O polêmico cover que Eric Clapton relutou em gravar, e se tornou seu único #1 nos EUA
Por Bruce William
Postado em 25 de dezembro de 2024
Quando Eric Clapton gravou "I Shot The Sheriff", ele não imaginava que sua versão se tornaria um marco em sua carreira. Gravada em 1974 e lançada no álbum "461 Ocean Boulevard", a música foi o único single de Clapton a atingir o primeiro lugar nos Estados Unidos, conforme relata o Songfacts, de onde foram obtidas informações para este texto.
Curiosamente, Clapton hesitou antes de gravá-la, influenciado por um membro de sua banda que o convenceu a explorar a canção de Bob Marley. "Um dia George Terry chegou com um álbum chamado 'Burnin', de Bob Marley and the Wailers, uma banda da qual eu nunca tinha ouvido falar. Quando ele tocou, fiquei eletrizado. Ele gostava especialmente da faixa 'I Shot the Sheriff', e ficou dizendo: 'Você tem que gravar essa, você tem que gravar essa. Podemos fazer um grande som', mas era um reggae de raiz, e eu não tinha certeza de que pudéssemos fazer-lhe justiça. De qualquer modo, fizemos uma versão, e, embora não o dissesse na época, não gostei muito", disse o guitarrista, conforme o livro "Eric Clapton: A autobiografia" (Amazon).
A original de Marley, lançada no álbum "Burnin'" de 1973, tinha uma mensagem contundente sobre justiça e resistência. Marley admitiu que queria cantar "Eu atirei no policial", mas escolheu "xerife" para evitar atritos com o governo. A letra conta a história de um homem que atira em um xerife que o vinha assediando, mas é acusado injustamente de matar o delegado. Marley disse que parte da música é verdadeira, mas não revelou quais partes.
Clapton, ao conversar com Marley sobre o significado da música, reconheceu a profundidade da composição, mesmo sem compreender todos os detalhes da explicação do cantor. "Tentei perguntar do que tratava a canção, mas não consegui entender muita coisa da resposta. Fiquei aliviado por ele ter gostado do que havíamos feito." Muitos anos mais tarde, em 2012, a ex-namorada de Marley, Esther Anderson, afirmou que um trecho da letra faz referência sobre Marley ser muito contra o uso de pílulas anticoncepcionais por ela; conforme ela, Marley teria substituído a palavra "doutor" por "xerife".
E Clapton, em um trecho de entrevista de 1987 que está disponível no canal oficial do youtube, fala sobre como surgiu sua versão de "I Shot The Sheriff": "Foi minha ideia. Isso remonta a cerca de 1973. Eu ouvi Bob pela primeira vez através do baixista da banda que eu tinha na época. Sempre gostei de reggae com Toots [Hibbert, do Toots and the Maytals] e pessoas como ele, voltando até Prince Buster. Mas Bob foi a primeira pessoa que ouvi cantando com uma mensagem real, sabe? E ele era completamente único."
Ao ser perguntado se ele conheceu Bob, Clapton respondeu: "[Estive com ele] apenas uma vez, no Hammersmith Odeon. Fui ao camarim conhecê-lo. E ele foi incrível." E quando questionado sobre o que havia de tão especial em Marley, o guitarrista disse: "Ah, ele tinha uma visão. Acho que é isso. Ele era como um profeta de certa forma e muito sério sobre... Quer dizer, não era apenas música, ele também estava entregando uma mensagem."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps