Matérias Mais Lidas

Pitty: cantora posta foto sexy em Stories do Twitter antes da rede extinguir ferramentaPitty
Cantora posta foto sexy em Stories do Twitter antes da rede extinguir ferramenta

Iron Maiden: Bruce Dickinson te enganou em shows no Brasil em 2019 e você nem percebeuIron Maiden
Bruce Dickinson te enganou em shows no Brasil em 2019 e você nem percebeu

Megadeth: Dave Mustaine compartilha riff brutal do novo álbumMegadeth
Dave Mustaine compartilha riff brutal do novo álbum

Butcher Babies: sem arrependimentos pela época de shows de toplessButcher Babies
Sem arrependimentos pela época de shows de topless

Limp Bizkit: Fred Durst muda visual e surpreende ao ficar parecido com Jon Bon JoviLimp Bizkit
Fred Durst muda visual e surpreende ao ficar parecido com Jon Bon Jovi

Marty Friedman: ex-Megadeth toca em Osaka com participação de guitarrista brasileiroMarty Friedman
Ex-Megadeth toca em Osaka com participação de guitarrista brasileiro

Iron Maiden: Eles detonaram muitas bandas, diz Garry Pepperd, guitarrista do JaguarIron Maiden
"Eles detonaram muitas bandas", diz Garry Pepperd, guitarrista do Jaguar

Pitty: cantora publica foto nua na internet e bate recorde de curtidasPitty
Cantora publica foto nua na internet e bate recorde de curtidas

Paulo Sergio: Alguém explica o nome desta banda polonesa?Paulo Sergio
Alguém explica o nome desta banda polonesa?

Corey Taylor: Não podíamos trabalhar junto com JordisonCorey Taylor
Não podíamos trabalhar junto com Jordison

ZZ Top: baixista substituto só está barbudo por causa da pandemia, conta GibbonsZZ Top
Baixista substituto só está barbudo por causa da pandemia, conta Gibbons

Slipknot: vídeo de 2005 previu a morte de Paul Gray e Joey Jordison?Slipknot
Vídeo de 2005 "previu" a morte de Paul Gray e Joey Jordison?

R.I.P.: lista de músicos do rock e metal falecidos nos últimos 40 dias impressionaR.I.P.
Lista de músicos do rock e metal falecidos nos últimos 40 dias impressiona

At The Gates: 11 bandas que não existiriam sem o quinteto suecoAt The Gates
11 bandas que não existiriam sem o quinteto sueco

Dio: o Sabbath era um navio fantasma quando entrei, disse em autobiografia póstumaDio
"o Sabbath era um navio fantasma quando entrei", disse em autobiografia póstuma


Stamp

Resenha - Brave New World - Iron Maiden

Por Haggen Kennedy
Em 30/05/00

Nota: 10

Nem precisa dizer que esse foi um dos discos mais esperados da história. Até mesmo gente que não tinha o Iron Maiden como banda favorita perdeu cabelos nessa maratona infernal de esperar pelo lançamento desse petardo. Aliás, que petardo! As imagens de Bruce espalhando aos quatro ventos que eles estavam de volta e que subiriam ao topo ainda estão frescas na mente deste comentarista. De fato, o fato de Mr. Air Raid Siren ter sido tão efusivo nesse quesito despertou tanto o interesse maior pelo disco como a incredulidade em milhões de pessoas ao redor do globo na questão de se o grupo conseguiria fazer algo do nível de "Powerslave", "Piece of Mind", "The Number of the Beast" ou "Seventh Son of a Seventh Son".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Outra memória ainda recente é a de que, tempos atrás, muita gente dizia que a Donzela estava acabada e que os grupos da atualidade, além das bandas de história - como Metallica, Judas Priest, Megadeth -, é que eram o verdadeiro heavy metal. Agora, veja como as coisas são engraçadas: os caras lançaram um disco de peso, têm Bruce e Adrian no cast, voltam a fazer as turnês mais extensas do globo e conseguem algo que só se tem a chance de alcançar uma vez na vida: voltar ao topo. Que é o lugar onde merecem estar, diga-se de passagem. A ironia? Olhe o tipo de música que estão fazendo Metallica e Megadeth... melhor até não comentar.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Wicker Man" foi a faixa que quem estava antenado nas novidades que saíam na Net pôde ouvir primeiro. O engraçado, entretanto, é que pode-se dizer que é a faixa "menos melhor" do CD. Com um apelo claramente comercial, foi feito um video-clipe para que programas como a MTV, onde poderiam ser divulgados, não ficassem de fora.

"Ghost of the Navigator" é a segunda faixa e a que atraiu mais atenção enquanto eram distribuídas MP3s clandestinamente do disco pela Internet afora. Como o som não soa clichê e tem bases e uma melodia poderosa, a música logo se tornou um hit entre os fãs do grupo. Que já era de se esperar. Como se poderá ver mais adiante, o disco todo é feito de clássicos.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Brave New World", a música título, também foi distribuída Internet afora. Possui linhas vocais muito bonitas, especialmente no refrão que, definitivamente, TEM que ser cantado pela multidão inteira, quando no show da banda. O baixo galopante está lá e as guitarras, idem. O paredão sonoro funcionou perfeitamente.

"Blood Brothers" é a quarta faixa do disco e, segundo uma versão da lenda, Steve compôs a música inspirado nos laços que mantinha com seu pai, que morreu quando o baixista estava em turnê. A canção tem o começo lento, para depois ficar relativamente pesada, com os vocais de Bruce gritando "blood brothers".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mas é com "The Mercenary" que o fã pode ver o metal puríssimo que o Iron Maiden tem correndo nas veias. A música já começa na porrada e é assim por todos seus 4 minutos e 41 segundos. É como se os gritos de batalha de Bruce não lhe deixassem fugir do massacre: "nowhere to run, nowhere to hide; you have to kill to stay alive". Na verdade, a temática da música chega a lembrar um pouco "The Fugitive". Mas com bases muito mais rápidas e - principalmente - metálicas. É Iron Maiden puro, das raízes.

"Dream of Mirrors" tem as guitarras bastante coladas - dá pra ver que o entrosamento dos guitarras atingiu niveis incríveis. No comecinho da música dá pra sentir uma leve brisa lhe levando de volta no tempo até 1990, onde se pode perceber alguns toques de "Mother Russia" e, logo depois, você corre de volta a 83, com "Piece of Mind". Se ouvir com atenção, dá pra sentir um pouquinho de "To Tame A Land". A balada, entretanto, em geral discorre de linhas de baixo limpíssimas que mais lembram "The Clansman", canção épica do "Virtual XI". Esta é uma das melhores músicas do disco.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"The Fallen Angel" foi a última das quatro faixas distribuídas pela Net. Quem a ouviu sabe o estilo Piece of Mind incrustrado na música. Peso, rapidez, está tudo lá.

"The Nomad". Agora, sim. Está aí a melhor faixa do disco. Ah, musiquinha boa! Assim como "The Fallen Angel" e "The Mercenary", já começa na porrada. O feeling é crescente. O peso realmente remete o ouvinte diretamente a 85, época do estouro "Powerslave". O timbre da voz de Bruce combina perfeitamente com a temática e o seguimento da canção. Aquela linha melódica (vocal) rasgada à lá "Be Quick...". O refrão também tem a obrigatoriedade de ser cantado ao vivo. O detalhe vai para os teclados, no fundo, acompanhando a melodia do baixo.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Out of the Silent Planet", a seguinte, é portadora de uma bela introdução. Enquanto as guitarras vão tocando os solinhos duplos bem Iron Maiden, o baixo toca os acordes cheios ao fundo, dando aquele clima de espaço para a entrada do vocal, que já começa recitando o nome da música: "Out of the Silent Planet... Out of the Silent Planet we are...". Pouco depois, os riffs pesados que carregam a canção até seu final. Os refrões são lindíssimos, cantados em duas vozes.

"The Thin Line Between Love and Hate", a última música (que pena, acabou) do disco, se traduz em uma coisa: peso. O começo lento dá espaço para a distorção de guitarra, que entra e preenche os ouvidos com a maior facilidade possível. O refrão não demora e logo entra, após algumas frases cantadas por Bruce. Também com duas vozes gravadas. Solos curtos, mas com feeling. Dá pra imaginar direitinho Adrian com aquela pose paradona com a Gibson à frente, solando como se aqueles fossem os últimos minutos de existência.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

No geral, "Brave New World" é simplesmente o que Bruce garantiu que seria: o ícone da volta da banda ao topo. Os defeitos ficam por conta de algumas partes onde há repetição das bases e sempre fica aquele gostinho de quero mais do vocal ou dos solos. Mas é só. O peso, a rapidez, a balada, o galope, os solos... e, principalmente, ele: Bruce. Novamente. Lá, na frente, como fez por quase 15 anos, gritando "Scream for Me" e correndo de um lado pro outro no palco, como um louco desvairado. De arrependimento, só a impossibilidade de dar mais que 10 nesse CD; "Brave New World" merecia muito mais.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Maiden's back.
Up The Irons!!


Outras resenhas de Brave New World - Iron Maiden

Clássicos Imortais: Brave New World, e as duas décadas do renascimento do MaidenClássicos Imortais
Brave New World, e as duas décadas do renascimento do Maiden

Iron Maiden: Brave New World foi uma volta em grande estiloIron Maiden
Brave New World foi uma volta em grande estilo

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Pentral
publicidade
Ademir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | Andre Sugaroni | André Silva Eleutério | Antonio Fernando Klinke Filho | Bruno Franca Passamani | Caetano Nunes Almeida | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Eduardo Ramos | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cristofer Weber | César Augusto Camazzola | Dalmar Costa V. Soares | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Eric Fernando Rodrigues | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Helênio Prado | Henrique Haag Ribacki | Jesse Silva | José Patrick de Souza | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo H G Batista | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Ricardo Dornas Marins | Sergio Luis Anaga | Sergio Ricardo Correa dos Santos | Tales Dors Ciprandi | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Tom Paes | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp

Iron Maiden: Bruce Dickinson te enganou em shows no Brasil em 2019 e você nem percebeuIron Maiden
Bruce Dickinson te enganou em shows no Brasil em 2019 e você nem percebeu

Iron Maiden: Running Free, Sanctuary e Purgatory ganham quebra-cabeçasIron Maiden
"Running Free", "Sanctuary" e "Purgatory" ganham quebra-cabeças

Iron Maiden: Eles detonaram muitas bandas, diz Garry Pepperd, guitarrista do JaguarIron Maiden
"Eles detonaram muitas bandas", diz Garry Pepperd, guitarrista do Jaguar

Iron Maiden: em vídeo, Bruce zoa sobre novo álbum chamar-se Belshazzar's FeastIron Maiden
Em vídeo, Bruce zoa sobre novo álbum chamar-se "Belshazzar's Feast"

Iron Maiden: Bruce Dickinson conta o segredo para conciliar banda com outros projetosIron Maiden
Bruce Dickinson conta o segredo para conciliar banda com outros projetos

Iron Maiden: veja Bruce Dickinson empolgado cantando ZZ TopIron Maiden
Veja Bruce Dickinson empolgado cantando ZZ Top

Iron Maiden: lendário show no Hammersmith, de 1982, finalmente chega ao streaming; ouçaIron Maiden
Lendário show no Hammersmith, de 1982, finalmente chega ao streaming; ouça

Iron Maiden: edição nacional do novo álbum Senjutsu está em pré-venda no BrasilIron Maiden
Edição nacional do novo álbum "Senjutsu" está em pré-venda no Brasil

Iron Maiden: Bruce Dickinson conta o lugar que mais deseja que a banda faça um showIron Maiden
Bruce Dickinson conta o lugar que mais deseja que a banda faça um show

Iron Maiden: A importância dos "singles" na carreira e para os fãs (vídeo)

Iron Maiden: O novo pós apocalíptico The Writing On The WallIron Maiden
O novo pós apocalíptico "The Writing On The Wall"

Iron Maiden: loja pode ter revelado o nome de segundo single de SenjutsuIron Maiden
Loja pode ter revelado o nome de segundo single de "Senjutsu"

Bruce Dickinson: ele ia a lojas de discos, mas não tinha dinheiro pra comprarBruce Dickinson
Ele ia a lojas de discos, mas não tinha dinheiro pra comprar

Iron Maiden: dez músicas lado b que todos deveriam ouvir ao menos uma vez na vidaIron Maiden
Dez músicas "lado b" que todos deveriam ouvir ao menos uma vez na vida

Iron Maiden: todas as músicas escritas pela dupla dinâmica Smith & DickinsonIron Maiden
Todas as músicas escritas pela dupla dinâmica Smith & Dickinson


Heavy Metal: os maiores álbuns da história para os gregosHeavy Metal
Os maiores álbuns da história para os gregos

Separados no nascimento: Nicko McBrain e Dolph LundgrenSeparados no nascimento
Nicko McBrain e Dolph Lundgren

Iron Maiden: a palavra mais presente nas letras da banda é...Iron Maiden
A palavra mais presente nas letras da banda é...


Metallica, Guns, Slipknot, Kiss: tombos, erros e fatos engraçadosMetallica, Guns, Slipknot, Kiss
Tombos, erros e fatos engraçados

Heavy Metal: os maiores álbuns da história para os gregosHeavy Metal
Os maiores álbuns da história para os gregos


Sobre Haggen Kennedy

Nascido ao fim dos anos 70 e adolescido em meio ao universo metálico, Haggen Heydrich Kennedy já trabalhou e atuou numa vultosa gama de atividades, como o jornalismo, o desenho, a informática, o design e o ensino, além de outros quefazeres. Atualmente vive em Atenas, Grécia, onde estuda História, Arqueologia e Grego Antigo na Universidade de Atenas. A constante nesse turbilhão de ofícios, todavia, sempre constituiu-se de dois fatores: as línguas (ainda hoje trabalha com tradução e interpretação) e a música - esse último elemento, definitivo alimento espiritual.

Mais matérias de Haggen Kennedy.