Pink Floyd: Dois clássicos materializados por ETs

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Michel Sales
Enviar correções  |  Ver Acessos

O mundo da música sempre revelou gente talentosa capaz de luzir intensamente no espaço tanto quanto as estrelas da nossa galáxia. Porém, esse feito extraordinário - diante das vertentes musicais existentes - parece reservado para poucos, o que nos faz pensar (por que não?) em seres de outro mundo vivendo entre nós e justificando o que Friedrich Nietzsche registrou em seu legado filosófico quando disse, "Sem a música, a vida seria um erro!".

Pink Floyd: David Gilmour toca músicas solo de Syd Barrett em live familiarGuitarras e Baixos: Perguntas e Respostas

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Dessa forma, calcificados no Rock, a história nos presenteou músicos singulares e formações de bandas extraordinárias, onde podemos citar o brilhantismo de pessoas eternas como Robert Johnson, Jimmy Hendrix, Peter Tosh, Chuck Berry, Muddy Waters, Elvis Presley, Eric Clapton, James Dio, David Bowie e outros mais, além dos grandes e icônicos monstros do Rock 'N' Roll de todos os tempos: The Beatles, The Who, The Rolling Stones, The Doors, Led Zeppelin, Rush, Kiss, Aerosmith e por aí vai...

Mas vamos apoiar-se aqui sobre dois clássicos soberbos dos britânicos do Pink Floyd: Oscured By Clouds e The Dark Side Of The Moon, obras-primas do Rock Progressivo produzidos pelos 'ET's', David Gilmour (guitarras e vocais), Roger Waters (baixo e vocais), Nick Mason (bateria e percussão), Richard Wright (teclado e vocais).

Primeiramente, o Pink Floyd foi formado em Londres no ano de 1965, em uma época que seus seguidores eram fãs de Rock Psicodélico. No início, a banda contava com o estudante Syd Barrett (guitarra e vocal), elemento fundamental para nortear a identidade do Pink Floyd, banda que deixou um legado glorioso de 15 álbuns, sendo eles: The Piper At The Gates Of Dawn (1967), A Saucerful Of Secrets (1968), More (1969), Ummagumma (1969), Atom Heart Mother (1970), Meddle (1971), Obscured By Clouds (1972), The Dark Side of The Moon (1973), Wish You Were Here (1975), Animals (1977), The Wall (1979), The Final Cut (1983), A Momentary Lapse Of Reason (1987), The Division Bell (1994) e The Endless River (2014).

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Com o Pink Floyd, Syd Barrett gravou quatro singles e dois álbuns. Após sua saída, a banda escreveu e gravou inúmeros tributos em sua homenagem, com destaque para o álbum Wish You Were Here. Como artista solo, Barrett lançou um single e três álbuns. O compositor, poeta, produtor e músico Syd Barrett morreu em 2006 por complicações com a diabetes. Diversas biografias foram escritas sobre ele. Em 1996, Barrett foi induzido ao Hall da Fama do Rock 'N' Roll como membro do Pink Floyd.

Já em 1972, sem contar com o eterno Syd Barrett, o Pink Floyd lançou seu sétimo álbum de estúdio, 'Obscured By Clouds', configurando uma trilha sonora para o filme francês La Vallée. Esse trabalho referiu um período bastante criativo da banda, uma época que caracterizou uma fase com instrumentais menos progressivos e mais criativos na complexidade de efeitos sonoros exóticos, fatores que se mostraram ainda mais evidentes no consagrado 'The Dark Side Of The Moon', oitavo petardo do grupo, onde o Pink Floyd apresentou letras mais pessoais, incluindo a cobiça, o envelhecimentos e as doenças da mente.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Gravado no Abbey Road Studios ao lado do produtor Alan Parsons, The Dark Side Of The Moon trouxe evolução, curiosidades e chegou ao topo do sucesso de vendas no mundo, sendo aclamado pelos fãs e crítica especializada dentre os melhores discos de Rock de todos os tempos. Vale ressaltar que as capas de Obscured By Clouds e The Dark Side Of The Moon foram produzidas pela Hipgnosis e são geniais.

No mais, o legado do Pink Floyd como referência na música é soberbo. Até 2013, a banda já contabilizava mais de 250 milhões de discos vendidos em todo o mundo, qualificando The Dark Side Of The Moon e The Wall dentre os álbuns mais lucrativos de todos os tempos. A revista Rolling Stone destacou o Pink Floyd na posição 51 na lista dos "100 Maiores Artistas". O Canal VH1 classificou o Pink Floyd na posição dezoito em sua lista de 100 grande artistas.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção MatériasTodas as matérias sobre "Pink Floyd"


Pink Floyd: David Gilmour toca músicas solo de Syd Barrett em live familiarPink Floyd
David Gilmour toca músicas solo de Syd Barrett em live familiar

David Gilmour: show completo em Pompéia será exibido de graça nesta sextaDavid Gilmour
Show completo em Pompéia será exibido de graça nesta sexta

Roger Waters: assista à participação do músico na live do Dia dos TrabalhadoresRoger Waters
Assista à participação do músico na live do Dia dos Trabalhadores

Capas de discos: fãs estão recriando artes de álbuns clássicos durante isolamentoCapas de discos
Fãs estão recriando artes de álbuns clássicos durante isolamento

Pink Floyd: banda transmite show na TV realizado em 1970; assistaPink Floyd
Banda transmite show na TV realizado em 1970; assista

Roger Waters: ex-Pink Floyd cantará em live do Dia do Trabalho, com Lula, FHC e CiroRoger Waters
Ex-Pink Floyd cantará em live do Dia do Trabalho, com Lula, FHC e Ciro

Pink Floyd: Como a história da banda mudou com Sgt. Pepper's, dos BeatlesPink Floyd
Como a história da banda mudou com Sgt. Pepper's, dos Beatles

Pink Floyd: Miley Cyrus toca música da banda em programa americano; assistaPink Floyd
Miley Cyrus toca música da banda em programa americano; assista

David Gilmour: vídeo de alta qualidade resgata show no Brasil em 2015David Gilmour
Vídeo de alta qualidade resgata show no Brasil em 2015

Pink Floyd e Led Zeppelin: Qual a banda mais rica? Quanto eles tem de patrimônio?Pink Floyd e Led Zeppelin
Qual a banda mais rica? Quanto eles tem de patrimônio?

Rock: alguns dos discos mais raros (e caros) do mundoRock
Alguns dos discos mais raros (e caros) do mundo

Vinil: os 10 LPs mais raros e valiosos dos anos 1980Vinil
Os 10 LPs mais raros e valiosos dos anos 1980


Guitarras e Baixos: Perguntas e RespostasGuitarras e Baixos
Perguntas e Respostas

Jason Newsted: revelando porque ele deixou o MetallicaJason Newsted
Revelando porque ele deixou o Metallica


Sobre Michel Sales

Tenho formação superior em jornalista pela UFRR e atualmente estou cursando Educação Física na Uerr. Tenho também pós-graduação em Teologia Pastoral pelo Instituto Padre Calleri e UFRR.

Mais matérias de Michel Sales no Whiplash.Net.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280 Cli336x280