A crítica de Raul Seixas ao rock brasileiro anos 80: "Pegam baixo e ficam dando uma nota só"
Por Gustavo Maiato
Postado em 05 de julho de 2024
O eterno Raul Seixas viu o rock praticamente nascer no final dos anos 1950 e início dos 1960 e nunca escondeu a dificuldade que tinha de aceitar para onde o estilo estava evoluindo a partir das décadas seguintes – especialmente a de 1980.
Raul Seixas - Mais Novidades
Ao deixar de lado as danças típicas de Elvis Presley e o aspecto que chamava de "comportamentista" como o uso de topete, o rock abriu espaço para diversos subgêneros e no Brasil o roqueiro não curtiu essa onda e até chamou os Paralamas do Sucesso de "Para-choques do Fracasso".
Em entrevista para a revista Bizz no ano de 1987, auge do rock brasileiro dos anos 1980, Raul falou sobre o disco "Uah Bap Lu Bap Lah Bein Bum", cujo título é inspirado em frase que Little Richard dizia nos shows.
Durante sua fala, Raul aproveitou para alfinetar o rock brasileiro e disse que muitos músicos apenas "pegam o baixo e ficam dando numa nota só".
"O rock..n..roll nasceu mais ou menos em 54, com cinco influências diferentes: o rock de Chicago – Chuck Berry; do Alabama – Little Richards; os gospels (spirituals) dos negros americanos, e foi se transformando até Elvis Presley fazer o rockabilly.
Mas em 59 ele sofreu uma queda – o rock n’ roll mesmo, aquela coisa da dança… enfim, o rock era, na medida que eu conheço, um movimento comportamentista – ter o cabelo assim (Raul mostra uma foto sua, ainda adolescente, de topete e gola alta), cantar desse jeito, de uma maneira tão estranha que as mães tiravam os filhos da primeira fila, pensando que eles estavam tendo ataque de epilepsia.
E esses conjuntos de hoje estão fazendo uma coisa muito chegada ao que estão fazendo nos EUA. E lá está uma decadência! Musicalmente, é horrível! Música é música. Música é uma coisa bem-feita, tem ritmo, é gostosa. E o que está acontecendo é que a coisa não está rendendo. Não estão mostrando uma coisa nova.
Estão, isso sim, atrasando a música verdadeira. Qualquer pe soa pega no contrabaixo e fica dando uma nota só. Cansei de ver isso, ouvir. Ouço até hoje. Então esse disco vai, assim, como um presente meu, para não deixarem o rock morrer. É um disco só de rock-n-roll. É isso!".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
Como seria o Sepultura se Max não tivesse deixado a banda, segundo ele mesmo
O solo de baixo heavy metal que, para Flea, é um grande momento da história do rock
Axl Rose e a maior canção country que já existiu - e que veio de uma banda de rock
O que Ritchie Blackmore pensa sobre Jimmy Page como músico; "um guitarrista estranho"
Move Concerts faz post sobre vinda do Iron Maiden ao Brasil em 2026
Os três guitarristas que Jerry Cantrell do Alice in Chains considera "extraterrestes"
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
Helloween fará show em São Paulo em setembro de 2026; confira valores dos ingressos
A maior banda, música, álbum e vocalista nacional e gringo de 1985, segundo a Bizz
Como foi a reconciliação dos irmãos Cavalera, segundo eles mesmos
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
Michael Sweet, vocalista e guitarrista do Stryper, é diagnosticado com câncer

Raul Seixas explica por que chamou Paralamas do Sucesso de "Para-choques do Fracasso"
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular
Opus 666 - o disco internacional de Raul Seixas que foi gestado, mas não nasceu
O motivo que levou Jerry Adriani a se recusar a gravar clássico de Raul Seixas


