Resenha - Invitation - Altaria

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Thiago Sarkis
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 9


Um time dos sonhos de suecos e o que você tem? Death metal, Bloodbath. E da Finlândia, o que vem? Power metal, Altaria, banda que para "Invitation" contou com Jouni Nikula nos vocais (Requiem), Emppu Vuorinen (Nightwish), Jani Liimatainen (Sonata Arctica) nas guitarras - sendo que este último também tomou cargo dos teclados - Marko Pukkila no baixo e Tony Smedjebacka na bateria. Além das participações especiais do carismático Marco Hietala (Nightwish), de Carsten Schulz (Evidence One, Domain) e também Janne Hurme (Human Temple). Deu pra sentir o nível do conjunto, né?

Iron Maiden: "Tenho inveja dos fogos do Slipknot",diz BruceOs mais feios: Gene Simmons, Lemmy Kilmister, Alex Van Halen...

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Pois bem, eles corresponderam a todas as expectativas e um pouco mais, trazendo algumas surpresas. Entre elas, um destaque absoluto na voz de Jouni Nikula. Particularmente não conhecia o trabalho dele no Requiem e fiquei horrorizado com alcance vocal e, em especial, a classe dele em saber medir toda essa técnica e talento, e rumar à interpretações realmente grandiosas. Nikula alcança notas altas e faz uma festa no grave ao mesmo tempo. Um absurdo!

O encontro de Sonata Arctica e Nightwish nas guitarras de Jani Liimatainen e Emppu Vuorinen é simplesmente tão bom quanto nunca imaginaríamos ser. No caso de Vuorinen, "Invitation" contém, fácil, vários dos melhores momentos de sua carreira, e solos extremamente bem compostos.

O estilo é um power metal com cadências do melódico, repleto de ótimas 'harmonias' vocais, backing vocals incríveis impulsionados por Marco Hietala, e principalmente, um som comedido, que não se perde nos exageros tradicionais em prol da vertente a ser seguida. Basicamente, eles fazem sua própria música, mesmo com alguns chavões que não poderiam faltar.

Eu não daria ao Altaria o mesmo 'status' de indispensável que dei ao Bloodbath. Todavia, sem dúvida, é um baita CD e vale a pena, no mínimo, checar o que nos traz esse time dos sonhos finlandês.

Site Oficial - www.altariamusic.com

Jouni Nikula (Vocais)
Jani Liimatainen (Guitarras - Teclados)
Emppu Vuorinen (Guitarras)
Marko Pukkila (Baixo)
Tony Smedjebacka (Bateria)

Material cedido por:
Megahard Records - http://www.megahard.com.br
Caixa Postal 41698 - São Paulo - SP
CEP: 05422-970
Telefone: (11) 3224-0709
Email: megahard@progressive.com.br




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Altaria"


Iron Maiden: Tenho inveja dos fogos do Slipknot,diz BruceIron Maiden
"Tenho inveja dos fogos do Slipknot",diz Bruce

Os mais feios: Gene Simmons, Lemmy Kilmister, Alex Van Halen...Os mais feios
Gene Simmons, Lemmy Kilmister, Alex Van Halen...


Sobre Thiago Sarkis

Thiago Sarkis: Colaborador do Whiplash!, iniciou sua trajetória no Rock ainda novo, convivendo com a explosão da cena nacional. Partiu então para Van Halen, Metallica, Dire Straits, Megadeth. Começou a redigir no próprio Whiplash! e tornou-se, posteriormente, correspondente internacional das revistas RSJ (Índia - foto ao lado), Popular 1 (Espanha), Spark (República Tcheca), PainKiller (China), Rock Hard (Grécia), Rock Express (ex-Iugoslávia), entre outras. Teve seus textos veiculados em 35 países e, no Brasil, escreveu para Comando Rock, Disconnected, [] Zero, Roadie Crew, Valhalla.

Mais matérias de Thiago Sarkis no Whiplash.Net.

adClio336|adClio336