Saxon: Um grande disco que deveria ter maior reconhecimento
Resenha - Metalhead - Saxon
Por Hananias Souza Santana
Fonte: culturapopbr.com
Postado em 08 de dezembro de 2016
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Quando uma banda chega ao status de clássica, graças a grandes discos lançados numa época áurea, ao passar dos anos os discos subsequentes sempre sofrem com as comparações com os principais trabalhos lançados anteriormente.
O SAXON surgiu nos anos setenta, teve seu auge nos anos oitenta sendo um dos principais nomes do New Wave of British Heavy Metal, numa época em que o heavy metal estava no mainstream. A banda se mantém na ativa até hoje de forma muito produtiva, lançaram muitos discos. Nesse caso é natural que os discos que fiquem em evidencia para os fãs e critica de modo geral, sejam os clássicos dos anos oitenta e os últimos lançamentos. Trabalhos do meio desse período acabam se perdendo entre uma grande discografia.
Talvez esse seja o caso de Metalhead, lançado em 1999, com Biff Byford no vocal, Paul Quinn e Doug Scarratt nas Guitarras, Nibbs Carter no Baixo e Fritz Randow na bateria. Metalhead é um dos melhores e mais pesados discos do SAXON, as guitarras são o destaque do trabalho, um ótimo timbre, belos solos, riffs competentes, pesados e cadenciados. Os vocais e a cozinha não decepcionam, e os arranjos também são bons. Todas as faixas são boas, destaco "Songs of Evil" e "Piss Off", além da faixa título, a intro de "Conquistador", o solo de "Prisioner", e a longa e belíssima "Sea of Life". As vezes discos são bons na parte técnica e tem musicas pouco inspiradas, ou o contrário, mas nesse caso temos uma rara felicidade de parte técnica impecável e musicas de muito bom gosto. Como disse, uma banda lendária com clássicos como Wheels of steel e Crusader, as comparações são quase inevitáveis. Alguns fãs xiitas querem que a banda soe da mesma forma toda a eternidade. Mas entendendo o momento e sabendo avaliar cada trabalho, podemos aproveitar melhor a discografia de grandes bandas.
Se você só conhecia algumas músicas, ou se nunca ouviu o disco, ouça o disco inteiro, não vai se arrepender, Metalhead é um grande disco que deveria ter maior reconhecimento.
Faixas
1. "Intro"
2. "Metalhead"
3. "Are We Travellers in Time"
4. "Conquistador"
5. "What Goes Around"
6. "Song of Evil"
7. "All Guns Blazing"
8. "Prisoner"
9. "Piss Off"
10. "Watching You"
11. "Sea of Life"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



James Hetfield revela banda que disse "não" a convite do Metallica para turnê
Queens of The Stone Age volta com álbum longe de ser "Perfecth"
O melhor disco lançado em 2026, segundo Mateus Ribeiro
As bandas que Mick Jagger e Keith Richards não conseguiam suportar
Iron Maiden pode continuar com músicos mais jovens? Nicko McBrain dá sua opinião
Performance e abstração marcaram o primeiro dia do Iron Maiden em São Paulo
O rockstar que revelou ser a próxima vítima do assassino de John Lennon
A curiosa reação de Ozzy Osbourne ao conhecer Axl Rose, segundo Zakk Wylde
O manual sobre "como não pegar mulher" que virou hit de Ozzy Osbourne, segundo Zakk Wylde
Voivod - Música mutante para um futuro mutante
As cinco músicas mais experimentais gravadas pelo Led Zeppelin
A música do Lynyrd Skynyrd que Dave Mustaine colocou no Metallica sem Lars Ulrich perceber
A banda que Axl Rose e Slash detestavam, cujo vocalista quase produziu o primeiro Guns N' Roses
O sucesso de 1977 que Paul McCartney reconheceu como praticamente cópia de uma música dos Beatles
O rockstar que Rob Halford visitou sem avisar e causou uma confusão dos diabos

Saxon lança "Medusa", faixa de seu próximo disco de estúdio
Nigel Durham, ex-baterista do Saxon, morre aos 61 anos
A banda britânica que merecia o público devoto do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
As 12 melhores músicas do Saxon, segundo Biff Byford


