Pink Floyd: Dois clássicos materializados por ETs
Por Michel Sales
Postado em 14 de abril de 2020
O mundo da música sempre revelou gente talentosa capaz de luzir intensamente no espaço tanto quanto as estrelas da nossa galáxia. Porém, esse feito extraordinário - diante das vertentes musicais existentes - parece reservado para poucos, o que nos faz pensar (por que não?) em seres de outro mundo vivendo entre nós e justificando o que Friedrich Nietzsche registrou em seu legado filosófico quando disse, "Sem a música, a vida seria um erro!".
Dessa forma, calcificados no Rock, a história nos presenteou músicos singulares e formações de bandas extraordinárias, onde podemos citar o brilhantismo de pessoas eternas como Robert Johnson, Jimmy Hendrix, Peter Tosh, Chuck Berry, Muddy Waters, Elvis Presley, Eric Clapton, James Dio, David Bowie e outros mais, além dos grandes e icônicos monstros do Rock ‘N’ Roll de todos os tempos: The Beatles, The Who, The Rolling Stones, The Doors, Led Zeppelin, Rush, Kiss, Aerosmith e por aí vai...
Mas vamos apoiar-se aqui sobre dois clássicos soberbos dos britânicos do Pink Floyd: Oscured By Clouds e The Dark Side Of The Moon, obras-primas do Rock Progressivo produzidos pelos ‘ET’s’, David Gilmour (guitarras e vocais), Roger Waters (baixo e vocais), Nick Mason (bateria e percussão), Richard Wright (teclado e vocais).
Primeiramente, o Pink Floyd foi formado em Londres no ano de 1965, em uma época que seus seguidores eram fãs de Rock Psicodélico. No início, a banda contava com o estudante Syd Barrett (guitarra e vocal), elemento fundamental para nortear a identidade do Pink Floyd, banda que deixou um legado glorioso de 15 álbuns, sendo eles: The Piper At The Gates Of Dawn (1967), A Saucerful Of Secrets (1968), More (1969), Ummagumma (1969), Atom Heart Mother (1970), Meddle (1971), Obscured By Clouds (1972), The Dark Side of The Moon (1973), Wish You Were Here (1975), Animals (1977), The Wall (1979), The Final Cut (1983), A Momentary Lapse Of Reason (1987), The Division Bell (1994) e The Endless River (2014).
Com o Pink Floyd, Syd Barrett gravou quatro singles e dois álbuns. Após sua saída, a banda escreveu e gravou inúmeros tributos em sua homenagem, com destaque para o álbum Wish You Were Here. Como artista solo, Barrett lançou um single e três álbuns. O compositor, poeta, produtor e músico Syd Barrett morreu em 2006 por complicações com a diabetes. Diversas biografias foram escritas sobre ele. Em 1996, Barrett foi induzido ao Hall da Fama do Rock ‘N’ Roll como membro do Pink Floyd.
Já em 1972, sem contar com o eterno Syd Barrett, o Pink Floyd lançou seu sétimo álbum de estúdio, ‘Obscured By Clouds’, configurando uma trilha sonora para o filme francês La Vallée. Esse trabalho referiu um período bastante criativo da banda, uma época que caracterizou uma fase com instrumentais menos progressivos e mais criativos na complexidade de efeitos sonoros exóticos, fatores que se mostraram ainda mais evidentes no consagrado ‘The Dark Side Of The Moon’, oitavo petardo do grupo, onde o Pink Floyd apresentou letras mais pessoais, incluindo a cobiça, o envelhecimentos e as doenças da mente.
Gravado no Abbey Road Studios ao lado do produtor Alan Parsons, The Dark Side Of The Moon trouxe evolução, curiosidades e chegou ao topo do sucesso de vendas no mundo, sendo aclamado pelos fãs e crítica especializada dentre os melhores discos de Rock de todos os tempos. Vale ressaltar que as capas de Obscured By Clouds e The Dark Side Of The Moon foram produzidas pela Hipgnosis e são geniais.
No mais, o legado do Pink Floyd como referência na música é soberbo. Até 2013, a banda já contabilizava mais de 250 milhões de discos vendidos em todo o mundo, qualificando The Dark Side Of The Moon e The Wall dentre os álbuns mais lucrativos de todos os tempos. A revista Rolling Stone destacou o Pink Floyd na posição 51 na lista dos "100 Maiores Artistas". O Canal VH1 classificou o Pink Floyd na posição dezoito em sua lista de 100 grande artistas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
Iron Maiden confirma segundo show da "Run For Your Lives Tour" em São Paulo
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
Regis Tadeu explica se reunião do Barão Vermelho terá tanto sucesso como a dos Titãs
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
O disco que os Beatles chamaram de o maior álbum já feito; "imbatível em muitos sentidos"
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Thor da Marvel tenta tocar bateria com banda estourada de metalcore e dá ruim
Moonspell celebrará 30 anos de "Wolfheart" com show especial no Brasil
A banda clássica de rock em que Ozzy Osbourne era viciado: "Eles são como carne e batata"
Como um telefonema permitiu a participação do Twisted Sister no Bangers Open Air
A banda australiana que não vendia nada no próprio país e no Brasil fez show para 12 mil fãs
De Tony Iommi a Jim Martin, os guitarristas que Max Cavalera admira

A semelhança entre Brent Hinds e David Gilmour, segundo baixista do Slipknot
O guitarrista que uniu David Gilmour e Jimmy Page na mesma admiração; "ficamos de queixo caído"
Pink Floyd - Roger Waters e David Gilmour concordam sobre a canção que é a obra-prima
Dave Mustaine escolhe o guitarrista melhor do que qualquer shredder que existe por aí
O álbum que David Gilmour vê como uma continuação de "The Dark Side of the Moon"
Sharon Osbourne planejou uma vingança extrema após Roger Waters criticar Ozzy
A banda que Roger Waters e Eddie Van Halen colocaram no topo quando falam de rock
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
O show do Pink Floyd em que Roger Waters não sabia o que dizer, mas emocionou a plateia
A música que seria descartada, mas acabou virando um hit imortal do Rock
CDs: sua coleção pode valer uma fortuna e você nem sabe disso


