Resenha - Major Impacts 2 - Steve Morse
Por Daniel Dutra
Postado em 21 de julho de 2004
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Quando os tributos já apresentavam os primeiros sinais de cansaço, Steve Morse (Deep Purple) teve uma idéia bacana para homenagear seus ídolos - sim, um dos melhores guitarristas de todos os tempos reverenciado aqueles que o influenciaram. Major Impacts foi lançado em 2000 com cada uma de suas 11 canções escritas para soar exatamente como determinado músico ou banda. Jimi Hendrix, Jeff Beck, Jimmy Page, John McLaughlin, George Harrison, Cream, Rolling Stones e Yes, entre outros, foram lembrados.
Quatro anos depois, Major Impacts 2 ganha vida e suas 13 músicas são uma seqüência digna no primeiro volume, ou seja, o disco é muito, muito bom. A semi-acústica Wooden Music abre o CD com referência a Crosby, Stills, Nash & Young, algo que você ou identifica logo ou é obrigado a fazer um leve trabalho de associação. Explico: a ordem das faixas está invertida no encarte, não bate com a contracapa. Por quê? Ora, é para você exercitar os ouvidos e a memória mesmo.
Um pedaço de goiabada cascão com queijo minas para quem tiver 100% de aproveitamento, mas algumas são bem tranqüilas de acertar. Os primeiros acordes de Where Are You? denunciam logo que a homenagem é ao The Who, assim como a excelente Errol Smith nem precisava do nome apontando para o Aerosmith. Bastavam o riff e a levada, mas ela está entre as melhores do álbum, ao lado de Organically Grown (Emerson, Lake & Palmer), a country Tri County Barn Dance (Bluegrass) e Leonard's Best (Lynyrd Skynyrd), esta com um piano discreto e bem legal.
Curiosamente, a veia country aparece também em Ghost of the Bayou, que Morse dedica a seu avô materno, Cajun. Abracadab é outra amostra da influência que o rock progressivo teve sobre o genial guitarrista, agora pelo lado do Genesis. 12 Strings on Carnaby St. tem um quê de Beatles, mas a fonte citada é Yardbirds e os Fab Four entram por tabela na menção ao pop britânico de bandas como Hollies e Small Faces. Apesar de um trabalho mais calmo em Cool Wind, Green Hills (belo dedilhado para lembrar da música celta) e Air on a 6 String (reverência à música clássica, principalmente Johan Sebastian Bach), Morse brilha mesmo é nos momentos mais rock'n'roll.
Zig Zags tem um groove muito bom, algo que o ZZ Top perdeu há muito tempo, e a ótima Motor City Spirit traz mais alguns riffs deliciosos. Também, as influências são nada mais que Ted Nugent, Deep Purple e Spirit (para este último, leia-se o guitarrista Randy California). Acompanhado pelo batera Van Romainde e o baixista Dave La Rue, fiéis escudeiros na Steve Morse Band, Morse brinda os fãs com mais um trabalho de imenso bom gosto. Mais do que um guitarristra fora de série, um compositor absolutamente talentoso.
(Magna Carta - importado)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
Mick Mars perde processo contra o Mötley Crüe e terá que ressarcir a banda em US$ 750 mil
Dave Mustaine comenta a saída de Kiko Loureiro do Megadeth: "Era um cara legal"
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
All Metal Stars BR lança vídeo apresentando versão de "Carry On"
A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
A canção lançada três vezes nos anos oitenta, e que emplacou nas paradas em todas elas
Os três guitarristas brasileiros que John Petrucci do Dream Theater gosta bastante
A lenda do metal que é arrogante, mala e antiprofissional, segundo Regis Tadeu
O hit do Angra cujo título é confundido por falantes de inglês com couve de Bruxelas
Dave Mustaine revela que última conversa com James Hetfield terminou mal
Dave Mustaine insinua que ex-integrantes não participarão de shows da última tour do Megadeth
Slash promete que novo álbum do Guns N' Roses só terá material inédito
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Renato Rocha pediu a Renato Russo para voltar para Legião Urbana após demissão?
A diferença fundamental entre Oasis e Radiohead, segundo Bono do U2
O influente guitarrista de rock psicodélico inglês comparado a Hendrix por Jimmy Page



Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
Coletânea "Yacht Metal" traz astros do hard/heavy interpretando clássicos do soft rock
Como Eric Clapton inspirou Steve Morse a se reinventar após perdas pessoais e limites físicos
Plantão Médico Deep Purple: 6 membros atuais e antigos que convivem com problemas de saúde
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar



