Pink Floyd: Dois clássicos materializados por ETs
Por Michel Sales
Postado em 14 de abril de 2020
O mundo da música sempre revelou gente talentosa capaz de luzir intensamente no espaço tanto quanto as estrelas da nossa galáxia. Porém, esse feito extraordinário - diante das vertentes musicais existentes - parece reservado para poucos, o que nos faz pensar (por que não?) em seres de outro mundo vivendo entre nós e justificando o que Friedrich Nietzsche registrou em seu legado filosófico quando disse, "Sem a música, a vida seria um erro!".
Dessa forma, calcificados no Rock, a história nos presenteou músicos singulares e formações de bandas extraordinárias, onde podemos citar o brilhantismo de pessoas eternas como Robert Johnson, Jimmy Hendrix, Peter Tosh, Chuck Berry, Muddy Waters, Elvis Presley, Eric Clapton, James Dio, David Bowie e outros mais, além dos grandes e icônicos monstros do Rock ‘N’ Roll de todos os tempos: The Beatles, The Who, The Rolling Stones, The Doors, Led Zeppelin, Rush, Kiss, Aerosmith e por aí vai...
Mas vamos apoiar-se aqui sobre dois clássicos soberbos dos britânicos do Pink Floyd: Oscured By Clouds e The Dark Side Of The Moon, obras-primas do Rock Progressivo produzidos pelos ‘ET’s’, David Gilmour (guitarras e vocais), Roger Waters (baixo e vocais), Nick Mason (bateria e percussão), Richard Wright (teclado e vocais).
Primeiramente, o Pink Floyd foi formado em Londres no ano de 1965, em uma época que seus seguidores eram fãs de Rock Psicodélico. No início, a banda contava com o estudante Syd Barrett (guitarra e vocal), elemento fundamental para nortear a identidade do Pink Floyd, banda que deixou um legado glorioso de 15 álbuns, sendo eles: The Piper At The Gates Of Dawn (1967), A Saucerful Of Secrets (1968), More (1969), Ummagumma (1969), Atom Heart Mother (1970), Meddle (1971), Obscured By Clouds (1972), The Dark Side of The Moon (1973), Wish You Were Here (1975), Animals (1977), The Wall (1979), The Final Cut (1983), A Momentary Lapse Of Reason (1987), The Division Bell (1994) e The Endless River (2014).
Com o Pink Floyd, Syd Barrett gravou quatro singles e dois álbuns. Após sua saída, a banda escreveu e gravou inúmeros tributos em sua homenagem, com destaque para o álbum Wish You Were Here. Como artista solo, Barrett lançou um single e três álbuns. O compositor, poeta, produtor e músico Syd Barrett morreu em 2006 por complicações com a diabetes. Diversas biografias foram escritas sobre ele. Em 1996, Barrett foi induzido ao Hall da Fama do Rock ‘N’ Roll como membro do Pink Floyd.
Já em 1972, sem contar com o eterno Syd Barrett, o Pink Floyd lançou seu sétimo álbum de estúdio, ‘Obscured By Clouds’, configurando uma trilha sonora para o filme francês La Vallée. Esse trabalho referiu um período bastante criativo da banda, uma época que caracterizou uma fase com instrumentais menos progressivos e mais criativos na complexidade de efeitos sonoros exóticos, fatores que se mostraram ainda mais evidentes no consagrado ‘The Dark Side Of The Moon’, oitavo petardo do grupo, onde o Pink Floyd apresentou letras mais pessoais, incluindo a cobiça, o envelhecimentos e as doenças da mente.
Gravado no Abbey Road Studios ao lado do produtor Alan Parsons, The Dark Side Of The Moon trouxe evolução, curiosidades e chegou ao topo do sucesso de vendas no mundo, sendo aclamado pelos fãs e crítica especializada dentre os melhores discos de Rock de todos os tempos. Vale ressaltar que as capas de Obscured By Clouds e The Dark Side Of The Moon foram produzidas pela Hipgnosis e são geniais.
No mais, o legado do Pink Floyd como referência na música é soberbo. Até 2013, a banda já contabilizava mais de 250 milhões de discos vendidos em todo o mundo, qualificando The Dark Side Of The Moon e The Wall dentre os álbuns mais lucrativos de todos os tempos. A revista Rolling Stone destacou o Pink Floyd na posição 51 na lista dos "100 Maiores Artistas". O Canal VH1 classificou o Pink Floyd na posição dezoito em sua lista de 100 grande artistas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
Bruce Dickinson já questionou a posição de Steve Harris no Iron Maiden
Helloween coloca Porto Alegre na rota da turnê de 40 anos; show antecede data de SP
Jimmy Page celebra 25 anos de show do Iron Maiden no Rock in Rio III
O polêmico disco nacional que Renato Russo disse ser um dos melhores do rock de todos os tempos
O hit do Van Halen que Eddie se recusou a regravar mesmo com erros técnicos na guitarra
Shawn "Clown" Crahan fala sobre o próximo álbum do Slipknot: pausa agora, criação em andamento
Com problemas de saúde, Mick Box se afasta das atividades do Uriah Heep
Fabio Lione rompe silêncio e fala pela primeira vez sobre motivos da sua saída do Angra
Os baixistas que influenciaram John Myung, do Dream Theater
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
Os discos do U2 que Max Cavalera considera obras-primas
A voz mais pura do rock de todos os tempos, segundo Bruce Springsteen
Como EP de apenas três músicas mudou o rumo do rock dos anos 2000, segundo a Louder
Guitarrista lembra exato momento que saúde de Cazuza começou a piorar: "Era muito calor"


Roger Waters explicou porque seu primeiro álbum solo traz uma mulher nua na capa
Regis Tadeu explica por que Roger Waters continua um imbecil
O integrante do Dream Theater que quase participou de um álbum seminal do Pink Floyd
Filmagem inédita do Pink Floyd em 1977 é publicada online
O solo de guitarra ligado ao Pink Floyd que David Gilmour disse não fazer sentido algum
Roger Waters admite medo de ser morto a mando de Donald Trump
Roger Waters dobra a aposta após falar de Ozzy; "não gosto de quem morde cabeça de morcego"
O grande problema das músicas do "Dark Side of the Moon", segundo David Gilmour
Frontman: quando o original não é a melhor opção
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton


