O maior álbum ao vivo de todos os tempos para Slash, e que agora nunca mais teremos
Por Bruce William
Postado em 06 de agosto de 2024
Slash nunca escondeu que o Aerosmith é uma das bandas que mais marcou sua vida. "Rocks", de 1976, foi o álbum que mexeu profundamente com ele, a ponto de mudar sua vida para sempre. "[Joe Perry] foi uma grande influência para mim. Na verdade, foi o Aerosmith que me inspirou a começar a tocar guitarra, pra começo de conversa. Pô, eles chegaram a me fazer deixar de lado a garota mais gostosa da minha escola no junior high [período entre 11 e 14 anos]! Eu finalmente consegui ir até a casa dela depois de meses correndo atrás, aí ela botou para tocar o álbum 'Rocks'".
Curiosamente, a primeira vez que ele foi assistir a banda ao vivo, não foi nada do que Slash estava esperando, a ponto dele ficar extremamente decepcionado com o que viu: "Foi em 1978, no World Music Festival. Eram dois dias, com 15 a 20 bandas por dia. Ted Nugent e Cheap Trick eram os headliners do primeiro dia, Aerosmith e Van Halen estavam no segundo. E o Aerosmith foi horrível! Reconheci apenas uma música em todo o repertório. Era apenas uma grande quantidade de barulho. Aquilo me desapontou. Esperava que fossem mais profissionais", contou.
O problema é que Slash foi ver a banda justamente em um dos péssimos shows que eles fizeram na época em que estavam afundados nas drogas. Eu não sabia que um bom show do Aerosmith era algo raro na época. O Van Halen detonou com eles. Só que eu era tão inocente. Via Steven Tyler caindo no palco e pensava: 'uau, esse cara deve ser desajeitado'. Não tinha ideia que as drogas estavam envolvidas".
Para piorar ainda mais a decepção, Slash considera um trabalho da banda como o maior disco ao vivo de todos os tempos, conforme ele revelou para a Classic Rock em uma matéria onde conta que seu interesse pela banda não tinha nada a ver com a imagem, inicialmente, pois ele estava acostumado a conviver com rockstars desde a infância, pois sua mãe, Ola Hudson, era estilista e designer de moda de astros como David Bowie, Janis Joplin e Ringo Starr, enquanto seu pai, Saul Steinberg, era um cartunista bastante famoso na época.
Inclusive, Slash tem a impressão que os rockstars dos anos 60 e 70 eram "mais inteligentes e educados que os dos anos oitenta": "Todos eram super de boa, todos muito legais - e todos eram realmente INTELIGENTES, o que é um pouco diferente da imagem do rock'n'roll que a gente tem", prossegue Slash em um emotivo arroubo nostálgico: "Todas aquelas pessoas eram muito, muito educadas e tinham uma espécie de perspectiva clara do que queriam e precisavam fazer, e eram super, super-criativas. Então, foi realmente maravilhoso para mim estar próximo daquilo - apesar de que, olhando para trás, eu não fazia ideia daquilo na época".
"Para mim, era tudo sobre a música, não sobre a imagem ou estilo de vida deles", disse Slash para a Classic Rock. "Realmente, eu não comecei a olhar para as bandas do ponto de vista da imagem até mais tarde. Eu costumava conhecer muitas estrelas do rock quando era criança, porque meus pais faziam parte dessa cena, então isso não era grande coisa para mim. Só mais tarde, quando comecei a ver revistas de rock'n'roll é que realmente prestei atenção na imagem". Mas Slash sabia que o pessoal do Aerosmith tinha uma aparência bacana, pareciam caras perigosos. "Joe Perry era o guitarrista com a aparência mais legal, Steve Tyler parecia completamente maníaco. Sabe, os Stones eram legais, mas eles eram a banda do meu pai. Já o Aerosmith era a minha banda".
Então, Slash fala de um disco ao vivo da banda, que para ele é o melhor de todos os tempos: Lembro de ouvir 'Walk This Way' no rádio. Vagamente me recordo que gostava da música, mas não sabia quem era o Aerosmith. Então, o álbum 'Rocks' me virou de cabeça para baixo. Consegui o disco, numa época em que eu não tinha dinheiro nenhum, então comprar um álbum era algo marcante. Depois comprei o 'Live! Bootleg' porque tinha todas as músicas mais conhecidas deles. Eu amo esse disco. Para mim, é o álbum ao vivo de Rock'N'Roll por excelência de todos os tempos, é incrível! A partir daí, comprei todos os discos do Aerosmith".
Como é de conhecimento geral, o Aerosmith anunciou o encerramento de suas atividades ao vivo, devido aos problemas vocais de Steven Tyler: "Ele passou meses trabalhando incansavelmente para recuperar sua voz ao estado de antes da lesão. Vimos ele lutando, apesar de ter a melhor equipe médica ao seu lado. Infelizmente ficou claro que uma recuperação completa de sua lesão vocal não é possível. Tomamos uma decisão difícil e dolorosa, mas necessária - como uma banda de irmãos - de nos aposentar dos palcos, das turnês".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps