Resenha - Universal Migrator Part II: Flight Of The Migrator - Ayreon
Por André Toral
Postado em 16 de dezembro de 2000
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Ao comentar a segunda parte desta obra conceitual, faz-se necessário dizer que, em relação à primeira parte, os teclados pouco variam. Por outro lado, existem menos melodias tristes e um instrumental bem mais ousado e direto, embora existam ritmos quebrados, fazendo deste uma mescla de heavy melódico e progressivo. Com mais peso, a escolha dos convidados especiais refletiu bastante a grande diferença musical, comparando-se com seu antecessor, ou seja, a primeira parte desta viagem, o que o torna bem melhor.
Ayreon - Mais Novidades
Em "Chaos" a introdução continua soando meio cibernética e, quando a música se inicia, então podemos perceber que a mesma é instrumental e mais rápida que a primeira parte, dando a perceber a grande diferença existente de uma para a outra. "Dawn of a Million Souls", indiscutivelmente, é a melhor das duas partes juntas, sendo que os teclados, em certos momentos, lembram aqueles tempos do álbum Perfect Strangers (Deep Purple); como se não bastasse, temos Russel Allen (Symphony X) desfilando sua voz maravilhosa, tornando a música mais especial. "Journey on the Waves of Time", assemelhando-se à anterior, chama a atenção para a bela atuação de Ralf Scheepers (Primal Fear) nos vocais, contando com bases pesadas de guitarra. Em "To the Quasar", Andi Deris (Helloween) está cantando com efeitos em sua voz, numa música um tanto confusa e de sonoridades diferentes, até se tornar bem pesada e com um andamento mais rápido. "Into the Black Hole" traz, como vocalista, um dos mais festejados no heavy metal, ou seja, Bruce Dickinson (Iron Maiden), embora a música não seja nada de outro mundo; bem inserida no contexto geral, é bem diferente da personalidade musical do "baixinho", alternando-se entre momentos calmos e rápidos, com guitarras-base pesadas. "Trought the Wormhole" é mais acelerada que as outras e traz Fabio Lione (Rhapsody) apresentando, mais uma vez, seu inegável talento vocal, o que transforma essa faixa numa das mais especiais. Com atuação perfeita de Timo Kotipelto (Stratovarius) na voz, "Out of the White Hole" tem guitarra e teclado seguindo um mesmo ritmo em determinados momentos, sem contar passagens pesadas e clima arrastado. "To the Solar System" não se distancia das demais, tendo excelente trampo no solo. "The New Migrator", soando bem rápida em seu início, traz o indiscutível Ian Parry (Elegy, Vengeance) com seu enorme talento para cantar.
Sem dúvidas este foi um passo mais evoluído do que o anterior, em The Universal Migrator Part I: The Dream Sequencer. De qualquer maneira, não se discute o virtuosismo técnico em ambas as partes, com produções cristalinas e maravilhosas. Perfeito para quem curte muita progressividade dentro do heavy metal, com bom gosto nas composições e perfeccionismo ao extremo.
Para acessar o site oficial da banda: www.ayreon.com
Uma cortesia da Hellion Records: www.hellionrecords.com
[email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



System of a Down e Faith No More farão show no Maracanã em janeiro de 2027
O melhor disco do Scorpions, segundo o guitarrista Rudolf Schenker
Abbath encerra show após meia música em festival finlandês
Sid Wilson faz primeira manifestação sobre saída do Slipknot
Lançado no Brasil "Tornado Of Souls", último volume da trilogia de Martin Popoff sobre o thrash
A música do Titãs com Andreas Kisser na guitarra e Iggor Cavalera na bateria
Por que Ritchie Blackmore decidiu tocar com o Deep Purple, segundo o próprio
A banda dos anos setenta que Neil Peart nunca se cansou de ouvir; "músicos muito competentes"
"Foi um erro", diz Scott Ian (Anthrax) sobre demissão de Joey Belladonna nos anos 1990
10 discos essenciais do thrash metal oitentista, segundo a Metal Hammer
O baterista que James Hetfield achou "terrível" na primeira vez em que ouviu tocar
O gênero musical que Roger Daltrey sempre detestou: "Isso não é música"
A mensagem da viúva de Neil Peart para a baterista que assumiu seu lugar no Rush
As 10 melhores e mais influentes capas do rock, segundo a Ultimate Classic Rock
Os 10 melhores discos do metal alemão, de acordo com a Metal Hammer
O guitarrista que Eric Clapton sentia repulsa por ser a "coisa mais pesada" que ouviu na vida
Bruce Dickinson: quando ele misturou bebida e baseado e foi salvo pelo seu ídolo
Por que Renato Russo batizou a música "Andrea Doria" com o nome de um navio que naufragou?



Arjen Lucassen diz que "entre 30 e 50" gravadoras recusaram o Ayreon; "Eles riram de mim"



