RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Charlie Benante teve que esconder camisa "encapetada" quando era jovem

Os detalhes do acidente de carro que quase matou Jon Oliva do Savatage, segundo o próprio

A história turnê do Pink Floyd em que David Gilmour achou "entediante" tocar

Jake E. Lee aponta último álbum que presta de Ozzy Osbourne: "Ele ficou mole e preguiçoso"

Filme do Scorpions contará história "de um ponto de vista diferente", diz Klaus Meine

Como está saúde de Glenn Tipton - e quais as chances do Judas Priest lançar mais um disco

O fenomenal baixista que revolucionou o rock sem saber tocar nem compor

O quinto beatle escondido (mas nem tanto) na capa de "Abbey Road"

A linha de baixo que Geddy Lee tentou tocar aos 16 e até hoje considera a mais difícil

Brian May aparece de surpresa em festival e fãs da geração Tik Tok não o reconhecem

Simone Simons, do Epica, relembra como foi abrir shows do Metallica; "uma bela surpresa"

Judas Priest se manifesta sobre morte de baterista Les Binks

Guilherme Isnard compartilha lembranças boas e ruins sobre Renato Russo

Anos 80: o brilho e a queda de muitos colegas por conta das drogas, segundo Guilherme Isnard

Vocalista do Avenged Sevenfold não está nem aí para sua opinião sobre a banda


Linkin Park
Stamp

Quiet Riot: os consistentes discos lançados após a década de 1980

Por Igor Miranda
Postado em 07 de junho de 2017

O Quiet Riot viveu seu melhor e pior momento nos anos 1980. No início da década, a banda atingiu o estrelato com o álbum "Metal Health" (1983), considerado o primeiro disco de metal a atingir o topo das paradas dos Estados Unidos. Só que o sucesso não foi repetido nos lançamentos seguintes, "Condition Critical" (1984) e "QR III" (1986) - este, com produção arriscada e teclados bem presentes.

Quiet Riot - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em 1985, o baixista Rudy Sarzo havia sido substituído por Chuck Wright. No ano de 1987, rolaram duas baixas: Wright, cujo posto foi ocupado por Sean McNabb, e o vocalista e principal compositor, Kevin DuBrow, que foi demitido e deu lugar a Paul Shortino. Com essa formação, foi gravado "QR" (1988), o último suspiro do Quiet Riot no mainstream. O álbum sequer chegou ao top 100 das paradas da Billboard e fracassou ainda mais em outros mercados. Com isso, a banda encerrou suas atividades em 1989.

Muitos parecem ignorar este fato, mas o Quiet Riot voltou às atividades em 1991, após Kevin DuBrow ter resgatado os direitos para uso do nome da banda. Desde então, o grupo lançou quatro discos de estúdio, entre 1993 e 2006 - "Terrified" (1993), "Down To The Bone" (1995), "Guilty Pleasures" (2001) e "Rehab" (2006), além de um registro que misturava inéditas e regravações de clássicos do conjunto: "Alive And Well" (1999).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Enquanto a década de 1980 foi marcada por oscilações, os anos 1990 e 2000 conferiram regularidade à discografia do Quiet Riot. Seja pela menor exposição, por estarem trabalhado de forma independente ou mesmo pela maturidade que a idade nos traz, os músicos envolvidos com a banda trabalharam melhor. Só faltou um pouco mais de frequência, pois mais discos poderiam ter sido lançados até a morte de Kevin DuBrow, em novembro de 2007, após uma overdose acidental de cocaína.

"Terrified"

O primeiro disco desse período pós-anos 1980 é "Terrified", lançado em 1993 após ter sido preparado por alguns anos. Antes mesmo de retomar o nome Quiet Riot, Kevin DuBrow montou uma banda chamada de Little Women - alcunha usada por Randy Rhoads e ele na década de 1970 -, cuja formação era composta por Sean Manning na guitarra, Kenny Hillery no baixo e Pat Ashby na bateria.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Quando Kevin DuBrow e Sean Manning ainda compunham material para o que viria a ser "Terrified", o guitarrista resolveu deixar a banda para trabalhar com o Hurricane. A vaga foi ocupada por Carlos Cavazo, que já estava de boa com DuBrow novamente. Pat Ashby também saiu e deu lugar a Bobby Rondinelli. Essa formação gravou parte de "Terrified" até que Rondinelli vazou para o Black Sabbath. Frankie Banali retomou o posto - e ainda passou a trabalhar como empresário - e o nome Quiet Riot voltou a ser usado.

O primeiro disco do retorno do Quiet Riot é tão sóbrio e focado quanto "Metal Health" - talvez, até mais. A banda retomou sua pegada característica, que oscila, de forma quase consciente, entre o hard rock e o heavy metal. Um som pesado, mas, ao mesmo tempo, cativante.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Alguns dos melhores momentos desse disco contam com a co-autoria de Sean Manning: "Rude Boy", "Psycho City" e "Rude, Crude Mood". O hard canastrão "Dirty Lover" e a versão para "Itchycoo Park", cover do Small Faces, também se destacam.

Ainda em 1993, o Quiet Riot também lançou "The Randy Rhoads Years", uma coletânea com faixas dos tempos em que o guitarrista Randy Rhoads integrava a banda. O material foi remixado e as vozes, regravadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Down To The Bone"

Em 1994, Kenny Hillery saiu e Chuck Wright retornou ao baixo. A formação responsável por "QR III" estava de volta, contudo, o registro feito por ela não se comparou ao trabalho de quase uma década atrás. "Down To The Bone" (1995), segundo álbum pós-anos 80, manteve a essência de "Terrified": a união orgânica entre hard rock e heavy metal.

Alguns elementos simpáticos ao classic hard rock, da década de 1970, também começaram a aparecer, ainda que sempre turbinados pelo timbre de Carlos Cavazo e pela bateria potente de Frankie Banali. "Pretty Pack O' Lies", feita pelo compositor externo Ron Day, e a faixa título do álbum refletem essa pegada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Alive And Well" e "Guilty Pleasures"

"Alive And Well" (1999) sacramentou o retorno de Rudy Sarzo ao baixo e uma pegada que passou a abordar mais o hard rock, bem como algumas pitadas do glam rock do qual o grupo foi adepto em seus primeiros anos. Seis músicas registradas pela banda na década de 1980, incluindo os dois covers clássicos do Slade, foram regravadas: "Sign Of The Times", "Don't Wanna Let You Go", "The Wild And The Young", "Mama Weer All Crazee Now", "Cum On Feel The Noize" e "Bang Your Head (Metal Health)". Há, ainda, uma versão para "Highway To Hell", do AC/DC.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Guilty Pleasures" (2001), na sequência, acabou por se tornar o primeiro - e único - disco da formação clássica reunida. E, curiosamente, é o registro mais fraco feito entre as décadas de 1990 e 2000. O ponto mais negativo a ser destacado é a produção, que "estragou" algumas músicas que poderiam ser boas e evidenciou o quanto outras canções eram dispensáveis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Fim, recomeço e "Rehab"

Dois meses antes de um disco ao vivo, intitulado "Live In The 21st Century" (2003), chegar a público, o Quiet Riot encerrou suas atividades de forma abrupta. Em maio de 2004, Kevin DuBrow lançou "In For The Kill", seu único disco solo, cuja tracklist é composta somente de covers. No mesmo mês, o Quiet Riot anunciou seu retorno, com Alex Grossi na guitarra e Chuck Wright no baixo, além de DuBrow e Frankie Banali.

No entanto, a banda não se firmou. Entre 2005 e 2006, quatro guitarristas (Grossi, Neil Citron, Billy Morris e Tracii Guns) e dois baixistas (Wright e Wayne Carver) diferentes passaram pelo Quiet Riot até que "Rehab" (2006), enfim, começasse a ser gravado - e, diga-se de passagem, com um músico de estúdio, Tony Franklin, no baixo. Grossi e Neil Citron se alternaram nas gravações das guitarras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Toda essa bagunça nos bastidores do Quiet Riot poderia ter se refletido em "Rehab", mas não foi o caso. Curiosamente, trata-se de um dos discos com direcionamento musical mais evidente. O grupo mergulhou de vez em influências mais clássicas, como o hard rock setentista, o blues e a soul music. O background era esperado, visto que Kevin DuBrow compôs parte do álbum com a ajuda de Michael Lardie (Great White) e Glenn Hughes - este, chegou a cantar e tocar no cover de "Evil Woman", original do Spooky Tooth.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Rehab" é marcado por adotar uma produção ainda mais sóbria. Efeitos mais secos, voz principal em primeiro plano e inserções de gaita, vocais femininos e órgão são algumas das características do disco.

Morte e continuação

Após o lançamento de "Rehab", o Quiet Riot caiu na estrada, com Alex Grossi e Chuck Wright de volta. Porém, pouco mais de um ano após o disco chegar a público, Kevin DuBrow foi encontrado morto - para ser mais exato, no dia 25 de novembro de 2007. Ele sofreu uma overdose de cocaína e seu corpo ficou trancado no apartamento onde morava, em Las Vegas, por seis dias, até que fosse localizado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O Quiet Riot encerrou suas atividades em 2007, mas foi novamente retomado - desta vez, por Frankie Banali - em 2010. Alex Grossi e Chuck Wright o acompanharam nessa empreitada, que já contou com cinco vocalistas: Mark Huff, Scott Vokoun, Jizzy Pearl, Seann Nicols e James Durbin. O dispensável disco "Quiet Riot 10" chegou a público em 2014, enquanto "Road Rage" será lançado em agosto de 2017, após ter sido regravado por Durbin devido à saída de Nicols.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Bangers Open Air


publicidadeMarcelo Matos Medeiros | Glasir Machado Lima Neto | Felipe Pablo Lescura | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Igor Miranda

Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital pela Universidade Estácio de Sá. Começou a escrever sobre música em 2007 e, algum tempo depois, foi cofundador do site Van do Halen. Colabora com o Whiplash.Net desde 2010. Atualmente, é editor-chefe da Petaxxon Comunicação, que gerencia o portal Cifras, Ei Nerd e outros. Mantém um site próprio 100% dedicado à música. Nas redes: @igormirandasite no Twitter, Instagram e Facebook.
Mais matérias de Igor Miranda.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS