Metallica: Discografia comentada - Parte 1
Por Mateus Ribeiro
Postado em 03 de abril de 2019
O METALLICA é uma das maiores (e mais controversas) bandas da historia do Metal. A banda, que iniciou sua caminhada no início da década de 1980, vendeu milhões de discos, encheu estádios, passou por mudanças de formação, desagradou fãs, quase acabou, e apesar de todas as idas e vindas, continua na ativa até hoje.
Considerado um dos maiores expoentes do Thrash Metal, o METALLICA divide opiniões até hoje. Enquanto algumas pessoas idolatram, outras odeiam, ao mesmo tempo uma enormidade de bangers gostam apenas dos primeiros lançamentos. Seja como for, é impossível ficar indiferente ao trabalho dos caras.
A carreira da banda é recheada de clássicos da música pesada, espalhados por discos que ajudaram, e muito, no crescimento do Metal. Confira abaixo um resumo da discografia da banda!
"Kill ´Em All" (1983): O primeiro lançamento da banda é fundamental na discografia de qualquer headbanger. Rápido, cru, e pesado, ajudou a redefinir os rumos da música pesada.
A faixa de abertura, "Hit The Lights", sintetiza bem a ideia do álbum: atropelar tudo o que aparecesse pela frente, com uma mistura que envolvia o peso do Heavy Metal, a velocidade e a raiva do Punk Rock, tudo executado com muita técnica, apesar da pouca idade de James, Cliff, Kirk e Lars.
Vale lembrar que algumas músicas do álbum foram escritas por Dave Mustaine (esse aí mesmo que você deve estar pensando), inclusive "The Four Horsemen", que na verdade, é uma releitura para "The Mechanix".
"Ride The Lightning" (1984): Apenas um ano depois do bem sucedido debut, o METALLICA lança "Ride The Lightning". O segundo disco mostra um amadurecimento da banda, tanto na parte instrumental, quanto na lírica.
A sonoridade da banda ganha um ar um pouco mais "sério" em relação ao primeiro trabalho. As letras tratam de temas como o suicídio ("Fade To Black", por sinal, a primeira balda da banda), a pena de morte (a faixa título é uma expressão para a cadeira elétrica) e até mesmo a Bíblia, na faixa "Creeping Death".
Com dois lançamentos sólidos lançados em um curto espaço de tempo, parecia ser questão de tempo para o METALLICA se tornar um monstro indomável.
"Master Of Puppets" (1986): O ápice do METALLICA, "Master Of Puppets" é costumeiramente citado como um dos maiores discos não só do Thrash, mas do Metal em geral.
A evolução do primeiro para o terceiro álbum é assustadora. O trabalho é sólido, e as músicas conseguiram encontrar o equilíbrio entre o peso e a velocidade. A faixa título é um exemplo disso, com suas passagens que alternam entre a rapidez e a "calmaria", com direito ao magnífico solo, que é um dos momentos mais tocantes da carreira da banda.
Outras músicas como a aterrorizante "The Thing That Should Not Be", a extremamente pesada "Disposable Heroes",a eterna "Welcome Home (Sanitarium)", "Leper Messiah", "Damage, Inc.", "Battery, e a ótima instrumental "Orion" fazem de "Master Of Puppets" o disco mais cultuado do METALLICA, e com razão.
A banda estava no topo, e nada poderia parar o Metallica...
Infelizmente, em setembro de 1986, o baixista Cliff Burton faleceu em um trágico acidente com o ônibus da banda. Os integrantes começaram a levantar algumas dúvidas sobre o futuro da banda, mas decidiram continuar, e para isso, recrutaram o baixista Jason Newsted, ex FLOTSAM AND JETSAM.
"...And Justice For All" (1988): O primeiro álbum de músicas próprias do METALLICA após a morte de Cliff é "...And Justice For All", lançado em 1988.
O quarto álbum da banda é um tanto quanto complexo, cheio de músicas longas, e as músicas tratam de temas pesados, como guerra, insanidade e justiça (ou injustiça), como bem entrega o título.
O álbum rendeu o primeiro clip da banda, para a magistral "One", que é um dos maiores sucessos da banda. Vale destacar também a faixa título, a furiosa "Blackened", "Harvester of Sorrow", "Eye Of The Beholder" e "To Live Is To Die", uma bela homenagem ao falecido e saudoso Cliff Burton.
Apesar da produção não ser uma maravilha, o disco é um ótimo registro, e algumas pessoas o consideram como o melhor trabalho do Metallica.
"Metallica" ou "Black Album" (1991): O METALLICA se tornou uma das maiores bandas do planeta em seu quinto trabalho. Por outro lado, os fãs mais radicais começaram com a conversa de que "a banda se vendeu" (aliás, esse papo enfadonho infelizmente permanece vivo até os dias de hoje).
Com o lançamento de "Metallica", o mundo passou a conhecer os quatro cavaleiros. O álbum define bem a essência da banda: peso, competência, segurança, e uma capacidade imensa de criar sucessos.
Os maiores sucessos do disco são "Enter Sandman", "Sad But True", "The Unforgiven", "Wherever I May Roam" e "Nothing Else Matters". Porém, além disso, sobra espaço para "Don´t Tread On Me", "My Friend Of Misery" e a sensacional "The God That Failed", que caberia facilmente em "Master Of Puppets".
Um disco sensacional, que vendeu milhões de cópias, e se tornou um dos maiores sucessos comerciais da historia da música. Fundamental. Necessário. Absoluto.
Mais uma vez, o METALLICA parecia estar no topo. E dessa vez, definitivamente, nada poderia parar a banda.
Porém, o próprio METALLICA provou que uma reviravolta negativa era possível...
Continua na parte 2!
Metallica - Discografia Comentada
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
O melhor cantor de baladas de todos os tempos, segundo Bob Dylan
Plantão Médico Deep Purple: 6 membros atuais e antigos que convivem com problemas de saúde
O riff do Guns N' Roses que Slash acha bem melhor do que o de "Sweet Child O' Mine"
As 3 melhores músicas do Aerosmith de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Bangers Open Air confirma Twisted Sister e mais 40 bandas para 2026
A postura passiva de filho de Bon Jovi com esposa que foi alvo de críticas na web
Manowar anuncia turnê celebrando álbuns "Fighting the World" e "Kings of Metal"
Com Tesla e Extreme, Mötley Crüe anuncia turnê celebrando 45 anos de carreira
Steve Vai presta homenagem a David Coverdale após anúncio de aposentadoria
O que Chorão canta no final do refrão de "Proibida Pra Mim"? (Não é "Guerra")
Pink Floyd disponibiliza versão integral de "Shine On You Crazy Diamond"
Os quatro maiores solos de guitarra de todos os tempos, segundo Carlos Santana
Site americano lista os 11 melhores álbuns de rock progressivo dos anos 1990
Metallica: Discografia comentada - Parte 2
A banda que Lars Ulrich chamou de "o Black Sabbath dos anos 90"
A pior faixa de abertura gravada pelo Metallica, segundo a Metal Hammer
A banda que ajudou o Metallica a não acabar após "St. Anger", segundo Lars Ulrich
Kirk Hammett diz se impressionar com guitarristas jovens do YouTube: "Alguns são incríveis…"
A reação dos membros do Paradise Lost quando foram chamados de "o novo Metallica"
O pior disco de cada banda do Big Four do thrash, segundo Mateus Ribeiro
Por que versão do Megadeth para "Ride the Lightning" não é um cover, de acordo com Dave Mustaine
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
Raven grava versão de "Metal Militia", do Metallica
A pior faixa do controverso "St. Anger", segundo o Heavy Consequence
Metallica: Discografia comentada - Parte 1


