Resenha - Major Impacts 2 - Steve Morse
Por Daniel Dutra
Postado em 21 de julho de 2004
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Quando os tributos já apresentavam os primeiros sinais de cansaço, Steve Morse (Deep Purple) teve uma idéia bacana para homenagear seus ídolos - sim, um dos melhores guitarristas de todos os tempos reverenciado aqueles que o influenciaram. Major Impacts foi lançado em 2000 com cada uma de suas 11 canções escritas para soar exatamente como determinado músico ou banda. Jimi Hendrix, Jeff Beck, Jimmy Page, John McLaughlin, George Harrison, Cream, Rolling Stones e Yes, entre outros, foram lembrados.
Quatro anos depois, Major Impacts 2 ganha vida e suas 13 músicas são uma seqüência digna no primeiro volume, ou seja, o disco é muito, muito bom. A semi-acústica Wooden Music abre o CD com referência a Crosby, Stills, Nash & Young, algo que você ou identifica logo ou é obrigado a fazer um leve trabalho de associação. Explico: a ordem das faixas está invertida no encarte, não bate com a contracapa. Por quê? Ora, é para você exercitar os ouvidos e a memória mesmo.
Um pedaço de goiabada cascão com queijo minas para quem tiver 100% de aproveitamento, mas algumas são bem tranqüilas de acertar. Os primeiros acordes de Where Are You? denunciam logo que a homenagem é ao The Who, assim como a excelente Errol Smith nem precisava do nome apontando para o Aerosmith. Bastavam o riff e a levada, mas ela está entre as melhores do álbum, ao lado de Organically Grown (Emerson, Lake & Palmer), a country Tri County Barn Dance (Bluegrass) e Leonard's Best (Lynyrd Skynyrd), esta com um piano discreto e bem legal.
Curiosamente, a veia country aparece também em Ghost of the Bayou, que Morse dedica a seu avô materno, Cajun. Abracadab é outra amostra da influência que o rock progressivo teve sobre o genial guitarrista, agora pelo lado do Genesis. 12 Strings on Carnaby St. tem um quê de Beatles, mas a fonte citada é Yardbirds e os Fab Four entram por tabela na menção ao pop britânico de bandas como Hollies e Small Faces. Apesar de um trabalho mais calmo em Cool Wind, Green Hills (belo dedilhado para lembrar da música celta) e Air on a 6 String (reverência à música clássica, principalmente Johan Sebastian Bach), Morse brilha mesmo é nos momentos mais rock'n'roll.
Zig Zags tem um groove muito bom, algo que o ZZ Top perdeu há muito tempo, e a ótima Motor City Spirit traz mais alguns riffs deliciosos. Também, as influências são nada mais que Ted Nugent, Deep Purple e Spirit (para este último, leia-se o guitarrista Randy California). Acompanhado pelo batera Van Romainde e o baixista Dave La Rue, fiéis escudeiros na Steve Morse Band, Morse brinda os fãs com mais um trabalho de imenso bom gosto. Mais do que um guitarristra fora de série, um compositor absolutamente talentoso.
(Magna Carta - importado)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
Move Concerts faz post sobre vinda do Iron Maiden ao Brasil em 2026
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
A icônica banda que negligenciou o mercado americano; "Éramos muito jovens"
A maior banda, música, álbum e vocalista nacional e gringo de 1985, segundo a Bizz
Helloween fará show em São Paulo em setembro de 2026; confira valores dos ingressos
Ex-presidente do Grêmio diz ter proposta para show do Rush em Porto Alegre
A banda de rock que deixava Brian May com inveja: "Ficávamos bastante irritados"
Mr.Bungle anuncia show solo em São Paulo
O guitarrista que Geddy Lee considera imbatível: "Houve algum som de guitarra melhor?"
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
Lemmy lembra shows ruins de Jimi Hendrix; "o pior tipo de coisa que você ouviria na vida"
Como e por que Dave Mustaine decidiu encerrar o Megadeth, segundo ele mesmo
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
A banda pouco lembrada que é a verdadeira pioneira do rock anos 1980 no Brasil
Curiosidade: artistas que odeiam suas próprias músicas
Ritchie Blackmore revela o lendário cantor com quem ele adoraria tocar



Steve Morse escolhe o maior guitarrista do mundo na atualidade
Plantão Médico Deep Purple: 6 membros atuais e antigos que convivem com problemas de saúde
Steve Morse admite ter ficado magoado com o Deep Purple
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme



