Resenha - War To End All Wars - Yngwie J. Malmsteen
Por Thiago Sarkis
Postado em 10 de abril de 2001
Nota: 6 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
"War To End All Wars" mostra as duas faces de uma das figuras mais polêmicas da história do metal, o guitarrista sueco, Yngwie J. Malmsteen. De um lado, um músico talentoso, com composições ricas e que, por incrível que pareça, arrumou uma forma de desenvolver e evoluir ainda mais sua absurda técnica. Do outro, um cara de ego inflado, que agiu na vontade e na ânsia de fazer tudo e ser o centro das atenções, e acabou se dando mal, ao realizar uma produção horrorosa, abaixo da crítica.
Yngwie Malmsteen - Mais Novidades
As músicas seguem a tradicional e famosa linha de Yngwie Malmsteen. Muito peso, em riffs bem construídos e solos rápidos. Nos vocais, mais um show de Mark Boals, que confirma sua posição entre os melhores vocalistas do metal, atualmente. Boas variações, com o agudo sensacional de sempre e os graves mais firmes, melhores do que nunca. Mats Olausson e John Macaluso são excelentes e, definitivamente, mereciam mais espaço. Infelizmente, há muito tempo, os teclados que costumavam acompanhar Malmsteen, não se fazem tão presentes e ficam escondidos em composições excessivamente direcionadas às guitarras.
Entre as melhores faixas, podemos destacar, facilmente, a paulada "Crucify", a típica levada hard rock de "Bad Reputation" e a belíssima balada "Miracle Of Life". As instrumentais, "Molto Arpeggiosa, "Preludium" e "Instrumental Institution", são espetaculares e dão ‘vazão’ ao virtuosismo do guitarrista sueco. Além disso, seguem a notória evolução de Malmsteen como compositor.
Na faixa bônus, entra em cena "Yngwie J. Marley". "Black Sheep Of The Family" não é uma versão para a famosa música do Rainbow. A composição é do próprio Yngwie e trata-se de um reggae dos mais esquisitos. Já imaginou a tradicional música jamaicana aliada aos solos rápidos de uma Fender, tocada por um sueco? Estranho, mas uma ótima escolha para uma bônus. É diferente e divertida e chama a atenção.
A produção é terrível; esconde instrumentos, abafa o som e arregaça algumas partes dos vocais. Não dá pra entender como, com tantas limitações, Malmsteen teve a coragem de produzir este álbum sozinho. Aliás, também é de se questionar a sanidade do cara, ao colocar, na parte de trás do CD, uma imagem sua, simplesmente ridícula, com uma armadura e uma espada.
Os shows da turnê deste álbum têm tudo para detonar. Porém, mesmo com as boas composições presentes e o alto nível técnico de sempre, fica difícil ouvir "War To End All Wars" com grande prazer. A qualidade do som é péssima e incomoda.
Site Oficial – http://www.yngwie.org
Yngwie J. Malmsteen (Guitarras, Baixo, Violão, Cítara, Gongo & Vocais)
Mark Boals (Vocais)
Mats Olausson (Teclados)
John Macaluso (Bateria)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



11 bandas de metal que são carregadas nas costas por um único integrante
A faixa do Guns N' Roses em que Axl Rose atingiu a nota mais alta de sua carreira
Soundgarden fará show do intervalo na abertura da temporada 2026/27 da NFL
O álbum de heavy metal preferido de Rob Halford, vocalista do Judas Priest
Como a morte da mãe de Bono deu origem à música que o U2 mais tocou ao vivo
Astros do rock prestam homenagem a Dolly Parton
Nightwish tem novas músicas, mas só volta em 2028, afirma Tuomas Holopainen
Geddy Lee explica onde foi superado por músico do Angine de Poitrine
Regis Tadeu cobra autoridades e influenciadores em apelo por Lito Sousa
5 músicas de metal que entregam o melhor momento nos primeiros 30 segundos
O guitarrista que Eddie Vedder considera o maior sobrevivente da história do rock
Mark Osegueda nega que Kerry King seja uma pessoa difícil de lidar
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
Quantas músicas dos Ramones possuem realmente apenas três acordes?
Loudwire lista os 35 melhores discos de metal de 1991 e inclui brasileiro
Malas sem alça: dez vezes que astros do rock e do metal foram arrogantes em citações
As músicas mais difíceis e as preferidas do Slipknot por Eloy Casagrande
Os hits de "Number of the Beast", "Piece of Mind" e "Powerslave" que Dave Murray odeia

A opinião de ex-vocalista sobre o estilo de Yngwie Malmsteen ao cantar
Yngwie Malmsteen anuncia detalhes do novo álbum, "Hell or High Water"
O guitarrista mais rápido que Slash viu tocar; "literalmente explodiu minha cabeça"
Nuno Bettencourt (Extreme) exalta importância de Yngwie Malmsteen em sua carreira
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



