Resenha - Ritmia - Ritmia
Por Rafael Carnovale
Postado em 24 de novembro de 2004
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A banda Ritmia é um projeto levado a cabo pelo guitarrista Ricardo Primata, contando com Gabriel Melo no vocal e Ricardo Sampaio no baixo. O projeto traz um bom número de convidados, contanto inclusive com um coro de quatro vozes e a vocalista solo Zahra Raysa. A proposta inicial é fundir a força do rock com os nuances suaves do progressivo. Dado o talento do guitarrista, a idéia promete e muito. As músicas são cantadas em português e inglês, outra boa idéia, já que vale a pena valorizar nosso rico idioma.

"Keys of Future" é a princípio um "heavy" com doses de "prog", mas que não se encaixaria no rótulo de "prog-metal", pelo peso mais evidente. Assim como "Silence at Night" e a suave "Slavery" (quase um "folk-metal" a lá Jethro Tull"). A competência da banda é notória, e a produção, excelente. Aliás, vale notar que a cada dia os cd’s independentes vêm caprichando mais na produção e no acabamento final.
Faixas como "Believe in Dream" e "Despertar" mesclam bem os nuances viajantes do progressivo com boas doses de pop, enquanto que "You Can Imagine" já envereda para o lado do metal tradicional, principalmente nas guitarras de Ricardo. Por incrível que pareça, apesar de agregar várias influências, o cd soa coeso e com identidade, o que mostra o quão talentoso é o guitarrista e sua banda.
Um bom começo. Vale a pena dar uma conferida, tanto para os fãs de "prog-metal", quanto para os apreciadores de bom rock. Não é todo dia que surge um projeto como esse.
Site Oficial: http://www.ricardoprimata.com.br
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Aos 94, "Capitão Kirk" anuncia álbum de metal com Zakk Wylde e Ritchie Blackmore
Michael Amott diz que nova vocalista do Arch Enemy marca um passo importante
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Grade de atrações do Bangers Open Air 2026 é divulgada
A reação dos fãs à nova cantora do Arch Enemy: "Lembra a fase da Angela Gossow"
Como o Sepultura ajudou a mudar a história de uma das maiores gravadoras da história do metal
Wacken Open Air anuncia evento oficial no Brasil; confira as atrações
Arch Enemy revela identidade da nova vocalista e lança single "To the Last Breath"
Volbeat oficializa guitarrista e volta a ser quarteto
Por que Diabolus in Musica é o pior álbum do Slayer, de acordo com o Loudwire
Andreas Kisser posta foto da formação clássica do Sepultura em seu Instagram
David Ellefson chama de estúpida decisão de Mustaine sobre sua exclusão de álbum do Megadeth
Journey convidou Steve Perry para a turnê de despedida
Sonata Arctica confirma dois shows no Brasil em outubro
O que Dave Murray realmente pensa sobre o futuro do Iron Maiden, segundo o próprio
Bon Scott, do AC/DC, elegeu uma música do Kiss como a pior que já foi gravada
Mike Terrana: "Malmsteen foi uma das piores pessoas que conheci!"
O dia que Raul Seixas venceu Pelé e Xuxa e isso o inspirou a criar seu último grande sucesso


CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



