Saxon: Um grande disco que deveria ter maior reconhecimento
Resenha - Metalhead - Saxon
Por Hananias Souza Santana
Fonte: culturapopbr.com
Postado em 08 de dezembro de 2016
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Quando uma banda chega ao status de clássica, graças a grandes discos lançados numa época áurea, ao passar dos anos os discos subsequentes sempre sofrem com as comparações com os principais trabalhos lançados anteriormente.
O SAXON surgiu nos anos setenta, teve seu auge nos anos oitenta sendo um dos principais nomes do New Wave of British Heavy Metal, numa época em que o heavy metal estava no mainstream. A banda se mantém na ativa até hoje de forma muito produtiva, lançaram muitos discos. Nesse caso é natural que os discos que fiquem em evidencia para os fãs e critica de modo geral, sejam os clássicos dos anos oitenta e os últimos lançamentos. Trabalhos do meio desse período acabam se perdendo entre uma grande discografia.
Talvez esse seja o caso de Metalhead, lançado em 1999, com Biff Byford no vocal, Paul Quinn e Doug Scarratt nas Guitarras, Nibbs Carter no Baixo e Fritz Randow na bateria. Metalhead é um dos melhores e mais pesados discos do SAXON, as guitarras são o destaque do trabalho, um ótimo timbre, belos solos, riffs competentes, pesados e cadenciados. Os vocais e a cozinha não decepcionam, e os arranjos também são bons. Todas as faixas são boas, destaco "Songs of Evil" e "Piss Off", além da faixa título, a intro de "Conquistador", o solo de "Prisioner", e a longa e belíssima "Sea of Life". As vezes discos são bons na parte técnica e tem musicas pouco inspiradas, ou o contrário, mas nesse caso temos uma rara felicidade de parte técnica impecável e musicas de muito bom gosto. Como disse, uma banda lendária com clássicos como Wheels of steel e Crusader, as comparações são quase inevitáveis. Alguns fãs xiitas querem que a banda soe da mesma forma toda a eternidade. Mas entendendo o momento e sabendo avaliar cada trabalho, podemos aproveitar melhor a discografia de grandes bandas.
Se você só conhecia algumas músicas, ou se nunca ouviu o disco, ouça o disco inteiro, não vai se arrepender, Metalhead é um grande disco que deveria ter maior reconhecimento.
Faixas
1. "Intro"
2. "Metalhead"
3. "Are We Travellers in Time"
4. "Conquistador"
5. "What Goes Around"
6. "Song of Evil"
7. "All Guns Blazing"
8. "Prisoner"
9. "Piss Off"
10. "Watching You"
11. "Sea of Life"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O hit do rock nacional que boa parte do Brasil não sabe o que significa a gíria do título
Dave Mustaine admite que pode não ter outra chance de falar com James Hetfield e Lars Ulrich
Nazareth é a primeira atração confirmada do Capital Moto Week 2026
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
5 bandas de rock que melhoraram após trocar de vocalista, segundo Gastão Moreira
Dave Mustaine afirma que não há motivos para não ser amigo dos integrantes do Metallica
Edu Falaschi anuncia "Mi'raj", álbum que encerra sua épica trilogia
O melhor riff da história do heavy metal, segundo Max Cavalera (ex-Sepultura)
As cinco piores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
A lenda da banda que foi batizada por suas músicas durarem menos do que 1 minuto
Bootleg lendário do Pink Floyd gravado por Mike Millard será lançado oficialmente em CD no RSD
Spiderweb - supergrupo de prog com membros do Genesis, Europe e Angra lança single beneficente
O maior guitarrista do grunge de todos os tempos, segundo Jerry Cantrell do Alice in Chains
Você achou caro o VIP do Rush? Então veja como é o do Metallica no Sphere
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide



Saxon finaliza novo álbum e Biff Byford fala sobre luta contra o câncer
O clássico do metal oitentista inspirado em Toto, desastre do Titanic e Monsters of Rock
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal


