Pink Floyd: Dois clássicos materializados por ETs
Por Michel Sales
Postado em 14 de abril de 2020
O mundo da música sempre revelou gente talentosa capaz de luzir intensamente no espaço tanto quanto as estrelas da nossa galáxia. Porém, esse feito extraordinário - diante das vertentes musicais existentes - parece reservado para poucos, o que nos faz pensar (por que não?) em seres de outro mundo vivendo entre nós e justificando o que Friedrich Nietzsche registrou em seu legado filosófico quando disse, "Sem a música, a vida seria um erro!".
Dessa forma, calcificados no Rock, a história nos presenteou músicos singulares e formações de bandas extraordinárias, onde podemos citar o brilhantismo de pessoas eternas como Robert Johnson, Jimmy Hendrix, Peter Tosh, Chuck Berry, Muddy Waters, Elvis Presley, Eric Clapton, James Dio, David Bowie e outros mais, além dos grandes e icônicos monstros do Rock ‘N’ Roll de todos os tempos: The Beatles, The Who, The Rolling Stones, The Doors, Led Zeppelin, Rush, Kiss, Aerosmith e por aí vai...
Mas vamos apoiar-se aqui sobre dois clássicos soberbos dos britânicos do Pink Floyd: Oscured By Clouds e The Dark Side Of The Moon, obras-primas do Rock Progressivo produzidos pelos ‘ET’s’, David Gilmour (guitarras e vocais), Roger Waters (baixo e vocais), Nick Mason (bateria e percussão), Richard Wright (teclado e vocais).
Primeiramente, o Pink Floyd foi formado em Londres no ano de 1965, em uma época que seus seguidores eram fãs de Rock Psicodélico. No início, a banda contava com o estudante Syd Barrett (guitarra e vocal), elemento fundamental para nortear a identidade do Pink Floyd, banda que deixou um legado glorioso de 15 álbuns, sendo eles: The Piper At The Gates Of Dawn (1967), A Saucerful Of Secrets (1968), More (1969), Ummagumma (1969), Atom Heart Mother (1970), Meddle (1971), Obscured By Clouds (1972), The Dark Side of The Moon (1973), Wish You Were Here (1975), Animals (1977), The Wall (1979), The Final Cut (1983), A Momentary Lapse Of Reason (1987), The Division Bell (1994) e The Endless River (2014).
Com o Pink Floyd, Syd Barrett gravou quatro singles e dois álbuns. Após sua saída, a banda escreveu e gravou inúmeros tributos em sua homenagem, com destaque para o álbum Wish You Were Here. Como artista solo, Barrett lançou um single e três álbuns. O compositor, poeta, produtor e músico Syd Barrett morreu em 2006 por complicações com a diabetes. Diversas biografias foram escritas sobre ele. Em 1996, Barrett foi induzido ao Hall da Fama do Rock ‘N’ Roll como membro do Pink Floyd.
Já em 1972, sem contar com o eterno Syd Barrett, o Pink Floyd lançou seu sétimo álbum de estúdio, ‘Obscured By Clouds’, configurando uma trilha sonora para o filme francês La Vallée. Esse trabalho referiu um período bastante criativo da banda, uma época que caracterizou uma fase com instrumentais menos progressivos e mais criativos na complexidade de efeitos sonoros exóticos, fatores que se mostraram ainda mais evidentes no consagrado ‘The Dark Side Of The Moon’, oitavo petardo do grupo, onde o Pink Floyd apresentou letras mais pessoais, incluindo a cobiça, o envelhecimentos e as doenças da mente.
Gravado no Abbey Road Studios ao lado do produtor Alan Parsons, The Dark Side Of The Moon trouxe evolução, curiosidades e chegou ao topo do sucesso de vendas no mundo, sendo aclamado pelos fãs e crítica especializada dentre os melhores discos de Rock de todos os tempos. Vale ressaltar que as capas de Obscured By Clouds e The Dark Side Of The Moon foram produzidas pela Hipgnosis e são geniais.
No mais, o legado do Pink Floyd como referência na música é soberbo. Até 2013, a banda já contabilizava mais de 250 milhões de discos vendidos em todo o mundo, qualificando The Dark Side Of The Moon e The Wall dentre os álbuns mais lucrativos de todos os tempos. A revista Rolling Stone destacou o Pink Floyd na posição 51 na lista dos "100 Maiores Artistas". O Canal VH1 classificou o Pink Floyd na posição dezoito em sua lista de 100 grande artistas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do System of a Down em São Paulo entre os maiores momentos do ano para revista inglesa
Show do Slipknot no Resurrection Fest 2025 é disponibilizado online
O guitarrista que Neil Young colocou no mesmo nível de Hendrix, e citou uma música como "prova"
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
Brian May escolhe os 5 maiores bateristas e inclui um nome que poucos lembram
A banda de rock nacional que nunca foi gigante: "Se foi grande, cadê meu Honda Civic?"
A música "complicada" do Pink Floyd que Nick Mason acha que ninguém dá valor
Com shows marcados no Brasil em 2026, Nazareth anuncia novo vocalista
O músico que atropelou o Aerosmith no palco; "Ele acabou com a gente"
Disco do Pink Floyd atinge o topo das paradas do Reino Unido 50 anos após lançamento
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
O vocalista que o Black Sabbath deveria evitar, de acordo com Ozzy Osbourne
O último grito na Fundição Progresso: Planet Hemp e o barulho que vira eternidade
Anthrax grava clipe do primeiro single do novo álbum: "Um grande dia para todos nós"
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"

A banda que nunca fez um álbum ruim, de acordo com Ozzy Osbourne; "grandes e profissionais"
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
A semelhança entre Brent Hinds e David Gilmour, segundo baixista do Slipknot
O guitarrista que uniu David Gilmour e Jimmy Page na mesma admiração; "ficamos de queixo caído"
Pink Floyd - Roger Waters e David Gilmour concordam sobre a canção que é a obra-prima
Dave Mustaine escolhe o guitarrista melhor do que qualquer shredder que existe por aí
O álbum que David Gilmour vê como uma continuação de "The Dark Side of the Moon"
Sharon Osbourne planejou uma vingança extrema após Roger Waters criticar Ozzy
A música que seria descartada, mas acabou virando um hit imortal do Rock
CDs: sua coleção pode valer uma fortuna e você nem sabe disso


