A lenda do rock que, segundo Geezer Butler, só fica atrás dos Beatles
Por Bruce William
Postado em 19 de maio de 2025
Antes do heavy metal surgir como estilo próprio, com toda a sua escuridão, peso e agressividade, o rock já vinha sendo moldado por artistas que pareciam menos radicais, mas não menos impactantes. Para Geezer Butler, baixista e letrista do Black Sabbath, a origem de tudo estava em um nome específico — e ele não veio das sombras, mas do palco iluminado de Las Vegas.
Black Sabbath - Mais Novidades
Geezer cresceu ouvindo rock dos anos 1950, muito por influência dos irmãos mais velhos. E entre todos os nomes daquele período, apenas um ficou marcado como insubstituível. "Elvis é a lenda", declarou em entrevista à Rock Cellar. "Meus irmãos amavam Elvis, então eu o escuto desde 1957, quando ele apareceu. Tirando os Beatles, não tem ninguém maior que Elvis."
O impacto não foi apenas musical. Butler e os colegas do Sabbath chegaram a assistir a um show de Presley, o que causou forte impressão, relembra a Far Out: "Ver ele ao vivo... é como se quatro garotos de Aston e Birmingham tivessem atravessado o mundo pra ver ele no palco. Todo mundo na banda ficou muito empolgado."
Um momento em particular marcou a memória de Butler: "Havia toda aquela segurança policial em frente ao palco, e o Elvis tirou o boné de um dos tiras e colocou na cabeça. A gente pensou: imagina se fosse um de nós fazendo isso, provavelmente levaria um tiro." Para ele, aquele gesto mostrava que Elvis tinha um lado rebelde que às vezes superava até o do próprio Sabbath.
Essa postura ousada ajudou a moldar o comportamento de palco que seria levado ao extremo no heavy metal. Mesmo sendo associado à rebeldia clássica dos anos 1950, Elvis trazia uma energia imprevisível que se tornaria fundamental para as gerações seguintes — inclusive para uma banda que transformaria o medo, o caos e o misticismo em música.
Geezer Butler nunca tentou esconder suas referências. Ao contrário: sempre deixou claro que o Sabbath não surgiu do nada. Elvis estava ali desde o começo, como uma sombra constante — não pelo peso sonoro, mas pela atitude. E, segundo ele, só existe um artista à altura dessa influência: os Beatles
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Prefiro morrer a tocar com eles novamente": a banda que não se reunirá no Hall of Fame 2026
Morre Clarence Carter, intérprete de música que virou hit em tradução do Titãs
A troca de afagos entre Kiko Loureiro e Angra nas redes sociais: "Agora eu quero mais"
O momento mais surreal que Zakk Wylde vivenciou no dia do último show do Black Sabbath
A música mais "louca, progressiva e fora da curva" do Metallica, segundo Lars Ulrich
Rolling Stones lança o vídeo de "In The Stars", música de seu novo disco de estúdio
A banda com que ninguém suportava dividir estrada nos anos 70 - nem os próprios colegas de turnê
A música "bobinha" dos Beatles que superou um clássico dos Beach Boys
Dois meses após sua morte, Phil Campbell é sepultado no País de Gales
A jovem guitarrista que apagou vídeos após se cansar de comentários de homens mais velhos
O clássico que Brian May acha que o Queen estragou ao gravar; "Nunca gostei, para ser franco"
10 bandas de rock que já deveriam ter se aposentado, segundo o Guitars & Hearts
Como uma música de 23 minutos me fez viajar 500 km para ver uma das bandas da minha vida
O maior guitarrista da história para Bruce Springsteen; "um gigante para todos os tempos"
Deep Purple lança nova música e videoclipe, "Arrogant Boy"

Como o Black Sabbath influencia o Judas Priest, de acordo com Rob Halford
Qual foi a sensação de Rob Halford ao ouvir o Black Sabbath pela primeira vez
A canção do Black Sabbath que, para Frank Zappa, definiu "um certo estilo musical"
A banda com quem Jimmy Page odiava ser comparado: "Não tinha nada a ver conosco"
A pergunta bizarra que médico fez para Ozzy Osbourne em hospício
O disco do Black Sabbath que Ozzy Osbourne achava "repugnante"
Como Jimi Hendrix dividiu o Black Sabbath; uma parte amava, outra odiava
Rolling Stone publica lista com os 100 melhores solos de guitarra de todos os tempos
O disco do Black Sabbath que causa sensação ruim em Geezer Butler
50 clássicos do Rock que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
Glenn Hughes passou uma noite com esposa de David Bowie e ficou na bad


