Ian Astbury, do The Cult, cita nominalmente times do Brasil e fala da paixão pelo futebol
Por Gustavo Maiato
Postado em 07 de fevereiro de 2025
O vocalista do The Cult, Ian Astbury, dedica seu tempo livre a cinema, muay thai e, principalmente, futebol. Torcedor fanático do Everton, time da Premier League, o cantor já viajou o mundo para acompanhar partidas e se diz fascinado pela cultura dos torcedores ultras — grupos de apoio organizados, semelhantes às torcidas organizadas brasileiras, mas com intensidade ainda maior.
Cult - Mais Novidades
Durante entrevista com o jornalista Igor Miranda para a Rolling Stone, Astbury mencionou diversos clubes do Brasil, incluindo Palmeiras, São Paulo, Botafogo (ele falou "Botafuego", Santos e Flamengo. Com uma pequena ajuda, lembrou também do Vasco e do Fluminense. O Corinthians, citado pelo entrevistador, sequer precisou de introdução.
Para o músico, o futebol ultrapassa as barreiras do esporte e se assemelha à música pela paixão e pelo senso de comunidade. "Futebol é como uma religião. Passo mais tempo vendo futebol do que indo à igreja — já que nem à igreja eu vou", brincou. "Viajei pelo mundo todo para ver futebol. E é ótimo. Você pode ir a qualquer país, entrar em qualquer bar, restaurante, mesmo na rua, e dizer o nome de um jogador. Imediatamente, uma conversa se inicia. É incrível como isso une as pessoas."
Astbury também destacou o envolvimento emocional dos torcedores e a forma como isso reflete a experiência de um show ao vivo. "As pessoas vivem e respiram futebol, assim como música. Há um grande desejo de viver aquela experiência coletiva. É isso que é ótimo na música ao vivo. Sei que o público brasileiro é muito apaixonado por esse tipo de reunião íntima. Minha última experiência pareceu importante, significativa."
O The Cult retorna ao Brasil neste mês para três apresentações. O grupo se apresenta no Rio de Janeiro (22/02 – Vivo Rio), São Paulo (23/02 – Vibra) e Curitiba (25/02 – Live). A abertura dos shows ficará por conta da banda americana Baroness, conhecida por sua sonoridade voltada ao sludge metal. Os ingressos estão à venda no site TheCult.us.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O álbum do Iron Maiden eleito melhor disco britânico dos últimos 60 anos
Morre Clarence Carter, intérprete de música que virou hit em tradução do Titãs
Baterista do Megadeth ouve Raimundos pela primeira vez e toca "Eu Quero Ver o Oco"
Membros do Angra e Korn jogam tênis na casa de Ronaldo Fenômeno: "Quão doido é isso?"
Com câncer em estágio 4, fã raspa a cabeça de Randy Blythe (Lamb of God)
O clássico que Brian May acha que o Queen estragou ao gravar; "Nunca gostei, para ser franco"
O disco do Pink Floyd que foi a gota d'água para Roger Waters; "é simplesmente um lixo"
A banda com que ninguém suportava dividir estrada nos anos 70 - nem os próprios colegas de turnê
Blue Medusa, projeto liderado por Alissa White-Gluz, lança sua segunda música
Rafael Bittencourt, fundador do Angra, recebe título de Imortal da Academia de Letras do Brasil
A música do Led Zeppelin que começa com um erro; "Vai assim mesmo"
O significado de título do novo disco do Anthrax, segundo Charlie Benante
O disco que fez Derrick Green perder o interesse pelo Rush
A música "bobinha" dos Beatles que superou um clássico dos Beach Boys
Ivan Busic traz o melhor do blues no envolvente single "Let the Night Roll In"

Entre a Sombra e o Futuro - Como Halford, Astbury, Danzig e Dickinson desafiaram seu passado
Rain List: Músicas para um dia de chuva


