Resenha - Universal Migrator Part II: Flight Of The Migrator - Ayreon
Por André Toral
Postado em 16 de dezembro de 2000
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Ao comentar a segunda parte desta obra conceitual, faz-se necessário dizer que, em relação à primeira parte, os teclados pouco variam. Por outro lado, existem menos melodias tristes e um instrumental bem mais ousado e direto, embora existam ritmos quebrados, fazendo deste uma mescla de heavy melódico e progressivo. Com mais peso, a escolha dos convidados especiais refletiu bastante a grande diferença musical, comparando-se com seu antecessor, ou seja, a primeira parte desta viagem, o que o torna bem melhor.
Ayreon - Mais Novidades
Em "Chaos" a introdução continua soando meio cibernética e, quando a música se inicia, então podemos perceber que a mesma é instrumental e mais rápida que a primeira parte, dando a perceber a grande diferença existente de uma para a outra. "Dawn of a Million Souls", indiscutivelmente, é a melhor das duas partes juntas, sendo que os teclados, em certos momentos, lembram aqueles tempos do álbum Perfect Strangers (Deep Purple); como se não bastasse, temos Russel Allen (Symphony X) desfilando sua voz maravilhosa, tornando a música mais especial. "Journey on the Waves of Time", assemelhando-se à anterior, chama a atenção para a bela atuação de Ralf Scheepers (Primal Fear) nos vocais, contando com bases pesadas de guitarra. Em "To the Quasar", Andi Deris (Helloween) está cantando com efeitos em sua voz, numa música um tanto confusa e de sonoridades diferentes, até se tornar bem pesada e com um andamento mais rápido. "Into the Black Hole" traz, como vocalista, um dos mais festejados no heavy metal, ou seja, Bruce Dickinson (Iron Maiden), embora a música não seja nada de outro mundo; bem inserida no contexto geral, é bem diferente da personalidade musical do "baixinho", alternando-se entre momentos calmos e rápidos, com guitarras-base pesadas. "Trought the Wormhole" é mais acelerada que as outras e traz Fabio Lione (Rhapsody) apresentando, mais uma vez, seu inegável talento vocal, o que transforma essa faixa numa das mais especiais. Com atuação perfeita de Timo Kotipelto (Stratovarius) na voz, "Out of the White Hole" tem guitarra e teclado seguindo um mesmo ritmo em determinados momentos, sem contar passagens pesadas e clima arrastado. "To the Solar System" não se distancia das demais, tendo excelente trampo no solo. "The New Migrator", soando bem rápida em seu início, traz o indiscutível Ian Parry (Elegy, Vengeance) com seu enorme talento para cantar.
Sem dúvidas este foi um passo mais evoluído do que o anterior, em The Universal Migrator Part I: The Dream Sequencer. De qualquer maneira, não se discute o virtuosismo técnico em ambas as partes, com produções cristalinas e maravilhosas. Perfeito para quem curte muita progressividade dentro do heavy metal, com bom gosto nas composições e perfeccionismo ao extremo.
Para acessar o site oficial da banda: www.ayreon.com
Uma cortesia da Hellion Records: www.hellionrecords.com
[email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O metal do Angra respira: Alírio Netto e banda em noite iluminada.
A melhor introdução de bateria de todos os tempos, segundo Gastão Moreira
Tony Iommi (Black Sabbath) fala sobre seu melhor amigo, Brian May (Queen)
Bill Ward não quis participar da turnê de despedida do Black Sabbath
Curitiba ganha "Cidade do Rock" e recebe festival com gigantes do rock nacional anos 1980
Baterista do Linkin Park tenta tocar Paralamas e é detonado: "João Barone dá de mil nele"
O álbum definitivo do Dream Theater, na opinião do vocalista James LaBrie
O disco dos anos 70 que David Ellefson considera perfeito
Slipknot e Marilyn Manson se apresentarão no The Town 2027
O que o Nightwish pedia para Anette Olzon mudar no palco, segundo a própria
Jet anuncia show em São Paulo para abril de 2027
A opinião de Bruce Dickinson sobre o Cannibal Corpse em 1994
O curioso conselho de James Hetfield para vencer a bebida e ficar sóbrio para sempre
Kiko Loureiro respeita muito Tony Iommi, mas acha que guitarrista do Black Sabbath é "quadrado"
Documentário da reunião do Oasis ganha data de estreia no streaming
O melhor guitarrista de todos os tempos na opinião de Jon Bon Jovi
Homer Simpson canta "Hallowed Be Thy Name" do Iron Maiden em performance inesquecível
Designer da capa de "Wish You Were Here", do Pink Floyd, revela seu significado





