Resenha - Ritmia - Ritmia
Por Rafael Carnovale
Postado em 24 de novembro de 2004
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A banda Ritmia é um projeto levado a cabo pelo guitarrista Ricardo Primata, contando com Gabriel Melo no vocal e Ricardo Sampaio no baixo. O projeto traz um bom número de convidados, contanto inclusive com um coro de quatro vozes e a vocalista solo Zahra Raysa. A proposta inicial é fundir a força do rock com os nuances suaves do progressivo. Dado o talento do guitarrista, a idéia promete e muito. As músicas são cantadas em português e inglês, outra boa idéia, já que vale a pena valorizar nosso rico idioma.

"Keys of Future" é a princípio um "heavy" com doses de "prog", mas que não se encaixaria no rótulo de "prog-metal", pelo peso mais evidente. Assim como "Silence at Night" e a suave "Slavery" (quase um "folk-metal" a lá Jethro Tull"). A competência da banda é notória, e a produção, excelente. Aliás, vale notar que a cada dia os cd’s independentes vêm caprichando mais na produção e no acabamento final.
Faixas como "Believe in Dream" e "Despertar" mesclam bem os nuances viajantes do progressivo com boas doses de pop, enquanto que "You Can Imagine" já envereda para o lado do metal tradicional, principalmente nas guitarras de Ricardo. Por incrível que pareça, apesar de agregar várias influências, o cd soa coeso e com identidade, o que mostra o quão talentoso é o guitarrista e sua banda.
Um bom começo. Vale a pena dar uma conferida, tanto para os fãs de "prog-metal", quanto para os apreciadores de bom rock. Não é todo dia que surge um projeto como esse.
Site Oficial: http://www.ricardoprimata.com.br
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A cantiga infantil sombria dos anos 1990 que o Metallica tocou ao vivo uma única vez
As bandas que formam o "Big Four" do metal oitentista, segundo o Loudwire
A melhor música do "Black Album", do Metallica, segundo a Metal Hammer
O pior músico com quem Eddie Van Halen trabalhou; "eu tinha que ensinar todas as partes"
Lars Ulrich, do Metallica, acha que Bon Scott é o vocalista mais legal de todos os tempos
A joia cearense que gravou um clássico do rock nos anos 1970, segundo Regis Tadeu
A lenda do rock que Elvis Presley admirava: "Vamos aos fatos, não consigo cantar como ele"
A atração do Rock in Rio que "as pessoas já viram 500 vezes"
Roland Grapow confirma show no Brasil celebrando 30 anos de "The Time of the Oath" (Helloween)
Sascha Paeth: o guitarrista alemão que se apaixonou pelo Brasil
Produtor de "Master of Puppets" diz que Kirk não gravou base no disco; "Tudo era o James"
Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Usando Pink Floyd como exemplo, Sammy Hagar diz não querer mais contato com Alex Van Halen
Bruce Dickinson encontra "Dustin", de Stranger Things; "Coisas estranhas em New Jersey"
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Rush: a música absurdamente difícil que eles gravaram num único take
Heavy metal: cinco grandes formações que nunca mais se reunirão
Jimmy Page: quando o guitarrista arregou para Pepeu Gomes em canja no Brasil


Em "Attitude Adjustment", Buzzcocks segue firme como referência de punk rock com melodia
"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Iron Maiden: Em 1992 eles lançavam Fear Of The Dark



