Resenha - Universal Migrator Part II: Flight Of The Migrator - Ayreon
Por André Toral
Postado em 16 de dezembro de 2000
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Ao comentar a segunda parte desta obra conceitual, faz-se necessário dizer que, em relação à primeira parte, os teclados pouco variam. Por outro lado, existem menos melodias tristes e um instrumental bem mais ousado e direto, embora existam ritmos quebrados, fazendo deste uma mescla de heavy melódico e progressivo. Com mais peso, a escolha dos convidados especiais refletiu bastante a grande diferença musical, comparando-se com seu antecessor, ou seja, a primeira parte desta viagem, o que o torna bem melhor.
Em "Chaos" a introdução continua soando meio cibernética e, quando a música se inicia, então podemos perceber que a mesma é instrumental e mais rápida que a primeira parte, dando a perceber a grande diferença existente de uma para a outra. "Dawn of a Million Souls", indiscutivelmente, é a melhor das duas partes juntas, sendo que os teclados, em certos momentos, lembram aqueles tempos do álbum Perfect Strangers (Deep Purple); como se não bastasse, temos Russel Allen (Symphony X) desfilando sua voz maravilhosa, tornando a música mais especial. "Journey on the Waves of Time", assemelhando-se à anterior, chama a atenção para a bela atuação de Ralf Scheepers (Primal Fear) nos vocais, contando com bases pesadas de guitarra. Em "To the Quasar", Andi Deris (Helloween) está cantando com efeitos em sua voz, numa música um tanto confusa e de sonoridades diferentes, até se tornar bem pesada e com um andamento mais rápido. "Into the Black Hole" traz, como vocalista, um dos mais festejados no heavy metal, ou seja, Bruce Dickinson (Iron Maiden), embora a música não seja nada de outro mundo; bem inserida no contexto geral, é bem diferente da personalidade musical do "baixinho", alternando-se entre momentos calmos e rápidos, com guitarras-base pesadas. "Trought the Wormhole" é mais acelerada que as outras e traz Fabio Lione (Rhapsody) apresentando, mais uma vez, seu inegável talento vocal, o que transforma essa faixa numa das mais especiais. Com atuação perfeita de Timo Kotipelto (Stratovarius) na voz, "Out of the White Hole" tem guitarra e teclado seguindo um mesmo ritmo em determinados momentos, sem contar passagens pesadas e clima arrastado. "To the Solar System" não se distancia das demais, tendo excelente trampo no solo. "The New Migrator", soando bem rápida em seu início, traz o indiscutível Ian Parry (Elegy, Vengeance) com seu enorme talento para cantar.
Sem dúvidas este foi um passo mais evoluído do que o anterior, em The Universal Migrator Part I: The Dream Sequencer. De qualquer maneira, não se discute o virtuosismo técnico em ambas as partes, com produções cristalinas e maravilhosas. Perfeito para quem curte muita progressividade dentro do heavy metal, com bom gosto nas composições e perfeccionismo ao extremo.
Para acessar o site oficial da banda: www.ayreon.com
Uma cortesia da Hellion Records: www.hellionrecords.com
[email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
Helloween fará show em São Paulo em setembro de 2026; confira valores dos ingressos
Ex-presidente do Grêmio diz ter proposta para show do Rush em Porto Alegre
A banda de rock que deixava Brian May com inveja: "Ficávamos bastante irritados"
A maior banda, música, álbum e vocalista nacional e gringo de 1985, segundo a Bizz
O guitarrista que Geddy Lee considera imbatível: "Houve algum som de guitarra melhor?"
Mr.Bungle anuncia show solo em São Paulo
O clássico álbum ao vivo "At Budokan" que não foi gravado no Budokan
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
Como e por que Dave Mustaine decidiu encerrar o Megadeth, segundo ele mesmo
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
A icônica banda que negligenciou o mercado americano; "Éramos muito jovens"
Lemmy lembra shows ruins de Jimi Hendrix; "o pior tipo de coisa que você ouviria na vida"
Hall Of Fame: 500 Músicas Que Marcaram o Rock and Roll
Edu Falaschi descobriu que seu primo famoso tem mais seguidores que ele no Instagram
É verdade que a imagem do genocida Adolf Hitler está escondida na capa de "Sgt. Pepper's"?



Edward Reekers, vocalista do Ayreon, diagnosticado com câncer em estágio terminal
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme



