Resenha - Think Before Speaking - Even
Por Fernando De Santis
Postado em 23 de novembro de 2004
Nota: 4 ![]()
![]()
![]()
![]()
Formada por colegas de tempos da escola, Even é uma nova banda italiana, que investe num Hard Rock que às vezes tem pitadas progressivas. Diego Della Novella (guitarra) e Paulo F. Cinza (teclado) formaram uma banda em 1995, chamada Helisir, que seria o embrião do Even. Com o tempo os músicos se separaram, mas em 2003 se encontraram novamente e formaram a banda em questão. Além dos músicos já citados, o Even conta com Dave Dell’Orto (vocal), Alex Girotti (bateria) e Simone "Sniper" Pesenti (baixo).

"Think Before Speaking" é o álbum de estréia dos italianos, que apresenta um hard rock que não empolga muito. Eu sou desses que defendem a tese de que hard rock tem que empolgar, para ser interessante. As músicas têm até bons instrumentais, o teclado em algumas vezes fica evidente demais, chegando a enjoar, porém o vocal de Dave Dell’Ort é o ponto fraco: é sem graça, não tem pegada e chega a dar sono. "The Always" é a faixa de abertura, que deixei rodando para ver qual era o estilo dos rapazes e quando percebi, já estava na segunda composição, intitulada "IX". Passou batida a mudança, parecia até que tocavam a mesma música.
"Hollow Music" é talvez a faixa mais interessante do disco. O guitarrista Diego Novella finalmente encontrou o pedal de distorção de sua guitarra! O refrão é interessante, tem uma melodia que chega até a empolgar e "colar". "Surrender" apresenta alguns cacoetes de progressivo, como algumas quebras de tempo e um belo solo de guitarra, que acaba sendo o destaque nessa composição. Mas quando eu pensava que a banda havia se acertado no disco, a partir da faixa de número cinco, tive a decepção em ouvir a horrível "Sickness". Meu Deus, que "música" ruim! O vocalista inventa de cantar rap, mas fica pior que o Vanilla Ice em final de carreira! A idéia é fraca, os experimentos e os efeitos que usaram não deram certo... enfim, um desastre completo!
"Think Before Speaking", o álbum de estréia dos italianos do Even, não empolga. Dá até para aproveitar uma ou outra composição, mas no geral, as músicas são ruins. Se eles quiserem "emplacar", terão que se dedicar muito, mas muito mesmo, num próximo disco. Em todo caso, nem chegue perto desse primeiro disco e pense bem antes de escutá-lo (inevitável o trocadilho com o nome do álbum).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
A banda que membros do Iron Maiden e Dio disputaram para entrar e só um conseguiu
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
200 shows internacionais de rock e metal confirmados no Brasil em 2026
Os 5 álbuns de rock que todo mundo deve ouvir pelo menos uma vez, segundo Lobão
Bruce Dickinson relembra o teste "estranho" que fez para entrar no Iron Maiden
Fã de treinos de perna, Nita Strauss fala sobre sua dificuldade com a barra fixa
Bruce Dickinson relembra "Killers" e diz que gostaria de ter participado do álbum
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
Guitarrista quebra o pé em "bizarro acidente" e se afasta do Foo Fighters
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Joe Perry do Aerosmith
A melhor música de heavy metal de cada ano da década de 1980, segundo a Loudwire
O guitarrista que Jack Black chama de "gênio"; "Ele inventou mais riffs do que qualquer um"
Rob Halford, o Metal God, celebra 40 anos de sobriedade
O brasileiro com a voz parecida com a de Axl Rose que viralizou no TikTok
Titãs e a torta de climão após Nando Reis convidar ex-namorada para cantar no "Acústico"
Ex-baixista do Metallica diz que Mustaine deixava outros membros comendo poeira

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
Coldplay: Eles já não são uma banda de rock há muito tempo



