RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Produtor de longa data do Black Sabbath revela os segredos do timbre da guitarra de Tony Iommi

A guitarra barata que é imitação de marca famosa e mudou a vida de James Hetfield

Billy Corgan comenta seu álbum favorito do Black Sabbath: "Iommi foi visionário e pioneiro"

O canadense que matou uma família e culpou música de Ozzy

Baterista do Shadows Fall odiou Metallica e Slayer quando ouviu pela primeira vez

A reação de seu advogado após guitarrista recusar cargo de guitarrista de Ozzy Osbourne

Kurt Cobain comenta as músicas do Nirvana que compôs para combater o sexismo

Um fator crucial que levou Mike Shinoda a reformar o Linkin Park; "Estava quase como acabado"

O que Cazuza quis dizer com "A burguesia fede e quer ficar rica" no clássico "Burguesia"

A conturbada saída de Steve Souza do Testament, nas palavras de Eric Peterson

O dia que o Pearl Jam só não compôs uma música com Bob Dylan porque Eddie Vedder não quis

A enigmática última frase que Renato Russo disse para seu amigo antes de morrer

Além de Jaco, o outro baixista fenomenal que Robert Trujillo adora, mas poucos roqueiros conhecem

Liam Gallagher estabelece condições para novo álbum do Oasis sair do papel

Ozzy Osbourne chegou a cantar no ensaio para o Rock and Roll Hall of Fame


Bangers Open Air
Pierce The Veil

Resenha - Sumday - Grandaddy

Por Ricardo Seelig
Postado em 17 de maio de 2005

Nota: 10 starstarstarstarstarstarstarstarstarstar

Ao contrário do que muitos pensam, ainda existe originalidade no rock and roll. E não poderia ser diferente. O rock é, desde o seu surgimento, a forma mais poderosa e visível de expressão adolescente. Toda banda começa fazendo barulho, e com o tempo descobre o seu caminho, o seu som.

O Grandaddy foi formado em 1992 na cidade de Modesto, na ensolarada California, pelo skatista Jason Lytle, vocalista, guitarrista, eventual tecladista, principal compositor e também produtor da banda. O grupo é completado pelo baixista Kevin Garcia, pelo baterista Aaron Burtch, pelo guitarrista Jim Fairchild e pelo tecladista Tim Dryden.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 1

O som dos caras é bastante similar à fase atual do Flaming Lips, também americano, com a diferença de que o som do Grandaddy consegue unir psicodelismo e pop de uma maneira única (basta ouvir a versão dos caras para "Revolution", dos Beatles, presente na trilha do filme "I Am Sam" - aliás, conhecer este cover é uma excelente maneira de entrar no estranho mundo da banda).

"Sumday", lançado em 2003, é o quarto álbum do grupo (anote aí os anteriores: "A Pretty Mess By This One Band", de 1996 ; "Under The Western Freeway", de 1997 ; e o excelente "The Sophtware Slump", de 2000). E o que chama a atenção logo de cara é a união de melodias originais com uma enorme quantidade de refrãos grudentos, guiadas pelo vocal peculiar de Jason Lytle (o cara canta o disco inteiro como se acabasse de acordar, mas, ao contrário do que se poderia pensar, isso não soa chato nem sem graça - você ouve o CD e não consegue imaginar as canções de outra maneira).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 2

O álbum abre com a deliciosa "Now It's On", que conquista imediatamente por ser uma típica canção pop, alegre, divertida, daquelas que nos fazem pensar em como este termo foi tão maltratado no decorrer dos anos por nomes tão equivocados quanto Britney Spears, N'Sync e todo aquele bando de enlatados americanos. Ao ouvi-la você entende, ou volta a acreditar, ou finalmente conhece, o quanto a união entre o rock and roll e a pop music pode gerar músicas inesquecíveis (era isso que os Beatles faziam, afinal de contas).

O CD continua a rolar, e você dá de cara com "I'm On Standby", a canção perfeita para se ouvir em uma segunda de manhã, a caminho do trabalho. Com uma leve pitada country, é uma canção ao mesmo triste e otimista, melancólica e cheia de esperança. Belíssima.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 3

"The Go In The Go-For-It", "The Group Who Couldn't Say", a espetacular "El Caminos In The West" e "Yeah Is What We Had" nos levam de volta aos tempos de adolescente skatista de Jason Lytle, como se, com o passar dos anos, o tempo não tivesse passado só para a banda, mas também para a turma que se reunia para ver o grupo tocando na garagem. "El Caminos In The West" é uma das melhores músicas não só do álbum, mas de toda a carreira da banda.

Em contraste com esta faceta mais rock and roll, "Lost In Your Merry Way" tem um arranjo melancólico baseado em acordes de violão e magníficas linhas de teclados. Sabe aquelas músicas que você ouve e imagens se sucedem em sua cabeça, como um filme ? Bem, esta é uma delas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 4

Mas, como você bem sabe, existem canções que definem álbuns. Foi assim com "Beggars Banquet" e "Sympathy For The Devil", "Led Zeppelin IV" e "Stairway To Heaven", "Zuma" e "Cortez The Killer", "Number Of The Beast" e "Hallowed Be Thy Name" e inúmeros outros. Em "Sumday", esta canção é "Saddest Vacant Lot In All The World". Construída sobre uma frase de piano simples, traz um Jason Lytle cantando com o coração na boca. Belíssima, é uma daquelas canções que você ouve a primeira vez e tem certeza de que vai te acompanhar por toda a vida.

O bom é que, depois de tudo isso, o CD ainda não acabou !!!! "Stray Dog And The Chocolate Shake" se contrapõe perfeitamente a "Saddest Vacant Lot In All The World". Enquanto essa última mostra toda a capacidade lírica da banda, a primeira parece uma seqüência da clássica "AM 180" (presente no segundo álbum do grupo e também na trilha do filme "Extermínio", do diretor Danny Boyle, o mesmo de "Trainspotting"). Com uma melodia de teclado inocente e até mesmo infantil, nos lembra que o rock, na boa, é antes de tudo diversão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 5

Fechando o álbum com chave de ouro, o Grandaddy nos entrega três ótimas canções. "OK With My Decay" é Jason Lytle pensando sobre a vida, lamentando sobre o seu conformismo diante das coisas. É a canção mais pessoal do disco, e musicalmente a mais próxima do álbum anterior, "The Sophtware Slump", com belos arranjos de piano e teclado. "The Warming Sun" é uma balada composta novamente sobre o piano, e em alguns momentos lembra músicas do início da carreira solo de John Lennon, logo após os Beatles. "The Final Push To The Sum" fecha o álbum e serve como resumo de tudo o que se ouviu ao longo das onze canções anteriores: melancolia e otimismo, tristeza e otimismo andando de mãos dadas, costurados em uma seqüência de melodias e refrãos memoráveis, que ficam na cabeça por um bom tempo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 6

O Grandaddy ainda não é muito conhecido no Brasil, o que é uma pena. Eu poderia resumir o som do grupo como um Radiohead sem a bad trip, mais otimista e menos deprê. Mas eu não consigo colocar em palavras o que a banda transformou em música em "Sumday". É melhor você ouvir e tirar a sua própria conclusão.

Faixas:

1. Now It's On
2. I'm On Standby
3. The Go In The Go-For-It
4. The Group Who Couldn't Say
5. Lost On Yer Merry Way
6. El Caminos In The West
7. "Yeah" Is What We Had
8. Saddest Vacant Lot In All The World
9. Stray Dog And The Chocolate Shake
10. OK With My Decay
11. The Warming Sun
12. The Final Push To The Sum

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Divulgue sua banda de Rock ou Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Comitiva
Stamp


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luis Jose Geraldes | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.
Mais matérias de Ricardo Seelig.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS