Resenha - YTK - Tom Kopyto
Por Thiago Sarkis
Postado em 14 de agosto de 2000
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Dream Theater, Symphony X e outras bandas de metal progressivo estão sendo de suma importância para a geração de guitarristas virtuosos que está surgindo. Com um som bem trabalhado, esses grupos conseguiram mostrar que é possível e necessário unir técnica a boas composições. E o resultado do que eles fizeram já pode ser observado em novos conjuntos e artistas de elevado nível técnico, mas que agora estão dando mais valor a harmonias, melodias e partes rítmicas bem trabalhadas. Uma boa amostra do que estou dizendo é o début do guitarrista norte-americano Tom Kopyto.

"YTK" nos apresenta um guitarrista extremamente técnico, que tem como destaque palhetadas alternadas, precisas e rápidas. Uma técnica realmente espantosa, que para a alegria de todos é usada de maneira inteligente, em composições inspiradas, com variações rítmicas impressionantes e melodias bem compostas. Ao lado de tudo isso, aparecem riffs pesados ao extremo, coisa que não me lembro de ter ouvido em álbuns lançados nos últimos sete anos. Para falar a verdade, já ouvi muita coisa pesada em cds de guitarristas como Tom, mas riffs tão pesados como esses, eu só havia escutado em "Breakneck Speed", de Tony Fredianelli.
O álbum é instrumental e contém oito faixas. Tudo foi feito por Tom Kopyto, incluindo aí a programação de bateria, que é o ponto mais baixo do cd. Não que tenha sido mal feita, de maneira alguma. Foi muito bem feita, mas fica realmente impossível ter a mesma pegada e peso de uma bateria tocada junto com a música, por um ser humano. A produção de "YTK" também não é lá essas coisas, mas é algo considerável se tratando de um primeiro trabalho, onde o cara teve que pensar e fazer tudo. E realmente dessa forma não é fácil deixar tudo 100%. Porém, o mais importante é que Tom se preocupou em tocar sua Ibanez 7 cordas com técnica, sem deixar de lado a qualidade das harmonias/melodias e partes rítmicas. Um cd que merece ser checado.
Site Oficial - http://www.geocities.com/~kopyto
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
Os 5 álbuns de rock que todo mundo deve ouvir pelo menos uma vez, segundo Lobão
Para Geezer Butler, "13" não foi um álbum genuíno do Black Sabbath
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
Peter Criss não escreveu "Beth" e bateria não é instrumento musical, diz Gene Simmons
A melhor música de heavy metal de cada ano da década de 1980, segundo a Loudwire
Rob Halford, o Metal God, celebra 40 anos de sobriedade
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Joe Perry do Aerosmith
Fã de treinos de perna, Nita Strauss fala sobre sua dificuldade com a barra fixa
O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
A banda que era "maior do que Jimi Hendrix" para Ritchie Blackmore, e que hoje poucos conhecem
A banda mais influente do rock progressivo, de acordo com Geddy Lee
As capas de Iron Maiden e Nevermore que foram feitas pela mesma pessoa e são semelhantes
O hit da Legião Urbana que traz crítica contra "Escolinha do Professor Raimundo"
Assista Ivete Sangalo cantando "Dead Skin Mask", do Slayer

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
Coldplay: Eles já não são uma banda de rock há muito tempo



