Resenha - Alchemy - Yngwie J. Malmsteen
Por Thiago Sarkis
Postado em 03 de novembro de 1999
Alchemy (Yngwie J. Malmsteen)
Site Oficial - http://www.yngwie.org
O lendário guitarrista, Yngwie Malmsteen, vem com tudo, nesse novo álbum, que tem como um dos destaques, a volta do nome 'Rising Force'. Na verdade, essa volta, foi motivo de grande expectativa por parte dos fãs, pois, grande parte deles, tem como discos favoritos, aqueles, da 'era Rising Force'.
Malmsteen, 'acompanhado' pelos comentários de que esse seria o melhor trabalho de sua carreira,
prometeu voltar aos velhos tempos e recuperar sua imagem, já muito abalada, por uma seqüência de álbuns fracos e repetitivos e por comentários um tanto quanto polêmicos.
Ele cumpriu a promessa. Ao lado de Mark Boals (Vocais), Barry Dunaway (Baixo), John Macaluso (Bateria) e Mats Olausson (Teclados), Yngwie lança um dos melhores álbuns de sua carreira.
Tecnicamente, ele está melhor do que nunca e suas composições e arranjos melhoraram bastante também. Porém, para os fãs, talvez o mais importante seja o fato de Yngwie seguir firmemente a linha do neo-clássico que o consagrou, mas ao mesmo tempo apresentar novas idéias, mais criativas e trabalhadas do que nos últimos álbuns.
Uma grande surpresa é a atuação de Mark Boals, que mostra uma evolução INACREDITÁVEL de "Trilogy" (Lançado em 1986. Primeiro e, até então, único, trabalho de Mark ao lado Yngwie.) para "Alchemy (1999). Ele está bem mais seguro e preciso. Vai aos limites nos agudos, mas não 'tenta' fazer nada a mais do que pode. Não 'suja' e consequentemente não atrapalha o andamento das composições. Pelo contrário, ajuda e muito.
São 13 faixas, sendo cinco instrumentais. Na versão japonesa há uma faixa extra, chamada "God Is God". Essa música é a mais fraca do álbum, com frases pouco criativas na guitarra, Yngwie falando algumas coisas e nada mais. É a famosa faixa para 'encher lingüiça' (e que, por sinal, acaba é enchendo o saco de quem pagou vários reais a mais por causa dessa faixa extra).
"Leonardo" (em homenagem a Leonardo DaVinci), "Blitzkrieg", "Asylum" (divida em três faixas, Asylum, Sky Euphoria e Quantum Leap) e "Wield My Sword" são grandes destaques.
Porém, a música que me deu aquela vontade de repetir várias e várias vezes foi "Playing With Fire". Uma música capaz de enlouquecer o público, em apresentações ao vivo, com o peso dos riffs e capaz, aos mesmo tempo, de impressionar músicos pela técnica presente e pelos belíssimos contrapontos de até 4 vozes no refrão.
"Alchemy" vai, com certeza, agradar muito os fãs que seguiram Malmsteen durante todos esses anos e também pode agradar àqueles que estavam desanimados, principalmente pelos trabalhos mais recentes de Yngwie.
Yngwie Malmsteen - Mais Novidades
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Cocô no moshpit gera crise de vômito coletivo durante show na Nova Zelândia
5 músicas de metal que todo mundo conhece, mas quase ninguém sabe do que falam
Confirmada a turnê reunindo System of a Down e Faith No More em 2027
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
5 bandas que superaram tragédia e fizeram mais sucesso após perder um integrante
A música de 1993 que atingiu a nota mais alta da história do rock
5 clássicos do metal que você nunca deve usar para apresentar o estilo para alguém
Show do Queen na Hungria em 1986 ganha restauração em 4K
Judas Priest inicia a turnê Faithkeepers; confira setlist e vídeos
Ronnie Wood anuncia show solo em São Paulo no final do ano
A canção do Pink Floyd que Roger Waters acha que teria cantado melhor que David Gilmour
Rafael Bittencourt e o problema dos guitarristas brasileiros: "Nos EUA não tem isso"
O baterista que Lars Ulrich coloca acima de Neil Peart na história do rock
O aspecto em que os Beatles eram muito superiores aos Rolling Stones, segundo Mick Jagger
Dave Mustaine já afirmou que foi demitido do Metallica por causa do ciúme de James Hetfield
Por que sucesso de "Wind of Change" fez baterista clássico deixar Scorpions?
Sebastian Bach: quando o pai do Bon Jovi ameaçou matá-lo
O que significa "palavras que nunca são ditas" em "Quase Sem Querer" da Legião Urbana


O guitarrista mais rápido que Slash viu tocar; "literalmente explodiu minha cabeça"
Nuno Bettencourt (Extreme) exalta importância de Yngwie Malmsteen em sua carreira
Yngwie Malmsteen revela título do próximo álbum de estúdio
Ferraris, Jaguars e centenas de guitarras: quando astros do rock transformaram obsessões em estilo
O guitarrista com o qual Ronnie Romero (ex-Rainbow) se recusaria a trabalhar



