Resenha - YTK - Tom Kopyto
Por Thiago Sarkis
Postado em 14 de agosto de 2000
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Dream Theater, Symphony X e outras bandas de metal progressivo estão sendo de suma importância para a geração de guitarristas virtuosos que está surgindo. Com um som bem trabalhado, esses grupos conseguiram mostrar que é possível e necessário unir técnica a boas composições. E o resultado do que eles fizeram já pode ser observado em novos conjuntos e artistas de elevado nível técnico, mas que agora estão dando mais valor a harmonias, melodias e partes rítmicas bem trabalhadas. Uma boa amostra do que estou dizendo é o début do guitarrista norte-americano Tom Kopyto.

"YTK" nos apresenta um guitarrista extremamente técnico, que tem como destaque palhetadas alternadas, precisas e rápidas. Uma técnica realmente espantosa, que para a alegria de todos é usada de maneira inteligente, em composições inspiradas, com variações rítmicas impressionantes e melodias bem compostas. Ao lado de tudo isso, aparecem riffs pesados ao extremo, coisa que não me lembro de ter ouvido em álbuns lançados nos últimos sete anos. Para falar a verdade, já ouvi muita coisa pesada em cds de guitarristas como Tom, mas riffs tão pesados como esses, eu só havia escutado em "Breakneck Speed", de Tony Fredianelli.
O álbum é instrumental e contém oito faixas. Tudo foi feito por Tom Kopyto, incluindo aí a programação de bateria, que é o ponto mais baixo do cd. Não que tenha sido mal feita, de maneira alguma. Foi muito bem feita, mas fica realmente impossível ter a mesma pegada e peso de uma bateria tocada junto com a música, por um ser humano. A produção de "YTK" também não é lá essas coisas, mas é algo considerável se tratando de um primeiro trabalho, onde o cara teve que pensar e fazer tudo. E realmente dessa forma não é fácil deixar tudo 100%. Porém, o mais importante é que Tom se preocupou em tocar sua Ibanez 7 cordas com técnica, sem deixar de lado a qualidade das harmonias/melodias e partes rítmicas. Um cd que merece ser checado.
Site Oficial - http://www.geocities.com/~kopyto
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Prika Amaral explica por que a Nervosa oficializou duas baixistas na banda
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
Avenged Sevenfold lança single inédito para o novo jogo da franquia Call of Duty
Por que Dave Mustaine escolheu regravar "Ride the Lightning" na despedida do Megadeth?
Megadeth anuncia show em país onde nunca tocou
A banda que gravou mais de 30 discos inspirada em uma única música do The Doors
Guns N' Roses lança duas novas canções
A separação dos Beatles segundo a visão de Ringo Starr
Rodolfo sobre saída: "Era impossível seguir Jesus Cristo e cantar letras do Raimundos"
O dia que Rogério Skylab disse que papo com Rafael Bittencourt o fez sentir falta do Monark


"Rebirth", o maior sucesso da carreira do Angra, que será homenageado em show de reunião
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



