A lenda do rock que, segundo Geezer Butler, só fica atrás dos Beatles
Por Bruce William
Postado em 19 de maio de 2025
Antes do heavy metal surgir como estilo próprio, com toda a sua escuridão, peso e agressividade, o rock já vinha sendo moldado por artistas que pareciam menos radicais, mas não menos impactantes. Para Geezer Butler, baixista e letrista do Black Sabbath, a origem de tudo estava em um nome específico — e ele não veio das sombras, mas do palco iluminado de Las Vegas.
Black Sabbath - Mais Novidades
Geezer cresceu ouvindo rock dos anos 1950, muito por influência dos irmãos mais velhos. E entre todos os nomes daquele período, apenas um ficou marcado como insubstituível. "Elvis é a lenda", declarou em entrevista à Rock Cellar. "Meus irmãos amavam Elvis, então eu o escuto desde 1957, quando ele apareceu. Tirando os Beatles, não tem ninguém maior que Elvis."
O impacto não foi apenas musical. Butler e os colegas do Sabbath chegaram a assistir a um show de Presley, o que causou forte impressão, relembra a Far Out: "Ver ele ao vivo... é como se quatro garotos de Aston e Birmingham tivessem atravessado o mundo pra ver ele no palco. Todo mundo na banda ficou muito empolgado."
Um momento em particular marcou a memória de Butler: "Havia toda aquela segurança policial em frente ao palco, e o Elvis tirou o boné de um dos tiras e colocou na cabeça. A gente pensou: imagina se fosse um de nós fazendo isso, provavelmente levaria um tiro." Para ele, aquele gesto mostrava que Elvis tinha um lado rebelde que às vezes superava até o do próprio Sabbath.
Essa postura ousada ajudou a moldar o comportamento de palco que seria levado ao extremo no heavy metal. Mesmo sendo associado à rebeldia clássica dos anos 1950, Elvis trazia uma energia imprevisível que se tornaria fundamental para as gerações seguintes — inclusive para uma banda que transformaria o medo, o caos e o misticismo em música.
Geezer Butler nunca tentou esconder suas referências. Ao contrário: sempre deixou claro que o Sabbath não surgiu do nada. Elvis estava ali desde o começo, como uma sombra constante — não pelo peso sonoro, mas pela atitude. E, segundo ele, só existe um artista à altura dessa influência: os Beatles
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
Irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
Andreas Kisser diz que não tem a "mínima vontade" de voltar a tocar com irmãos Cavalera
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular
As três bandas clássicas que Jimmy London, do Matanza Ritual, não gosta
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Robert Plant confirma show em Porto Alegre para 2026
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
O único "filme de rock realmente bom" da história, segundo Jack Black
Robert Plant acrescenta o Rio de Janeiro à turnê brasileira em 2026

Camiseta oficial de Ozzy Osbourne zoa Roger Waters por fala que irritou a todos
Tony Martin diz que foi pego de surpresa ao ser dispensado do Black Sabbath para a volta de Dio
A música do Black Sabbath que "não tinha morte o suficiente", segundo Cozy Powell
Tony Iommi escolhe o maior guitarrista de todos os tempos; "meu ídolo"
O maior frontman de todos os tempos para Ozzy Osbourne; "é Deus pra mim"
Em 2000, Ozzy Osbourne e Tony Iommi gravaram com o Wu-Tang Clan
O baterista que ameaçou encher Ronnie James Dio de porrada caso ele lhe dirigisse a palavra
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
O baterista que fez Bill Ward sonhar em "chegar lá", e que ele conheceu depois de muitos anos
A música do Black Sabbath favorita de Frank Zappa; "Esse cara está tirando com a minha cara"
Os quatro álbuns que inventaram o Heavy Metal em 1970


