11 de Setembro: as tristes coincidências envolvendo Slayer e Dream Theater
Por Mateus Ribeiro
Postado em 11 de setembro de 2019
Há 18 anos, o mundo ficava abalado com os atentados terroristas de 11 de setembro. Milhões de pessoas foram afetadas pela tragédia mundo afora. Dentre essas pessoas, os integrantes de duas bandas completamente diferentes, o Slayer e o Dream Theater.
É bem provável que você já saiba disso, mas caso não conheça a historia, vamos aos fatos.
O Dream Theater e sua infeliz capa
Em 1999, o Dream Theater lançou um de seus maiores clássicos, o magnífico "Metropolis Pt. 2: Scenes from a Memory", álbum conceitual que recuperou o prestígio da banda, que ficou um pouco arranhado depois de "Falling Into Infinity" (1997).
Dream Theater - Mais Novidades
O disco conceitual narra uma historia intrigante, que envolve amor, traição, morte e vidas passadas. O sucesso foi tão grande que durante a tour de divulgação, o Dream Theater executava a bolacha na íntegra. As gravações resultaram nos registros em áudio e vídeo. O VHS/DVD recebeu o nome de "Metropolis 2000: Scenes from New York " e foi lançado em abril, sem maiores polêmicas.
Já com o CD, a historia foi diferente. Batizado de "Live Scenes from New York", foi lançado no dia 11 de setembro de 2001. Até aí, "tudo bem", o problema reside na capa original do disco:
Caso não tenha reparado, a arte mostra as duas torres pegando fogo, o que infelizmente aconteceu naquele mesmo dia. É claro que o álbum foi recolhido dias depois, apesar de existirem algumas cópias raras na mão de alguns fãs. É mais óbvio ainda que tudo não passa de uma infeliz coincidência. Aliás, John já se pronunciou sobre o assunto:
Slayer e o ódio divino
No mesmo dia, o Slayer lançou o seu oitavo álbum de estúdio. Como todos os outros discos da banda, esse ganhou um título agressivo: "God Hates Us All", ou em bom português, "Deus odeia nós todos". É claro que o título gerou controvérsia, ainda mais vindo de uma banda como o Slayer.
Para piorar a situação, a música "Disciple", que traz a frase que dá nome ao álbum, diz em um trecho de sua letra: "...Pessimismo, terroristas mirando o próximo alvo, caos global alimentando a histeria...". Se você acha que acabou, a faixa seguinte recebeu o singelo título de "God Send Death", ou "Deus Envia a Morte".
Novamente, tudo não foi além do campo da coincidência. Porém, imagine só se isso fosse no Brasil? Imagine a histeria coletiva que tomaria conta de um povo dominado por "líderes" religiosos que amam achar inimigos (e amigos) imaginários...
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dave Mustaine desmente boato sobre Pepeu Gomes no Megadeth; "É uma mentira"
O solo de guitarra mais difícil do Dire Straits, segundo Mark Knopfler
Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
Bruce explica afastamento do Iron Maiden de documentário: "Não queríamos controle editorial"
A canção do AC/DC que veio de Bon, foi gravada por Brian e ainda arrepia Angus
"Não consigo te acompanhar": Geddy Lee exalta Anika Nilles em ensaio do Rush
70 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em maio
O músico que faz Dave Grohl se sentir insignificante: "Um grão de poeira musical"
Edu Falaschi e o "chá revelação" ao saber que não era considerado branco fora do Brasil
O cover gravado pelo Metallica que superou meio bilhão de plays no Spotify
5 bandas de heavy metal que estão na ativa e lançaram mais de 10 discos de estúdio
Rolling Stone publica lista com os 100 melhores solos de guitarra de todos os tempos
5 músicas do Dream Theater que merecem sua atenção
Solito e Casagrande, ex-jogadores do Corinthians, assistem show do Megadeth em São Paulo
A banda com três cantores que representa o futuro do metal, segundo Ricardo Confessori
5 músicas do Dream Theater que são carregadas de emoção
A maior dificuldade que Mike Portnoy enfrentou ao voltar para o Dream Theater
Dream Theater encerrará turnê de "Parasomnia" com shows no Brasil
Falar mal do Dream Theater virou moda - e isso já perdeu a graça há tempos
Mike Portnoy comenta volta do Rush; "Precisamos que nossos heróis continuem tocando"
Dream Theater realiza show que será lançado como álbum ao vivo; confira setlist
Jaco Pastorius: um gênio atormentado
Para entender: o que é rock progressivo?


