Resenha - Metalhead - Saxon
Por André Toral
Postado em 11 de junho de 2000
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Estamos frente a uma banda que, como qualquer outra, passou por vários problemas (como trocas de formações) e, acredite, indefinição musical, quando apostava no hard rock para seguir em sua antiga gravadora, a EMI.
Saxon - Mais Novidades
O Saxon, desde Dogs Of War, vem superando todos estes problemas. Em seu álbum antecessor, Unleash The Beast, compôs um dos mais belos momentos de sua carreira.
Para este ano, a banda retorna com Metalhead, um álbum que segue o peso espalhado por suas 11 músicas. Para não perder o costume, a bateria está agora ocupada por Fritz Randow. Ao escutarmos os primeiros acordes da faixa-título, notamos um Saxon mais pesado e menos rápido. A voz de Biff Byford está menos aguda e mais grave, dando uma variada de tons em todo o álbum.
A faixa Metalhead é fenomenal, bem construída e forte para situações de shows, com alguns efeitos de vozes em sua estrutura. Travellers In Time reafirma e reforça o que o Saxon quis mostrar com o álbum; as guitarras de Doug Scarratt e do velho Paul Quinn soam sincronizadas, perfeitas e pesadas, provando esta ser uma das melhores duplas da atualidade. Conquistador tem um início com violões clássicos, antecedendo a enxurrada de peso; a melodia vocal é soberba e o refrão é típico para ser cantado em shows. Um destaque é o novo baterista, que se mostra muito bem entrosado com o andamento desta música.
Outra que merece destaque absoluto, engrandecendo o espírito heavy metal deste álbum, é Song Of Evil; tem um riff inicial matador e uma estrutura que lhe dá o direito de fazer parte de situações ao vivo. All Guns Blazing é outra que pode ser considerada um clássico imediato; esta é a música mais aproximada de seu álbum antecessor, Unleash the Beast. Rapidez, peso e guitarras pesadas formam seu conteúdo. Watching You também merece destaque; tem um riff central que dita toda a estrutura que compõe seu conteúdo. Sea Of Life já faz parte daquilo que podemos chamar de balada metálica, devido ao peso misturado com momentos mais calmos; Biff Byford se mostra de vez um excelente músico, pois consegue encaixar sua melodia de maneira exata em canções deste tipo. Enfim, um Saxon mais lento e arrastado do que vínhamos escutando mas não menos excelente, pois Metalhead veio para confirmar o que ficou claro na última vez em que a banda se apresentou no Brasil (Monsters Of Rock'98): seu negócio é heavy metal!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



42 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de setembro
Billy Gibbons explica continuidade do ZZ Top tendo apenas sua presença dos membros clássicos
Assista o primeiro show da Cretin Family (Ramones, Green Day, Rancid e Blink-182)
As únicas 11 músicas do Dream Theater que são boas, segundo Regis Tadeu
O riff do Black Sabbath que Eddie Van Halen vivia pedindo para Tony Iommi tocar
Por que Luís Mariutti foi barrado no show do Angra, segundo o próprio
O disco do Rush que baixista do Napalm Death considera perfeito
O disco que talvez seja a definição mais perfeita de "classic rock"
Tuomas Holopainen diz que refaria apenas uma letra em 30 anos de Nightwish
A banda que Robert Plant definiu como "clinicamente morta" após ir a show deles
Bruce Dickinson alfineta Trump durante show do Iron Maiden no Canadá
Gigantes do rock: 10 rockstars que beiram os 2 metros de altura
O tipo de banda que fazia Angus Young dizer que bocejaria até não aguentar mais
O segredo revelado por Ronnie James Dio que deixou James Hetfield irritado
O ícone do metal extremo que já tentou "recriar" o Álbum Branco do Beatles algumas vezes
A curiosa história de "Pet Sematary", clássico dos Ramones que foi escrito em uma noite
O hit dos Beatles que Paul McCartney faz ligeira indireta para indesejada Yoko Ono
Kiko Loureiro comenta a ocasião em que Andre Matos queria tirá-lo do Angra

As 12 melhores músicas do Saxon, segundo Biff Byford
5 músicas que separam quem apenas ouve metal de quem realmente vive o gênero
Após mais de três décadas, vocalista e ex-guitarrista do Saxon fazem as pazes
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



