Resenha - Universal Migrator Part II: Flight Of The Migrator - Ayreon
Por André Toral
Postado em 16 de dezembro de 2000
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Ao comentar a segunda parte desta obra conceitual, faz-se necessário dizer que, em relação à primeira parte, os teclados pouco variam. Por outro lado, existem menos melodias tristes e um instrumental bem mais ousado e direto, embora existam ritmos quebrados, fazendo deste uma mescla de heavy melódico e progressivo. Com mais peso, a escolha dos convidados especiais refletiu bastante a grande diferença musical, comparando-se com seu antecessor, ou seja, a primeira parte desta viagem, o que o torna bem melhor.
Ayreon - Mais Novidades
Em "Chaos" a introdução continua soando meio cibernética e, quando a música se inicia, então podemos perceber que a mesma é instrumental e mais rápida que a primeira parte, dando a perceber a grande diferença existente de uma para a outra. "Dawn of a Million Souls", indiscutivelmente, é a melhor das duas partes juntas, sendo que os teclados, em certos momentos, lembram aqueles tempos do álbum Perfect Strangers (Deep Purple); como se não bastasse, temos Russel Allen (Symphony X) desfilando sua voz maravilhosa, tornando a música mais especial. "Journey on the Waves of Time", assemelhando-se à anterior, chama a atenção para a bela atuação de Ralf Scheepers (Primal Fear) nos vocais, contando com bases pesadas de guitarra. Em "To the Quasar", Andi Deris (Helloween) está cantando com efeitos em sua voz, numa música um tanto confusa e de sonoridades diferentes, até se tornar bem pesada e com um andamento mais rápido. "Into the Black Hole" traz, como vocalista, um dos mais festejados no heavy metal, ou seja, Bruce Dickinson (Iron Maiden), embora a música não seja nada de outro mundo; bem inserida no contexto geral, é bem diferente da personalidade musical do "baixinho", alternando-se entre momentos calmos e rápidos, com guitarras-base pesadas. "Trought the Wormhole" é mais acelerada que as outras e traz Fabio Lione (Rhapsody) apresentando, mais uma vez, seu inegável talento vocal, o que transforma essa faixa numa das mais especiais. Com atuação perfeita de Timo Kotipelto (Stratovarius) na voz, "Out of the White Hole" tem guitarra e teclado seguindo um mesmo ritmo em determinados momentos, sem contar passagens pesadas e clima arrastado. "To the Solar System" não se distancia das demais, tendo excelente trampo no solo. "The New Migrator", soando bem rápida em seu início, traz o indiscutível Ian Parry (Elegy, Vengeance) com seu enorme talento para cantar.
Sem dúvidas este foi um passo mais evoluído do que o anterior, em The Universal Migrator Part I: The Dream Sequencer. De qualquer maneira, não se discute o virtuosismo técnico em ambas as partes, com produções cristalinas e maravilhosas. Perfeito para quem curte muita progressividade dentro do heavy metal, com bom gosto nas composições e perfeccionismo ao extremo.
Para acessar o site oficial da banda: www.ayreon.com
Uma cortesia da Hellion Records: www.hellionrecords.com
[email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ripper Owens: "Há uma razão pro Iron Maiden tocar pra 20 mil e o Judas pra 5 mil"
20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
Classic Rock ranqueia discografia do Bon Jovi do pior ao melhor álbum
Steve Harris conta o que Brian May disse sobre o show do Iron Maiden no Rock in Rio I
O projeto que é os "quatro tenores do rock", segundo Eric Martin
Live anuncia cancelamento de shows no Brasil
Fabio Lione homenageia Andre Matos e alfineta: "ninho de cobra que conhecemos bem"
As quatro músicas do Led Zeppelin que Robert Plant escolheu para cada integrante
Rob Zombie lança clipe para "Tarantula", faixa do álbum "The Great Satan"
O padrão negativo que bandas repetem e que Steel Panther conseguiu fugir, segundo Stix
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
A música dos anos sessenta em que Ozzy Osbourne ouviu o começo do metal
A falsa história de crime que tirou uma das músicas do Slipknot de circulação
A canção dos Beatles que pirou a cabeça de Mick Jagger quando ele a ouviu
Neil Peart sobre o baterista que ele queria ser aos 15 anos: "Elevou o patamar do rock"
A importante música da Legião Urbana com título que mexeu com os militares e rodou o mundo
Sabbath hesitou em gravar "Paranoid" devido à semelhança com música do Led Zeppelin


Arjen Lucassen diz que "entre 30 e 50" gravadoras recusaram o Ayreon; "Eles riram de mim"
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



