A crítica de Raul Seixas ao rock brasileiro anos 80: "Pegam baixo e ficam dando uma nota só"
Por Gustavo Maiato
Postado em 05 de julho de 2024
O eterno Raul Seixas viu o rock praticamente nascer no final dos anos 1950 e início dos 1960 e nunca escondeu a dificuldade que tinha de aceitar para onde o estilo estava evoluindo a partir das décadas seguintes – especialmente a de 1980.
Raul Seixas - Mais Novidades
Ao deixar de lado as danças típicas de Elvis Presley e o aspecto que chamava de "comportamentista" como o uso de topete, o rock abriu espaço para diversos subgêneros e no Brasil o roqueiro não curtiu essa onda e até chamou os Paralamas do Sucesso de "Para-choques do Fracasso".
Em entrevista para a revista Bizz no ano de 1987, auge do rock brasileiro dos anos 1980, Raul falou sobre o disco "Uah Bap Lu Bap Lah Bein Bum", cujo título é inspirado em frase que Little Richard dizia nos shows.
Durante sua fala, Raul aproveitou para alfinetar o rock brasileiro e disse que muitos músicos apenas "pegam o baixo e ficam dando numa nota só".
"O rock..n..roll nasceu mais ou menos em 54, com cinco influências diferentes: o rock de Chicago – Chuck Berry; do Alabama – Little Richards; os gospels (spirituals) dos negros americanos, e foi se transformando até Elvis Presley fazer o rockabilly.
Mas em 59 ele sofreu uma queda – o rock n’ roll mesmo, aquela coisa da dança… enfim, o rock era, na medida que eu conheço, um movimento comportamentista – ter o cabelo assim (Raul mostra uma foto sua, ainda adolescente, de topete e gola alta), cantar desse jeito, de uma maneira tão estranha que as mães tiravam os filhos da primeira fila, pensando que eles estavam tendo ataque de epilepsia.
E esses conjuntos de hoje estão fazendo uma coisa muito chegada ao que estão fazendo nos EUA. E lá está uma decadência! Musicalmente, é horrível! Música é música. Música é uma coisa bem-feita, tem ritmo, é gostosa. E o que está acontecendo é que a coisa não está rendendo. Não estão mostrando uma coisa nova.
Estão, isso sim, atrasando a música verdadeira. Qualquer pe soa pega no contrabaixo e fica dando uma nota só. Cansei de ver isso, ouvir. Ouço até hoje. Então esse disco vai, assim, como um presente meu, para não deixarem o rock morrer. É um disco só de rock-n-roll. É isso!".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Kiko Loureiro respeita muito Tony Iommi, mas acha que guitarrista do Black Sabbath é "quadrado"
A reação de Dirk Verbeuren ao anúncio do fim do Megadeth
A cantora que Ian Gillan considera a maior voz feminina do rock; "ela arrasava!"
O álbum em que Geddy Lee acredita que o Rush finalmente encontrou seu equilíbrio
James Hetfield revela sua maior influência como guitarrista de metal: "É o mestre dos riffs"
Shows que vão agitar São Paulo no segundo semestre de 2026.
Em 1994, Bruce Dickinson esculachou videoclipe do Aerosmith
Curitiba ganha "Cidade do Rock" e recebe festival com gigantes do rock nacional anos 1980
Lars Ulrich revela ter perdido a virgindade com ajuda de Dave Mustaine
O grande clássico do Metallica em que Kirk Hammett não tocou uma única nota
A curiosa reação de Billy Corgan ao ouvir "Smells Like Teen Spirit" pela primeira vez
Como John Petrucci tenta manter a rotina de treinos durante as turnês do Dream Theater
Kirk Hammett relembra o dia que Cliff Burton foi esquecido em posto de gasolina
A única banda de metal que nem o Metallica conseguiu superar, conforme Regis Tadeu
Raul Seixas explica por que chamou Paralamas do Sucesso de "Para-choques do Fracasso"
O mito em torno de Raul Seixas que Regis Tadeu diz que precisa acabar
A impagável reação de Raul Seixas após tomar sopa de letrinhas da Xuxa
5 clássicos do rock nacional que não seriam lançados hoje
O verso de "Metamorfose Ambulante" que guarda o maior segredo de Raul Seixas
7 clássicos do rock nacional com mais de cinco palavras no título
A história do último encontro entre Raul Seixas e Paulo Coelho, eternizado em foto emblemática


