Pink Floyd: Dois clássicos materializados por ETs
Por Michel Sales
Postado em 14 de abril de 2020
O mundo da música sempre revelou gente talentosa capaz de luzir intensamente no espaço tanto quanto as estrelas da nossa galáxia. Porém, esse feito extraordinário - diante das vertentes musicais existentes - parece reservado para poucos, o que nos faz pensar (por que não?) em seres de outro mundo vivendo entre nós e justificando o que Friedrich Nietzsche registrou em seu legado filosófico quando disse, "Sem a música, a vida seria um erro!".
Dessa forma, calcificados no Rock, a história nos presenteou músicos singulares e formações de bandas extraordinárias, onde podemos citar o brilhantismo de pessoas eternas como Robert Johnson, Jimmy Hendrix, Peter Tosh, Chuck Berry, Muddy Waters, Elvis Presley, Eric Clapton, James Dio, David Bowie e outros mais, além dos grandes e icônicos monstros do Rock ‘N’ Roll de todos os tempos: The Beatles, The Who, The Rolling Stones, The Doors, Led Zeppelin, Rush, Kiss, Aerosmith e por aí vai...
Mas vamos apoiar-se aqui sobre dois clássicos soberbos dos britânicos do Pink Floyd: Oscured By Clouds e The Dark Side Of The Moon, obras-primas do Rock Progressivo produzidos pelos ‘ET’s’, David Gilmour (guitarras e vocais), Roger Waters (baixo e vocais), Nick Mason (bateria e percussão), Richard Wright (teclado e vocais).
Primeiramente, o Pink Floyd foi formado em Londres no ano de 1965, em uma época que seus seguidores eram fãs de Rock Psicodélico. No início, a banda contava com o estudante Syd Barrett (guitarra e vocal), elemento fundamental para nortear a identidade do Pink Floyd, banda que deixou um legado glorioso de 15 álbuns, sendo eles: The Piper At The Gates Of Dawn (1967), A Saucerful Of Secrets (1968), More (1969), Ummagumma (1969), Atom Heart Mother (1970), Meddle (1971), Obscured By Clouds (1972), The Dark Side of The Moon (1973), Wish You Were Here (1975), Animals (1977), The Wall (1979), The Final Cut (1983), A Momentary Lapse Of Reason (1987), The Division Bell (1994) e The Endless River (2014).
Com o Pink Floyd, Syd Barrett gravou quatro singles e dois álbuns. Após sua saída, a banda escreveu e gravou inúmeros tributos em sua homenagem, com destaque para o álbum Wish You Were Here. Como artista solo, Barrett lançou um single e três álbuns. O compositor, poeta, produtor e músico Syd Barrett morreu em 2006 por complicações com a diabetes. Diversas biografias foram escritas sobre ele. Em 1996, Barrett foi induzido ao Hall da Fama do Rock ‘N’ Roll como membro do Pink Floyd.
Já em 1972, sem contar com o eterno Syd Barrett, o Pink Floyd lançou seu sétimo álbum de estúdio, ‘Obscured By Clouds’, configurando uma trilha sonora para o filme francês La Vallée. Esse trabalho referiu um período bastante criativo da banda, uma época que caracterizou uma fase com instrumentais menos progressivos e mais criativos na complexidade de efeitos sonoros exóticos, fatores que se mostraram ainda mais evidentes no consagrado ‘The Dark Side Of The Moon’, oitavo petardo do grupo, onde o Pink Floyd apresentou letras mais pessoais, incluindo a cobiça, o envelhecimentos e as doenças da mente.
Gravado no Abbey Road Studios ao lado do produtor Alan Parsons, The Dark Side Of The Moon trouxe evolução, curiosidades e chegou ao topo do sucesso de vendas no mundo, sendo aclamado pelos fãs e crítica especializada dentre os melhores discos de Rock de todos os tempos. Vale ressaltar que as capas de Obscured By Clouds e The Dark Side Of The Moon foram produzidas pela Hipgnosis e são geniais.
No mais, o legado do Pink Floyd como referência na música é soberbo. Até 2013, a banda já contabilizava mais de 250 milhões de discos vendidos em todo o mundo, qualificando The Dark Side Of The Moon e The Wall dentre os álbuns mais lucrativos de todos os tempos. A revista Rolling Stone destacou o Pink Floyd na posição 51 na lista dos "100 Maiores Artistas". O Canal VH1 classificou o Pink Floyd na posição dezoito em sua lista de 100 grande artistas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música de prog metal lançada a cada ano, de 1985 até 2025
A melhor banda de todos os tempos, segundo os leitores da Classic Rock
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
O músico que para James Hetfield representava a própria América
Filha de vocalista do Poison começa a vender "pack do pezinho"
10 músicas de metal internacional que estão na memória afetiva do brasileiro
Baterista responde a reclamações dos fãs sobre o Anthrax tocar sempre o mesmo setlist
Os cinco maiores álbuns da história do rock progressivo
Angra anuncia bandas convidadas para shows em São Paulo
Ex-Queensryche, Geoff Tate confirma dois shows no Brasil para 2027
Os 10 maiores baixistas de todos os tempos, segundo a Rolling Stone
Steve Harris aponta a música ideal para apresentar o Iron Maiden a quem nunca ouviu a banda
Masters of Voices reúne quatro gerações do rock e heavy metal na América do Sul e no Brasil
Europe lança "The Cult of Ignorance", faixa de seu próximo disco de estúdio
"Consigo tocar a maioria das músicas do Sabbath com dois dedos", disse Tony Iommi


David Gilmour estava inseguro até uma música devolver sua confiança no Pink Floyd
Quem é dono do Pink Floyd? Como Roger Waters, Gilmour e Sony "dividem" a marca hoje
O som de guitarra do Pink Floyd que nasceu por causa de um erro
Os álbuns de prog rock que são peças obrigatórias nas coleções do gênero
A música do Pink Floyd que Roger Waters detestou e David Gilmour transformou num clássico
A música de 1967 que David Gilmour gostaria de ter escrito; "a canção pop perfeita"
O álbum do Pink Floyd que Richard Wright nunca gostou de ouvir
O Pink Floyd teria virado gigante se Syd Barrett não tivesse saído?
Max Cavalera e os detalhes de sua saída do Sepultura, incluindo como e quando aconteceu
Primórdios: O Rock Brasileiro da década de 50


