poderosa Liar, um hino típico no estilo do metal emergente da década de 80, em que a interpretação vocal de Dave Hill concilia agressividade com senso de melodia, mantendo portanto aquele clima de emoção underground.
Aqueles que puderem ser presenteados com este conjunto de lançamentos do Demon, serão ainda brindados com bonus tracks em todos os trabalhos – neste álbum, são apresentados adicionalmente os seguintes títulos: Wild Woman, On the Road Again, Liar (em gravação original, ainda mais primorosa) e Night of the Demon (esta, remixada).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bruce Dickinson alertou quem não gostava de metal para não morrer vendo Iron Maiden na TV
O único membro do Metallica que saiu por conta própria, segundo Lars Ulrich
Zakk Wylde compara entrar no Pantera a Eric Clapton homenageando Jimi Hendrix
Três anos após levar tiro na cabeça, Mingau, do Ultraje a Rigor, aparece de pé em vídeo
Com mais de 140 shows, festival Welcome to Rockville anuncia atrações para 2027
Tony Iommi considera injusto comparar Jorn Lande a Ronnie James Dio
O plano de Nicko McBrain para voltar ao estúdio no próximo álbum do Iron Maiden
Dark Dimensions Festival anuncia primeiras bandas
Os 50 artistas de rock e metal mais ouvidos de todos os tempos no Spotify
A música do Lynyrd Skynyrd que Dave Mustaine colocou no Metallica sem Lars Ulrich perceber
Como um solo de Ace Frehley ajudou Marty Friedman a mudar de vida após uma viagem que deu ruim
O que Nicko McBrain fez para não desabar diante dos fãs no adeus ao Iron Maiden
A canção que mudou a vida de Jimi Hendrix e completou 60 anos de gravação
A cirurgia que membros do Metallica, Slayer e Megadeth precisaram fazer, diz Hetfield
Jorn Lande gosta de dois dos álbuns mais criticados do Black Sabbath
Árvore Genealógica do Metal e do Rock
Os hits que Cazuza compôs com esperança: "É minha trilogia de Sarney ao PT no poder"
Como eram os problemas financeiros que Renato Russo passou, segundo o próprio

"Gates of Twilight", a estreia certeira do Wings of Steel
"From The Dark"; "apenas" um disco solo de Tony Iommi que evoca o Black Sabbath com Dio
Nunslaughter retorna disparando blasfêmia de grosso calibre no ótimo "Satanic Chaos Legions"
Immolation mantém a extremidade intacta com "Descent"
The Hellacopters revê sua transformação em "Cream Of The Crap! Volume 3"
O ocultismo britânico ganhou novos contornos com "Woodland Rites" do Green Lung
Biohazard retorna afiado com "Divided We Fall"
Tyketto recupera o fôlego com "Closer to the Sun", seu primeiro disco em uma década



