Resenha - Alchemy - Yngwie J. Malmsteen
Por Thiago Sarkis
Postado em 03 de novembro de 1999
Alchemy (Yngwie J. Malmsteen)
Site Oficial - http://www.yngwie.org
O lendário guitarrista, Yngwie Malmsteen, vem com tudo, nesse novo álbum, que tem como um dos destaques, a volta do nome 'Rising Force'. Na verdade, essa volta, foi motivo de grande expectativa por parte dos fãs, pois, grande parte deles, tem como discos favoritos, aqueles, da 'era Rising Force'.
Malmsteen, 'acompanhado' pelos comentários de que esse seria o melhor trabalho de sua carreira,
prometeu voltar aos velhos tempos e recuperar sua imagem, já muito abalada, por uma seqüência de álbuns fracos e repetitivos e por comentários um tanto quanto polêmicos.
Ele cumpriu a promessa. Ao lado de Mark Boals (Vocais), Barry Dunaway (Baixo), John Macaluso (Bateria) e Mats Olausson (Teclados), Yngwie lança um dos melhores álbuns de sua carreira.
Tecnicamente, ele está melhor do que nunca e suas composições e arranjos melhoraram bastante também. Porém, para os fãs, talvez o mais importante seja o fato de Yngwie seguir firmemente a linha do neo-clássico que o consagrou, mas ao mesmo tempo apresentar novas idéias, mais criativas e trabalhadas do que nos últimos álbuns.
Uma grande surpresa é a atuação de Mark Boals, que mostra uma evolução INACREDITÁVEL de "Trilogy" (Lançado em 1986. Primeiro e, até então, único, trabalho de Mark ao lado Yngwie.) para "Alchemy (1999). Ele está bem mais seguro e preciso. Vai aos limites nos agudos, mas não 'tenta' fazer nada a mais do que pode. Não 'suja' e consequentemente não atrapalha o andamento das composições. Pelo contrário, ajuda e muito.
São 13 faixas, sendo cinco instrumentais. Na versão japonesa há uma faixa extra, chamada "God Is God". Essa música é a mais fraca do álbum, com frases pouco criativas na guitarra, Yngwie falando algumas coisas e nada mais. É a famosa faixa para 'encher lingüiça' (e que, por sinal, acaba é enchendo o saco de quem pagou vários reais a mais por causa dessa faixa extra).
"Leonardo" (em homenagem a Leonardo DaVinci), "Blitzkrieg", "Asylum" (divida em três faixas, Asylum, Sky Euphoria e Quantum Leap) e "Wield My Sword" são grandes destaques.
Porém, a música que me deu aquela vontade de repetir várias e várias vezes foi "Playing With Fire". Uma música capaz de enlouquecer o público, em apresentações ao vivo, com o peso dos riffs e capaz, aos mesmo tempo, de impressionar músicos pela técnica presente e pelos belíssimos contrapontos de até 4 vozes no refrão.
"Alchemy" vai, com certeza, agradar muito os fãs que seguiram Malmsteen durante todos esses anos e também pode agradar àqueles que estavam desanimados, principalmente pelos trabalhos mais recentes de Yngwie.
Yngwie Malmsteen - Mais Novidades
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Após cancelamento de turnê do Deep Purple, Ian Gillan passa por procedimento
O álbum clássico do Metallica que não trazia as melhores músicas da banda e sim as únicas
Músicos falam sobre emoção de retornar aos palcos com o Nevermore
Fabio Lione levou para a cidade de Goiânia sua Epic Tales Tour Part II
Sepultura se aproxima do último show - banda prepara despedida após mais de 40 anos de história
Tarja rejeita comparação com Mariah Carey e explica versão sombria de "Jingle Bells"
"Esse disco acabou com minha paixão pelo heavy metal": Sergio Martins revisita clássico
A reação dos filhos de James Hetfield quando o Metallica retomou suas masters
Tarja descobre fenômeno de "Então é Natal" no Brasil e reage: "Você me deu um desafio"
Marty Friedman toca "Scenes" na íntegra e revisita clássicos do Megadeth em show no Manifesto
Bono (U2) explica recusa a encontro para conversa com Donald Trump
Angra (Auditório Araújo Vianna, Porto Alegre, 27/09/2026)
Baterista John Tempesta anuncia sua saída do The Cult
O músico que tinha a maior banda da história abrindo seus shows, e trocou de lugar com eles
Renato Russo obrigou Skank a cancelar horário no estúdio porque não queria dividir local
O álbum de Metal oitentista que para Ozzy "é um clássico que resistirá ao teste do tempo"
A lendária banda de thrash metal que parecia com o Slayer, segundo Kerry King


Por que Yngwie Malmsteen não é tão difícil quanto dizem, segundo Zakk Wylde
O convite de lenda que Yngwie Malmsteen recusou e hoje acha que deveria ter aceitado
Yngwie Malmsteen explica "não" a David Lee Roth e por que não trabalharia com Dio
Joe Lynn Turner explica diferenças entre trabalhar com Ritchie Blackmore e Yngwie Malmsteen
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



